CORTEZE, Fernando. Biblioteconomia e Documentação na Universidade Federal Fluminense, 60 anos: uma história sendo escrita. (Graduação em Biblioteconomia e Documentação)
Objetiva compreender o contexto de criação do curso de Biblioteconomia e Documentação na Universidade Federal Fluminense. Constitui-se em pesquisa de cunho metodológico qualitativo histórico-documental, cujo a pesquisa nos arquivos institucionais da Universidade Federal Fluminense será de grande valia. Utiliza como referencial teórico básico as obras de Castro (2000), Pinto (2015), Lemos (1973), Silva (2018), Sousa (2017) e Figueiredo (1978). Espera-se, que ao final, o projeto aponte as primeiras disciplinas ministradas no curso e sua matriz curricular, além de elencar os profissionais fundadores do curso e o seu corpo docente, bem como os primeiros egressos.
Projeto
FERREIRA, Livia. Memoricídio: identidade, memória, história e patrimônio sob ameaça. (Graduação em Biblioteconomia e Documentação)
A memória cumpre papel fundamental na construção de identidades sociais, levando a instituição de comunidades imaginadas e a fabricação do senso de pertencimento. A partir do convívio com instituições culturais e lugares de memória, como os museus, bibliotecas, e arquivos, os sujeitos se reconhecem enquanto membros de uma comunidade que se realiza através de símbolos da pátria ou da história comum. Escolhidos, inventados e reinventados a partir das conjunturas políticas e sociais de cada época, estes símbolos inculcam valores e normas de comportamento, e estão sujeitos as tensões e transformações que ocorrem no interior da memória coletiva. Portanto, os documentos e monumentos da sociedade são marcos que nos ligam ao nosso passado e a história da nossa comunidade, por isso, são também fontes de poder e de embate entre diferentes grupos sociais. Algumas destas disputas são responsáveis pela destruição do patrimônio, na tentativa de apagamento histórico e soterramento de memórias em detrimento de outras. O memoricídio é a ação de eliminação dos símbolos representantes de um povo, que consiste em desmantelar não só o patrimônio em sim, mas tudo aquilo que ele representa. Assim, este projeto tem como propósito compreender o conceito de memoricício e a sua relação com o patrimônio documental, tendo em vista a escassez de pesquisas sobre este assunto, observando seus impactos para a formação da memória coletiva e para as instituições de memória. Será necessário entender os conceitos de memória, patrimônio e identidade; realizar um levantamento bibliográfico identificando momentos de destruição do patrimônio documental na história do Brasil; analisar suas consequências para o patrimônio documental nacional; e ensaiar a conceituação deste ato no que se refere ao patrimônio documental.
Projeto
SILVA JUNIOR, Marcos da. Reflexões sobre o patrimônio imaterial e suas repercussões: o caso do samba. (Graduação em Arquivologia)
Objetiva compreender como o processo de registro do samba, enquanto patrimônio imaterial ocorreu, bem como a repercussão do registro em relação a sociedade. Com isso, será traçado um panorama sócio-histórico do samba, as nuances dessa manifestação popular no cerne da cultura brasileira. Nesse sentido, também iremos, à luz da bibliografia, entender o surgimento e a aplicabilidade do registro no contexto Brasil, e os questionamentos relativos à questão da imaterialidade no patrimônio histórico, artístico e cultural, ser um assunto relativamente novo. A partir disso, apresentaremos o Decreto Lei nº 25, de 30 de Novembro de 1937, que inaugura o conceito de patrimônio no brasil, sobretudo aquele em pedra e cal, e num aspecto de relativa “superação” de conflitos, o Decreto nº 3.551, de 04 de agosto de 2000, que assegura a proteção do patrimônio imaterial. Desse modo, o samba, enquanto uma manifestação popular, encontra apoio em instituições, como o Centro Cultural Cartola, que em conjunto com a Liga das Escolas de Samba (LIESA) e a Associação das Escolas de Samba do Estado do Rio de Janeiro, tomam providências no sentido de proteger o samba enquanto um patrimônio cultura; no entanto não se sabe quão importante tal bem seria para as autoridades governamentais, nos levando a investigar os reflexos e impactos políticos, sociais e econômicos na sociedade, desse bem genuinamente brasileiro
Projeto
VIANA, Victor Campos. Os desafios enfrentados pelo profissional da informação em relação ao direito autoral com o advento da internet. (Graduação em Biblioteconomia e Documentação)
Este projeto tem por objetivo evidenciar o desafio que a internet é para o profissional da informação frente ao direito autoral, uma vez que as formas de compartilhamento e disseminação da informação mudaram radicalmente nos últimos anos. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica de fontes que versem sobre o tema escolhido, bem como debruça-se sobre a construção e aspectos da Lei de Direito Autoral brasileira. Assim, o projeto visa estabelecer uma relação entre o profissional da informação, o ambiente disruptivo1 da internet e, como ponto de encontro desses dois temas, o direito autoral.
Projeto
Produto: VIANA, Victor Campos. Os desafios enfrentados pelo profissional da informação em relação ao direito autoral com o advento da internet. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
LEY, Caio da Gama Gaudie. A primeira turma de Biblioteconomia da Biblioteca Nacional: quem eram, o que faziam e para quê se formaram?. (Graduação em Biblioteconomia e Documentação)
O primeiro curso de Biblioteconomia fundando no Brasil começou a funcionar em 1915 na Biblioteca Nacional, seu objetivo era formar profissionais aptos ao exercício das tarefas desempenhadas na instituição. Partindo desta premissa, este projeto busca traçar um perfil dos egressos da primeira turma de Biblioteconomia da Biblioteca Nacional e desvelar se após o curso essas pessoas vieram a exercer a profissão e, em caso afirmativo, se na própria instituição ou em outro local, mapeando estes. Para alcançar tais objetivos utilizará como fonte de pesquisa o arquivo histórico da Biblioteca Nacional, custodiado pela Divisão de Manuscritos da instituição, buscando recuperar nomes e dados sobre os personagens para que a pesquisa possa prosseguir, tendo como aliado os relatórios institucionais publicados anualmente nos Anais da Biblioteca e que compõem um instrumento importante na busca de informações sobre os alunos do curso e o pessoal da Biblioteca. Esperamos, assim, traçar um perfil dos primeiros bibliotecários formados no Brasil, servindo como fonte histórica para o melhor entendimento sobre o surgimento e desenvolvimento da área em nosso país.
Projeto
Produto: LEY, Caio G. G. ; JUVÊNCIO, Carlos H. . O legado do curso de Biblioteconomia para a Biblioteca Nacional: os primeiros egressos. Revista Conhecimento em Ação, v. 5, p. 103-124, jan/jun. 2020.