GREENHALGH, Raphael Diego. Repressão e resistência em Brasília: censura a livros e periódicos na capital federal durante a Ditadura Militar. 2019-2020. (Pós-doutorado)
O Brasil sempre esteve sob o signo da censura, da colônia aos dias atuais, imposta de formas diferentes em contextos histórico-políticos diversos. Durante a Ditadura Militar (1964-1985) a repressão aos meios de comunicação sempre esteve presente, com o recolhimento de edições e prisão de jornalistas e escritores. Torna-se importante saber como se deu esse processo em Brasília, capital federal neste período e sede dos órgãos repressores. Contudo, a literatura científica com este recorte espacial é escassa, apesar de matérias da época reportarem o recolhimento de livros e periódicos em bibliotecas, sindicatos e livrarias. O presente trabalho, propõe uma pesquisa de natureza quali-quantitativa, documental, exploratória e descritiva, que levantará os documentos da época e fará entrevistas para entender a repressão e resistência aos jornalistas, editores e autores radicados em Brasília.
GREENHALGH, R. D.; SILVA, C. H. J. . A Revista do Homem (Playboy) e a censura prévia na ditadura militar (1975-1976): entre a moral, os bons costumes e o homem contemporâneo. TOPOI (ONLINE): REVISTA DE HISTORIA, v. 22, p. 207-227, 2021.
GREENHALGH, R. D.. Os livros e a censura em Brasília durante a Ditadura Militar (1964-1985). Informacao & Sociedade-Estudos , v. 30, p. 1-15, 2020.