Assessoria de imprensa se tornou disciplina obrigatória no currículo dos alunos de Jornalismo da UFF em 2005. Em 2016, com a criação do novo currículo, a disciplina passou por um período de reformulação para se adaptar à nova realidade da comunicação contemporânea.
A disciplina tem como objetivo apresentar o aluno às novas práticas voltadas para a comunicação institucional, com foco nos processos de assessoria de imprensa e mediação com as redações e nas interfaces de relacionamento direto com stakeholders. São abordadas as especificidades do trabalho das assessorias de imprensa, em todos os tipos de instituições, e os diferentes formatos de estruturação do ponto de vista da comunicação organizacional. Além disso, estão contemplados os processos de mediação da atualidade, que incluem não somente redações, mas também mídias sociais, formadores de opinião/influenciadores e públicos diretos.
Ainda se inclui no escopo da disciplina a gestão dos canais de comunicação interna e externa das fontes, além de participação em ouvidorias e processos de diálogos. Como uma forma de ampliar a possibilidade de aquisição de conhecimento dos alunos, a disciplina se caracteriza como teórico-prática, com exercícios que complementam a apreensão dos conteúdos, tais como redação de press-releases, avisos de pauta, dinâmicas de coletivas, clipping, mailing e processos simplificados de media training.
Além dos conteúdos, o formato da disciplina também contempla a apresentação de cases – como são denominados os relatos de casos.