Como se controi as hipoteses em projetos de pesquisa

Para criar as hipóteses de um projeto de pesquisa, é importante seguir algumas diretrizes:

1. Revisão da literatura: Antes de formular as hipóteses, é essencial realizar uma revisão completa da literatura sobre o tema de pesquisa. Isso ajudará a identificar lacunas no conhecimento existente e a compreender as teorias, estudos e evidências disponíveis.
  2. Identificar variáveis: Com base na revisão da literatura, é necessário identificar as variáveis ​​relevantes para o seu estudo. As variáveis ​​são características, conceitos ou fenômenos que podem ser mensurados ou observados.
  3. Relação entre as variáveis: Com base nas variáveis ​​identificadas, é necessário estabelecer as relações entre elas. Pergunte-se como as variáveis ​​se relacionam ou influenciam umas às outras. É importante que essa relação seja plausível e sustentada pela teoria ou evidência existente.
  4. Formulação das hipóteses: Com as relações estabelecidas, é possível formular as hipóteses. As hipóteses são suposições ou afirmações testáveis ​​sobre as relações entre as variáveis ​​do estudo. Elas devem ser claras, específicas e baseadas em uma lógica consistente com a teoria ou evidência existente.

É importante ressaltar que as hipóteses devem ser testáveis ​​e passíveis de verificação empírica por meio da coleta e análise de dados. Elas devem ser orientadoras do seu estudo e direcionar o desenho da pesquisa, a seleção de métodos e as análises a serem realizadas.

Lembre-se de que a formulação das hipóteses é uma etapa crucial do projeto de pesquisa e deve ser embasada na revisão da literatura e na clareza das relações entre as variáveis.

Exemplo:

Tema: Impacto do uso excessivo de redes sociais na autoestima dos adolescentes.

1. Revisão da literatura: A revisão da literatura revelou estudos que apontam para uma possível relação entre o uso excessivo de redes sociais e a baixa autoestima em adolescentes.
  2. Identificação das variáveis:
    • Variável independente: Uso excessivo de redes sociais.
    • Variável dependente: Autoestima dos adolescentes.
  3. Compreensão do contexto: Considerando o contexto atual em que os adolescentes são amplamente expostos às redes sociais, é importante investigar se essa exposição tem algum impacto negativo na sua autoestima.
  4. Formulação das hipóteses:
    • Hipótese nula (H0): Não há relação significativa entre o uso excessivo de redes sociais e a autoestima dos adolescentes.
    • Hipótese alternativa (H1): O uso excessivo de redes sociais está negativamente relacionado à autoestima dos adolescentes, ou seja, quanto maior o uso excessivo de redes sociais, menor será a autoestima dos adolescentes.

Essas hipóteses poderiam orientar uma pesquisa que envolvesse a coleta de dados por meio de questionários, entrevistas ou observações, a fim de investigar a relação entre o uso excessivo de redes sociais e a autoestima dos adolescentes.

É importante lembrar que esse é apenas um exemplo hipotético e que as hipóteses devem ser formuladas com base em revisão bibliográfica específica e conhecimento aprofundado do tema em questão.