Comunicação Institucional: imagens, processos e memórias no cenário cotidiano midiatizado
O objetivo desta pesquisa é investigar os processos, as produções de sentido e a configuração das memórias sociais no escopo da Comunicação Institucional, compreendida aqui como um campo específico da Comunicação, com materialidades próprias e arcabouço teórico construído em caráter trans e interdisciplinar. Tal concepção aciona, para esta investigação, o suporte de teorias da linguagem e do discurso, buscando autores e linhas de reflexão que permitam analisar as estratégias discursivas acionadas pelos objetos empíricos e processos comunicacionais engendrados pela Comunicação Institucional. Incorpora, também, o arcabouço teórico da pesquisa, autores que têm fundamentado as discussões em torno da midiatização, incluindo as demarcações que esta coloca quanto ao papel da tecnologia (particularmente as tecnologias digitais) em abordagem que parte da perspectiva das relações mídia e cotidiano e seu impacto no redesenho das práticas sociais. Explica-se, aqui, que se trata de uma pesquisa de prazo e escopo amplo e, portanto, gera subprojetos de pesquisa aplicada e/ou de desenvolvimento tecnológico.
No momento, está em desenvolvimento o projeto Memória IACS, fruto dos projetos encerrados de pesquisa voltados à memória institucional, com possibilidade de continuidade futura.
Há também o subprojeto em curso, derivado da pesquisa acima:
Sistema para Mapeamento de Fontes Públicas: como desenvolver um repositório público com dados ponderados para uso em pesquisas de comunicação (PIBIC)
Trata-se de pesquisa desenvolvida como recorte do projeto “Comunicação Institucional: imagens, processos e memórias no cenário cotidiano midiatizado”, que tem como objetivo o desenvolvimento do “Sistema para Mapeamento de Fontes Públicas”. Iniciado em 2019, tem previsão de término em 2021. Investiga os processos de comunicação institucional mediados por plataformas digitais buscando construir uma cartografia analítica que possa referenciar os estudos que envolvem a compreensão da imagem (no sentido de identidade institucional), os processos da produção comunicacional das instituições e como estas organizam/formam sua própria memória. Ressalta-se que o recorte será, pelo menos nesta etapa prevista de realização da pesquisa, em fontes públicas. Justifica-se a opção devido à agilidade maior para coletar as informações, tanto as das fontes quanto de suas interfaces, viabilizando, assim, a criação do sistema, da testagem e da modelagem da interface que será baseada em códigos abertos e disponibilizada publicamente. Em função deste horizonte, a pesquisa, em seu viés aplicado, inclui a coleta de dados que serão analisados quanti-qualitativamente, tendo como propósito a disponibilização pública.