Prof. Júlio César Medeiros

PROFESSOR DE HISTÓRIA

juliocesarpereira@id.uff.br

SOBRE

Júlio César Medeiros é Dr. em História da Ciência e da Saúde pela Fiocruz.  É professor de História Contemporânea com enfase em África, da Universidade Federal Fluminense, pesquisador do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos e Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa SANKOFA-UFF.

 

A Revolução Francesa

(Prof. Júlio César Medeiros da Silva Pereira

Índice

1. A Revolução Francesa

2. Datas e fatos marcantes

3. Texto complementar

4. Exercícios resolvidos

5. Exercícios propostos

6. Exercícios de Concursos

7. Gabarito

8. Bibliografia

          A Revolução Francesa foi, historicamente, o acontecimento mais importante do período Moderno. Ela faz parte de um movimento global que afetou todo o Ocidente nos fins do século XVIII.

          A sociedade francesa da segunda metade do século XVIII era uma sociedade de estamentos, composta de dois grupos privilegiados o clero, Primeiro Estado e a nobreza, Segundo Estado,  que oprimiam e exploravam um terceiro grupo, constituído pela grande maioria da população o Terceiro Estado, formado pelos burgueses, pelos camponeses sem terra e pelos sans – culottes, uma camada heterogênea composta de artesãos, aprendizes e proletários.

          Os impostos e as contribuições para o rei, o clero e a nobreza eram pagos pelo Terceiro Estado. O clero e a nobreza não só tinham isenção tributária como ainda usufruíam do tesouro real, através de pensões e cargos públicos. Todo esse quadro de injustiças sociais foi denunciado pelos filósofos iluministas, o que muito contribuiu para a eclosão da revolução.

          O clero e a nobreza tentaram diversas manobras para conter o ímpeto reformista do Terceiro Estado. Dada a intransigência dois Estados dominantes, o Terceiro Estado. Dada a intransigência dos Estados dominantes, o Terceiro Estado, reunindo-se em separado, a 15 de junho de 1789, proclamou-se em Assembléia Nacional, que a 9 de julho se transformou em Assembléia Nacional Constituinte.

          No dia 14 de julho a Bastilha foi tomada pelo povo, a revolução estendeu-se ao campo, com maior violência, onde os camponeses saqueavam as propriedades feudais e invadiam os cartórios para queimar os títulos da propriedade daquelas terras.

          A Assembléia Constituinte, no dia 4 de agosto, aprovou a abolição dos direitos feudais, e a 26 a Declaração dos Direitos do Homem. A finalidade dessas leis era a de aliviar as pressões da massa.

          Em 1791 iniciou-se a fase denominada Monarquia Constitucional, com o rei perdendo seus poderes absolutos, o feudalismo abolido, os bens eclesiásticos nacionalizados, a instituição civil do clero e o reconhecimento da igualdade civil.

          A República foi proclamada e a Convenção iniciou o governo, com supremacia dos jacobinos, liderados por Robespierre. Com a morte de Robespierre iniciou-se a fase denominada Reação Termidoriana, que assinala a volta da alta burguesia ao poder, esse período foi marcado por uma série de golpes, tanto da direita como da esquerda. O término foi  em 9 de novembro de 1799, o 18 Brumário de Napoleão Bonaparte.

2. Datas e Fatos marcantes da Revolução Francesa

1787: Revolta dos Notáveis

1789: Revolta do Terceiro Estado; 14 de julho: Tomada da Bastilha; 26 de agosto: Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

1790: Confisco dos bens do Clero.

1791: Constituição que estabeleceu a Monarquia Constitucional.

1791: Tentativa de fuga e prisão do rei Luís XVI.

1792: Invasão da França pela Áustria e Prússia.

1793: Oficialização da República e morte do Rei Luís XVI; 2ª Constituição.

1793: Terror contra os inimigos da revolução.

1794: Deposição de Robespierre.

1795: Regime do Diretório — 3ª Constituição.

1799: Golpe do 18 de brumário (9 de novembro) de Napoleão.

Conclusão

                A Revolução Francesa foi um importante marco na História Moderna, pois significou o fim do absolutismo e dos privilégios, ao menos da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados, mesmo que não se possa entender que a Revolução cumpriu a meta de acabar com a desigualdade. Por outro lado, a burguesia conduziu o processo e garantiu o seu domínio. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas lançadas e os seus ideais iluministas influenciaram a Independência dos Estados Unidos, dos países da América Espanhola e o movimento de Inconfidência Mineira no Brasil.

3. Texto complementar

Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão

A Assembléia Nacional reconhece e declara em presença e sob os auspícios do Ser Supremo, os direitos seguintes do homem e do cidadão:

I.Os homens nascem e permanecem livres e iguais perante a lei; as distinções sociais não podem ser fundadas senão sobre a utilidade comum.

II. O fim de toda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem; esses direitos são: a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão.

III. O Princípio fundamental de toda autonomia reside essencialmente na nação; nenhuma corporação, nenhum indivíduo pode exercer autoridade que ela não emane expressamente.

VII. Ninguém pode ser acusado, preso, nem detido, senão nos casos determinados pela lei, e segundo as formas por ela prescritas. Os que solicitam, expedem, ou fazem executar, ordens arbitrárias devem ser punidos; mas todo cidadão chamado em virtude da lei deve obedecer incontinenti; ele torna-se culpado em caso de resistência.

XVII. A propriedade sendo um direito inviolável e sagrado, ninguém dela pode ser privado se não for por necessidade pública, legalmente constatada, sob a condição de uma justa e prévia indenização.

4. EXERCICIOS RESOLVIDOS

  1. Os revolucionários franceses, sob o lema Liberdade, Igualdade e Fraternidade, levaram os ideais iluministas às últimas conseqüências. Explique o ideal dos revolucionários franceses.

Resposta : Procuraram instituir um Estado caracterizado por maior participação política da população e pela diminuição das desigualdades sociais.

Resposta : Era aplicado aos deputados eleitos pela província de Gironda, localizada no sul da França, e depois a palavra passou a ser empregada para designar um grupo político mais amplo, que incluía a burguesia.

Resposta : Era um símbolo de opressão, pois em seu interior ficavam trancafiados os prisioneiros políticos.    

5. EXERCÍCIOS PROPOSTOS

  1. Formado por bispos, abades e cônegos, vindos de famílias da nobreza :
  1. baixo clero;
  2. alto clero;
  3. jesuítas;
  4. protestantes;
  5. rabinos.
  1. nobreza cortesã;
  2. nobreza provincial;
  3. nobreza de toga;
  4. sans-culottes;
  5. camponeses.
  1. camponeses;
  2. grande burguesia;
  3. média burguesia;
  4. pequena burguesia;
  5. sans- culottes.
  1. artesanal;
  2. manufatureira;
  3. agrária;
  4. industrial;
  5. escravista.
  1. prisão da Bastilha;
  2. Palácio de Versalhes;
  3. Assembléia Legislativa;
  4. Banco Francês;
  5. Basílica de São Pedro.
  1. Girondinos;
  2. Jacobinos;
  3. Planície;
  4. Sans – culottes
  5. Campesinato.
  1. Jacobinos ;
  2. Girondinos ;
  3. Sans-culottes;
  4. Farroupilhas ;
  5. Malês;  

6. QUESTÕES

  1. ( MACKENZIE ) A abolição da escravidão nas colônias, a criação da Lei do Máximo, o estabelecimento do sufrágio universal, a criação  do Tribunal Revolucionário e o Comitê de Salvação Pública foram instituídos na Revolução Francesa, na fase :
  2. Assembléia Nacional Constituinte;
  3. Convenção Nacional;
  4. Diretório;
  5.  Reação Termidoriana;
  6. Monarquia Constitucional.
  1. os Massacres de Setembro;
  2. o Período do Terror;
  3. o Grande Medo;
  4. o Período do Termidor;
  5. o Golpe de 18 de Brumário.
  1. em fins do ano de 1793, os jacobinos formaram um governo apoiado pelos “sans-culottes”. Os quais defendiam os interesses dos pobres., por meio de uma tributação progressiva e de um teto máximo para preços e salários;
  2. entre setembro de 1792 e junho de 1793, estabeleceu-se a República Girondina, criando-se o tribunal revolucionário encarregado de descobrir os suspeitos de traição;
  3. a Constituição do Ano I, elaborada  pela República Jacobina estabeleceu o sufrágio censitário;
  4. caracterizou-se como uma fase de vitórias externas, especialmente contra as coligações anti-França lideradas pela Áustria e pela Espanha;
  5. foi criado, pelos Girondinos, um Comitê de Segurança Geral, com o objetivo de confiscar os bens do Clero.

a)da Monarquia Constitucional;

b) da Assembléia Constituinte;

c)da Convenção Nacional;

d) do Diretório;

e) do Consulado.

Santa Guilhotina, protetora dos patriotas, rogai por nós;

Santa Guilhotina, terror dos aristocratas, protegei-nos.

Máquina adorável, tende piedade de nós.

Máquina admirável, tende piedade de nós.

Santa Guilhotina, livrai-nos de nossos inimigos.

( Com a melodia da Marselhesa)  

Ó celeste Guilhotina,

Você abrevia rainhas e reis,

Por tua influência divina;

Reconquistamos nossos direitos.

Sustenta as Leis da pátria

E que teu soberbo instrumento

Torne-se sempre permanente

Para destruir uma seita ímpia.

Alfa tua lâmina para Pitt e seus agentes

Enriquece tua bagagem com cabeças de tirano!

( Citado por ARASSE, Daniel. “A guilhotina e o imaginário do Terror” São Paulo: ática, 1989.p. 106-107).

A partir da leitura desses versos, é correto afirmar que :

  1. a difusão da idéia de uma “pátria em perigo” ficou sem efeito prático, ilimitada ao discurso político;
  2. a guilhotina foi utilizada como um  instrumento capaz de representar o ato de justiça do povo;
  3. a  ordem interna, na fase do Terror, se enfraqueceu devido à ação do Comitê de Salvação Pública;
  4. o ardor contra-revolucionário, expresso no louvor à guilhotina, era endereçado aos seguidores de Bonaparte.

( N.Bobbio, DICIONÁRIO DE POLÍTICA.)

O mencionado “instrumento de emergência”- o “Terror” – foi aplicado em sua forma típica, na Revolução Francesa:

  1. durante a reação aristocrática de 1787 1788;
  2. por Napoleão Bonaparte, na fase do Diretório;
  3. no período da ditadura do Comitê de Salvação Pública;
  4. pelos girondinos contra os bonapartistas;
  5. por Luís contra os camponeses da Vendéia

Do texto acima, de Eric Hobsbawm, pode-se inferir ter sido a Revolução Francesa um dos processos mais importantes do século XVIII. Entre os acontecimentos que a marcaram, destaca-se o golpe de 18 Brumário de 1799, pelo qual :

  1. a burguesia girondina reassumiu o poder,  retornando o controle da Revolução;
  2. Napoleão Bonaparte assumiu o poder, na condição de Primeiro Cônsul;
  3. se instalou a Ditatura Montanhesa, sob a liderança de Robespierre;
  4. se instalou o Regime do Terror, com a aprovação da Lei dos Suspeitos;
  5. foi proclamada a República, após a vitória salvadora de Valmy.
  1. ( UFV) Durante o período napoleônico ( 1799-1815), dentre as mediadas adotadas por Bonaparte, assinale aquela que teve repercussões importantes relações comerciais do Brasil com a Inglaterra:
  2. restauração financeira, com a conseqüente fundação do Banco das França, em 1800;
  3. decretação do Bloqueio Continental, em 1806, com o qual Napoleão visava arruinar a indústria e o comércio ingleses;
  4.  promulgação, em 1804, do Código Civil que incorporou definitivamente, na legislação francesa, os princípios liberais burgueses;
  5. expansão territorial da França com a incorporação de várias regiões da Europa, formando o chamado Império Napoleônico;
  6. criação do franco, como novo padrão monetário.

7. GABARITO

EXRCÍCIOS PROPOSTOS

1 B 2 A 3 A 4 C 5 A 6 A 7 B

QUESTÕES

1 B 2 D 3 A 4 C 5 B 6 E 7 C 8 C 9 B 10 B

8. Bibliografia

HOBSBAWAM, E. J.  A revolução Francesa. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1996

– Aquino, Denize e Oscar – Ed. Ao Livro, História Geral Ao livro Técnico

 ARRUDA José Jobson – Ed. Ática,  Toda a História

KOSHIBA, Luiz – História – Ed. Atual

Sites

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=179 acessado em 8/01/2007

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