4 revistas Científicas de destaque nacional e internacional

Estudantes e pesquisadores precisam sempre estar atualizados, daí a importancia de veiculos de informação com conteúdos atualizados e produzidos por pesquisadores sérios e comprometidos com a pesquisa. Neste post, segue a lista das quatro principais revistas que podem servir como fonte de informação e, ou até mesmo, como um local para futuras publicações.

1. Natureza & Conservação

A revista Natureza & Conservação é brasileira, criada pela Fundação Grupo Boticário, no ano de 2003, porém, atualmente é conduzida pela Associação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservação (ABECO). São feitas duas edições por ano, que têm em torno de 100 páginas e reúnem entre 15 e 20 artigos científicos.

O foco da revista é publicar textos sobre o tema conservação do meio ambiente. Com a relevância desse assunto no país — e a urgência mundial de tratá-lo com mais atenção —, a Natureza & Conservação é uma das revistas científicas de maior impacto no Brasil.

2. Science Direct

Criada em 1997, a Science Direct, por sua vez, tem o seu trabalho focado na área da saúde. No entanto, também aborda temas como:

A maioria dos materiais resultam de trabalhos técnicos, principalmente de assuntos relevantes do momento. Além disso, é possível encontrar capítulos de diversos livros em seu site.

Com mais de 2.500 edições, você pode ler o resumo dos artigos de maneira gratuita no site. Entretanto, caso queira ter acesso ao conteúdo completo, será necessário fazer uma assinatura na plataforma.

3. Science

A Science é, provavelmente, a revista científica mais conhecida do mundo. Sua primeira publicação ocorreu no ano de 1880. Desde então, divulga descobertas e pesquisas originais de ciência e tecnologia, dos mais variados ramos, abordando também assuntos como política e sociedade.

Conduzida pela AAAS (American Association for the Advancement of Science ou Associação Americana para o Avanço da Ciência), a Science Magazine oferece, de forma gratuita e limitada, a oportunidade de ler alguns de seus artigos, com a possibilidade de assinatura para obter acesso ilimitado.

4. Nature

Nature é outra das mais renomadas revistas científicas com um enorme público. Semelhante à Science, ela também oferece conteúdo interdisciplinar, com diversas especialidades. Alguns de seus artigos podem ser lidos gratuitamente, porém, com assinatura, a plataforma permite um maior acesso aos seus leitores.

Atualmente, procurar fontes de informação de confiança e de qualidade é fundamental para ter um bom aprendizado e evitar falsas notícias. Acompanhar as revistas científicas é uma das melhores maneiras de garantir isso e expandir o seu conhecimento. Portanto, escolha as suas favoritas, acompanhe as suas novidades e fique por dentro do que há de mais novo na ciência.