Recentes

“Nunca mais um Brasil sem nós”! ou como pensar, fazer corpo e fabular sabores diante do Manto e do pensamento Tupinambá.

“Nunca mais um Brasil sem nós”! ou como pensar, fazer corpo e fabular sabores diante do Manto e do pensamento Tupinambá.

Resumo : Investiga-se as emoções que sinto com a arte e o pensamento indígena. Como elas me transformam, como elas me perturbam, como deixam exposto o quanto perdemos de sabor (afetos, imaginação, a escuta do corpo, o conhecimento vivo) nesses descaminhos traçados por uma colonização que sabotou a terra que ocupou. Como foi que arrancamos tão profundamente os sabores ancestrais, ao ponto de não nos reconhecermos mais como aliados? De sentir o corpo como estranho, separado da terra, de nos olharmos com pudor e medo? Impulsionada pelo gesto ativo das emoções busco (re)encontrar os sabores ancestrais nas fabulações, no sonho, na arte Tupinambá e me deliciar saborosamente com uma língua/escrita tátil, que tateia sem medo de desaprender, para aprender tudo de novo. Esse ensaio é um elogio às emoções.

“Nunca mais um Brasil sem nós”! ou como pensar, fazer corpo e fabular sabores diante do Manto e do pensamento Tupinambá.

“Nunca mais um Brasil sem nós”! ou como pensar, fazer corpo e fabular sabores diante do Manto e do pensamento Tupinambá.

Resumo : Investiga-se as emoções que sinto com a arte e o pensamento indígena. Como elas me transformam, como elas me perturbam, como deixam exposto o quanto perdemos de sabor (afetos, imaginação, a escuta do corpo, o conhecimento vivo) nesses descaminhos traçados por uma colonização que sabotou a terra que ocupou. Como foi que arrancamos tão profundamente os sabores ancestrais, ao ponto de não nos reconhecermos mais como aliados? De sentir o corpo como estranho, separado da terra, de nos olharmos com pudor e medo? Impulsionada pelo gesto ativo das emoções busco (re)encontrar os sabores ancestrais nas fabulações, no sonho, na arte Tupinambá e me deliciar saborosamente com uma língua/escrita tátil, que tateia sem medo de desaprender, para aprender tudo de novo. Esse ensaio é um elogio às emoções.

Experimento Raiva

Experimento Raiva

Com Martha Ribeiro, Manuela Llerena, Alice Morena, Maria Esmeralda Forte, Pedro Kosovski e instalação cênica de Juliana Ronchesel, se constrói a partir de pontos cegos do mito Medeia, personagem da mitologia grega na tragédia de...

artigos e pesquisas

Interromper o espetáculo (2023)

Interromper o espetáculo (2023)

Ano: 2023; DOI: http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2023.41744 Resumo: O ensaio busca refletir sobre as emoções que circulam e marcam os corpos, partindo de uma dupla investida: nas emoções impressas em corpos queers, que performam na cena contemporânea, provocadoras...

Es posible habitar un cuerpo danzante? (2022)

Es posible habitar un cuerpo danzante? (2022)

Ano: 2022. Revista: Kaylla – Revista do Departamento de Artes Cênicas da Pontificia Universidad Católica del Perú. O ensaio, É POSSÍVEL HABITAR UM CORPO DANÇANTE? PARA UMA ANATOMIA FURTIVA DOS AFETOS“, de Martha Ribeiro, foi publicado no primeiro número da revista...

Experimento Raiva

Experimento Raiva

Com Martha Ribeiro, Manuela Llerena, Alice Morena, Maria Esmeralda Forte, Pedro Kosovski e instalação cênica de Juliana Ronchesel, se constrói a partir de pontos cegos do mito Medeia, personagem da mitologia grega na tragédia de...

artigos e pesquisas

Interromper o espetáculo (2023)

Interromper o espetáculo (2023)

Ano: 2023; DOI: http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2023.41744 Resumo: O ensaio busca refletir sobre as emoções que circulam e marcam os corpos, partindo de uma dupla investida: nas emoções impressas em corpos queers, que performam na cena contemporânea, provocadoras...

Es posible habitar un cuerpo danzante? (2022)

Es posible habitar un cuerpo danzante? (2022)

Ano: 2022. Revista: Kaylla – Revista do Departamento de Artes Cênicas da Pontificia Universidad Católica del Perú. O ensaio, É POSSÍVEL HABITAR UM CORPO DANÇANTE? PARA UMA ANATOMIA FURTIVA DOS AFETOS“, de Martha Ribeiro, foi publicado no primeiro número da revista...

LIVROS & CAPÍTULOS

Realismo sedutor: o corpo-teatro e a invenção de realidades

Realismo sedutor: o corpo-teatro e a invenção de realidades

Disponível em Hucitec Editora.Ano: 2022; Autora: Martha Ribeiro; ISBN: 978-85-8404-262-3; Páginas: 320. Um Realismo Sedutor transformador de nosso imaginário e de nosso mapa de afeto, emerge na mescla entre contraditórios, de uma escrita/corpo/cena entre o documental,...

Entre o real e o ficcional: apontamentos para um realismo sedutor

Entre o real e o ficcional: apontamentos para um realismo sedutor

Capítulo: Entre o real e o ficcional: apontamentos para um realismo sedutor; Ano: 2015 Livro: Teatro e Intermidialidade;Organizadores: Alexandre Flory e Sonia Pascolati;Editora: Eduem – Editora da Universidade Estadual de Maringá; Resumo: Em seu Manifesto de menos,...

conferências/eventos

Exposição Estou Viva

Exposição Estou Viva

A exposição performativa ESTOU VIVA, com proposta e curadoria de Martha Ribeiro, é o resultado do curso-laboratório de pós-graduação “CORPOS CUIR, CORPOS TRANS: para uma estética da desobediência política na cena contemporânea*”,...

lABORATÓRIOS

Amor Não Recomendado

Amor Não Recomendado

Direção geral e de movimento, Dramaturgia: Martha Ribeiro. 19, 20, 26, 27 de Março de 2019 [Teatro da UFF, Niterói]  E aqui acrescentamos: O que  interessa é a qualidade da duração dessa relação: a duração de um vínculo amoroso como um processo de construção...

Eu Sou Eu Porque Meu Cachorrinho me Conhece

Eu Sou Eu Porque Meu Cachorrinho me Conhece

Direção e Dramaturgia: Martha Ribeiro. À partir de fragmentos de textos de Gertrude Stein 11 a 29 de Novembro, de 2017 [Teatro Popular Oscar Niemeyer, Niterói] 05 a 13 de Maio, de 2018 [Sala Eletroacústica, Cidade das Artes, Barra da Tijuca] 23, 24, 25, 30, 31, de...

Serata Futurista Ou De Como as Palavras são Cheias de Ar

Serata Futurista Ou De Como as Palavras são Cheias de Ar

Direção e Dramaturgia: Martha Ribeiro. Teatro Popular Oscar Niemeyer - 21, 22 e 23 de Agosto de 2015 Parque das Ruínas - 11, 12 e 13 de Setembro de 2015 Centro Cultural Carioca - 14, 21 e 28 de novembro de 2015 Clipping:...

LIVROS & CAPÍTULOS

Realismo sedutor: o corpo-teatro e a invenção de realidades

Realismo sedutor: o corpo-teatro e a invenção de realidades

Disponível em Hucitec Editora.Ano: 2022; Autora: Martha Ribeiro; ISBN: 978-85-8404-262-3; Páginas: 320. Um Realismo Sedutor transformador de nosso imaginário e de nosso mapa de afeto, emerge na mescla entre contraditórios, de uma escrita/corpo/cena entre o documental,...

Entre o real e o ficcional: apontamentos para um realismo sedutor

Entre o real e o ficcional: apontamentos para um realismo sedutor

Capítulo: Entre o real e o ficcional: apontamentos para um realismo sedutor; Ano: 2015 Livro: Teatro e Intermidialidade;Organizadores: Alexandre Flory e Sonia Pascolati;Editora: Eduem – Editora da Universidade Estadual de Maringá; Resumo: Em seu Manifesto de menos,...

O Outro Pirandello

O Outro Pirandello

Disponível para Download Aqui.Ano: 2015; Autora: Martha Ribeiro; ISBN: 78-85-917160-1-2; Páginas: 88. O Projeto de Pesquisa e Extensão Pirandello Contemporâneo, da Universidade Federal Fluminense (UFF), comemora, em 2015, seu terceiro ano de atividades artísticas e...

conferências/eventos

Exposição Estou Viva

Exposição Estou Viva

A exposição performativa ESTOU VIVA, com proposta e curadoria de Martha Ribeiro, é o resultado do curso-laboratório de pós-graduação “CORPOS CUIR, CORPOS TRANS: para uma estética da desobediência política na cena contemporânea*”,...

lABORATÓRIOS

Amor Não Recomendado

Amor Não Recomendado

Direção geral e de movimento, Dramaturgia: Martha Ribeiro. 19, 20, 26, 27 de Março de 2019 [Teatro da UFF, Niterói]  E aqui acrescentamos: O que  interessa é a qualidade da duração dessa relação: a duração de um vínculo amoroso como um processo de construção...

Eu Sou Eu Porque Meu Cachorrinho me Conhece

Eu Sou Eu Porque Meu Cachorrinho me Conhece

Direção e Dramaturgia: Martha Ribeiro. À partir de fragmentos de textos de Gertrude Stein 11 a 29 de Novembro, de 2017 [Teatro Popular Oscar Niemeyer, Niterói] 05 a 13 de Maio, de 2018 [Sala Eletroacústica, Cidade das Artes, Barra da Tijuca] 23, 24, 25, 30, 31, de...

Serata Futurista Ou De Como as Palavras são Cheias de Ar

Serata Futurista Ou De Como as Palavras são Cheias de Ar

Direção e Dramaturgia: Martha Ribeiro. Teatro Popular Oscar Niemeyer - 21, 22 e 23 de Agosto de 2015 Parque das Ruínas - 11, 12 e 13 de Setembro de 2015 Centro Cultural Carioca - 14, 21 e 28 de novembro de 2015 Clipping:...

Os Seis – Trilogia Pirandello – Estudo I

Os Seis – Trilogia Pirandello – Estudo I

A performance OS SEIS não tem a pretensão e nem o desejo de ser uma obra acabada, ela nem mesmo é uma obra, ela é um convite estético para que todos que estão aqui comecem a acompanhar o que temos trabalhado no Projeto Pirandello Contemporâneo até agora. O que vocês...

Ir para o conteúdo