Dicas de como elaborar um projeto de Pesquisa

O desenvolvimento da pesquisa científica é essencial para a evolução do conhecimento em diversas áreas do saber. No contexto acadêmico, a elaboração de um projeto de pesquisa é uma etapa fundamental para a realização de um trabalho de qualidade e relevante para a comunidade científica. Neste sentido, a confecção de um projeto de pesquisa bem estruturado e fundamentado é um desafio para muitos estudantes que desejam ingressar em um programa de mestrado stricto sensu. A elaboração do projeto exige atenção a algumas etapas fundamentais, tais como a definição do tema, a revisão de literatura, a metodologia e o cronograma. O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas dicas para auxiliar na elaboração de um projeto de pesquisa para o ingresso em um programa de mestrado stricto sensu.

A elaboração de um projeto de pesquisa para o ingresso em um programa de mestrado stricto sensu requer atenção a algumas etapas fundamentais. Neste sentido, apresentamos algumas dicas para auxiliar na confecção de um projeto bem estruturado e coeso.

Introdução: Inicie o projeto com uma introdução clara e concisa, apresentando o tema escolhido, a problemática a ser investigada e sua relevância. Apresente também os objetivos da pesquisa e as hipóteses a serem testadas.

Revisão de literatura: Uma revisão de literatura bem elaborada é fundamental para fundamentar o estudo proposto e para mostrar o estado da arte do tema. Busque artigos, livros e outras fontes confiáveis e atualizadas para embasar seu trabalho. É importante destacar as lacunas existentes na literatura e como o seu estudo se propõe a preenchê-las.

Metodologia: Nesta seção, descreva a metodologia a ser utilizada para realizar a pesquisa, detalhando os procedimentos, técnicas e instrumentos a serem adotados. Explique como serão coletados e analisados os dados e quais serão os critérios de seleção dos participantes, se for o caso. Caso seja necessária a utilização de métodos estatísticos, é importante descrever qual o software utilizado e quais as análises que serão realizadas.

Cronograma: É importante apresentar um cronograma realista e detalhado das atividades que serão desenvolvidas durante a pesquisa, destacando os prazos para cada uma delas. Este cronograma pode ser apresentado em forma de tabela ou gráfico.

Referências: Por fim, é essencial citar todas as fontes utilizadas para embasar o projeto. Utilize as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para referenciar corretamente os trabalhos utilizados. É importante citar apenas trabalhos que foram de fato utilizados no projeto.

A elaboração de um projeto de pesquisa para o ingresso em um programa de mestrado stricto sensu é uma tarefa que exige planejamento, organização e dedicação por parte do estudante. É importante ter em mente que um projeto bem elaborado é essencial para garantir a qualidade do trabalho e a sua relevância para a comunidade científica. Neste sentido, apresentamos algumas dicas importantes para a confecção de um projeto de pesquisa coeso e estruturado, que incluem a definição do tema, a revisão de literatura, a metodologia e o cronograma. Seguindo essas orientações, o estudante terá mais chances de obter sucesso na sua candidatura ao programa de mestrado e na realização do seu trabalho de pesquisa.

Referências:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.