FLÁVIA CLEMENTE

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL • INSTITUTO DE ARTE E COMUNICAÇÃO SOCIAL

Flávia Clemente é diretora do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, professora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano.

Arquivos

Alguns links de interesse

Associação Brasileira das Agências de Comunicação – ABRACOM – Associação que reúne agências que atuam no mercado de comunicação.

Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – ABERJE – Mais tradicional associação de comunicação empresarial brasileira. Reúne não só agências, mas também grandes empresas. Tem premiação anual bastante reconhecida no mercado.

Associação Brasileira de Imprensa – ABI – Com mais de um século, a tradicional ABI é respeitada por sua história e tem bastante força no Rio de Janeiro. Foi presidida por Barbosa Lima Sobrinho.

Associação Nacional de Jornais – ANJ – É a associação dos “donos” da mídia. O site é bastante útil, principalmente quando precisamos pesquisar: dados sobre jornais, código de ética, jurisdição etc.

Associação Profissional dos repórteres fotográficos e cinematográficos do Rio de Janeiro – ARFOC – Associação que reúne especificamente fotógrafos e cinegrafistas que atuam no jornalismo. Ao contrário da tabela do sindicato dos jornalistas, a deles é seguida à risca pelos profissionais.

Comunique-se: o portal da comunicação – O Comunique-se se propõe a ser um portal útil tanto para os profissionais quanto para as empresas, oferecendo diversos produtos. É comercial.

Federação Nacional dos Jornalistas – Reúne as entidades sindicais dos jornalistas. No site, há publicações atualizadas do código de ética dos jornalistas brasileiros e o manual de assessoria de imprensa, entre outras publicações.

IBOPE – Procurem a parte de audiência de programas de rádio e tevê, traz muitas informações relevantes, gratuitas.

Instituto Verificador de Circulação – IVC – Este instituto faz auditorias de circulação de jornais, revistas, portais no país. É uma fonte permanente de informações sobre mídia, muito bom para assessores fazerem seus relatórios. Também disponibiliza alguns dados gratuitos.

MaxPress – Um dos pioneiros em publicação de releases automáticos (disparadores). Também oferecem vários outros serviços, como o Comunique-se. É comercial.

Observatório da Imprensa – Publicação tradicional, fez sucesso na Internet e hoje suas publicações contam, inclusive, para o mundo acadêmico.

Revista Imprensa – Outra publicação muito tradicional que foi para a Internet e praticamente “ressuscitou”. O conteúdo do site é muito bom.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro – O site é bem informativo, tem suporte jurídico pra quem quiser tirar dúvidas e tem as tabelas de pisos salariais e serviços da profissão, todas online.

Translate »
Skip to content