Recentes
“Nunca mais um Brasil sem nós”! ou como pensar, fazer corpo e fabular sabores diante do Manto e do pensamento Tupinambá.
Resumo : Investiga-se as emoções que sinto com a arte e o pensamento indígena. Como elas me transformam, como elas me perturbam, como deixam exposto o quanto perdemos de sabor (afetos, imaginação, a escuta do corpo, o conhecimento vivo) nesses descaminhos traçados por uma colonização que sabotou a terra que ocupou. Como foi que arrancamos tão profundamente os sabores ancestrais, ao ponto de não nos reconhecermos mais como aliados? De sentir o corpo como estranho, separado da terra, de nos olharmos com pudor e medo? Impulsionada pelo gesto ativo das emoções busco (re)encontrar os sabores ancestrais nas fabulações, no sonho, na arte Tupinambá e me deliciar saborosamente com uma língua/escrita tátil, que tateia sem medo de desaprender, para aprender tudo de novo. Esse ensaio é um elogio às emoções.
“Nunca mais um Brasil sem nós”! ou como pensar, fazer corpo e fabular sabores diante do Manto e do pensamento Tupinambá.
Resumo : Investiga-se as emoções que sinto com a arte e o pensamento indígena. Como elas me transformam, como elas me perturbam, como deixam exposto o quanto perdemos de sabor (afetos, imaginação, a escuta do corpo, o conhecimento vivo) nesses descaminhos traçados por uma colonização que sabotou a terra que ocupou. Como foi que arrancamos tão profundamente os sabores ancestrais, ao ponto de não nos reconhecermos mais como aliados? De sentir o corpo como estranho, separado da terra, de nos olharmos com pudor e medo? Impulsionada pelo gesto ativo das emoções busco (re)encontrar os sabores ancestrais nas fabulações, no sonho, na arte Tupinambá e me deliciar saborosamente com uma língua/escrita tátil, que tateia sem medo de desaprender, para aprender tudo de novo. Esse ensaio é um elogio às emoções.
Conversa com Rodrigo Benza Guerra – IX Jornadas del IAE
Experimento Raiva
Com Martha Ribeiro, Manuela Llerena, Alice Morena, Maria Esmeralda Forte, Pedro Kosovski e instalação cênica de Juliana Ronchesel, se constrói a partir de pontos cegos do mito Medeia, personagem da mitologia grega na tragédia de...
Daiara Tukano – Corpo, Política e Estética: Saberes e Sabores na Arte
Reflexões desobedientes de uma escrita‑teatro feminista: colisões, interrupções e arranjamentos (2024)
Ano: 2024; DOI: http://dx.doi.org/10.5965/1414573103522024e0102 Resumo: Busca-se a reflexão do modo como corpos femininos e feminizados fazem circular um mapa de afetos produtor de uma episteme epidérmica. Um conhecimento que quebra com os pressupostos de um saber...
artigos e pesquisas
Corpo‑teatro disfórico: A Fabricação de uma Escrita‑Teatro Feminista (2024)
Ano: 2024; DOI: http://dx.doi.org/10.20396/conce.v13i00.8676665 Resumo: Objetiva-se afirmar a importância epistêmica do corpo feminino/feminizado nas artes da cena para o transbordamento de uma episteme epidérmica: conhecimento que advém do corpo vivido, performado. A...
Interromper o espetáculo (2023)
Ano: 2023; DOI: http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2023.41744 Resumo: O ensaio busca refletir sobre as emoções que circulam e marcam os corpos, partindo de uma dupla investida: nas emoções impressas em corpos queers, que performam na cena contemporânea, provocadoras...
Es posible habitar un cuerpo danzante? (2022)
Ano: 2022. Revista: Kaylla – Revista do Departamento de Artes Cênicas da Pontificia Universidad Católica del Perú. O ensaio, É POSSÍVEL HABITAR UM CORPO DANÇANTE? PARA UMA ANATOMIA FURTIVA DOS AFETOS“, de Martha Ribeiro, foi publicado no primeiro número da revista...
Experimento Raiva
Com Martha Ribeiro, Manuela Llerena, Alice Morena, Maria Esmeralda Forte, Pedro Kosovski e instalação cênica de Juliana Ronchesel, se constrói a partir de pontos cegos do mito Medeia, personagem da mitologia grega na tragédia de...
Daiara Tukano – Corpo, Política e Estética: Saberes e Sabores na Arte
Reflexões desobedientes de uma escrita‑teatro feminista: colisões, interrupções e arranjamentos (2024)
Ano: 2024; DOI: http://dx.doi.org/10.5965/1414573103522024e0102 Resumo: Busca-se a reflexão do modo como corpos femininos e feminizados fazem circular um mapa de afetos produtor de uma episteme epidérmica. Um conhecimento que quebra com os pressupostos de um saber...
Corpo‑teatro disfórico: A Fabricação de uma Escrita‑Teatro Feminista (2024)
Ano: 2024; DOI: http://dx.doi.org/10.20396/conce.v13i00.8676665 Resumo: Objetiva-se afirmar a importância epistêmica do corpo feminino/feminizado nas artes da cena para o transbordamento de uma episteme epidérmica: conhecimento que advém do corpo vivido, performado. A...
artigos e pesquisas
Corpo‑teatro disfórico: A Fabricação de uma Escrita‑Teatro Feminista (2024)
Ano: 2024; DOI: http://dx.doi.org/10.20396/conce.v13i00.8676665 Resumo: Objetiva-se afirmar a importância epistêmica do corpo feminino/feminizado nas artes da cena para o transbordamento de uma episteme epidérmica: conhecimento que advém do corpo vivido, performado. A...
Interromper o espetáculo (2023)
Ano: 2023; DOI: http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2023.41744 Resumo: O ensaio busca refletir sobre as emoções que circulam e marcam os corpos, partindo de uma dupla investida: nas emoções impressas em corpos queers, que performam na cena contemporânea, provocadoras...
Es posible habitar un cuerpo danzante? (2022)
Ano: 2022. Revista: Kaylla – Revista do Departamento de Artes Cênicas da Pontificia Universidad Católica del Perú. O ensaio, É POSSÍVEL HABITAR UM CORPO DANÇANTE? PARA UMA ANATOMIA FURTIVA DOS AFETOS“, de Martha Ribeiro, foi publicado no primeiro número da revista...
Entre escritas e usos dos corpos: a decolonização dos afetos no, através e além do teatro (2021)
Ano: 2021; DOI: http://dx.doi.org/10.4000/amerika.12539 Resumo: As narrativas de intimidade podem nos ensinar a enfrentar os dispositivos biopolíticos de controle de nossa produção imaterial, especialmente nossos afetos e desejos, porque são um convite luminoso para a...
LIVROS & CAPÍTULOS
O gesto político e estético nas emoções: o que o teatro pode nos dizer ou ensinar sobre a pandemia?
Capítulo: O gesto político e estético nas emoções: o que o teatro pode nos dizer ou ensinar sobre a pandemia? Ano: 2023; Livro: Cenas Contemporâneas: arte em tempos de pandemia, organizado por Gabriela Lírio, publicado pela 7Letras; Resumo:
Realismo sedutor: o corpo-teatro e a invenção de realidades
Disponível em Hucitec Editora.Ano: 2022; Autora: Martha Ribeiro; ISBN: 978-85-8404-262-3; Páginas: 320. Um Realismo Sedutor transformador de nosso imaginário e de nosso mapa de afeto, emerge na mescla entre contraditórios, de uma escrita/corpo/cena entre o documental,...
Entre o real e o ficcional: apontamentos para um realismo sedutor
Capítulo: Entre o real e o ficcional: apontamentos para um realismo sedutor; Ano: 2015 Livro: Teatro e Intermidialidade;Organizadores: Alexandre Flory e Sonia Pascolati;Editora: Eduem – Editora da Universidade Estadual de Maringá; Resumo: Em seu Manifesto de menos,...
conferências/eventos
Martha Ribeiro e Katianne Berquiolli ep. #17 (PODHO – ENTREVISTAS DO MUNDO DAS ARTES)
ESTOU VIVA é uma exposição performativa para a expansão, poesia, persistência, com estratégias vitais para uma ternura radical contra as estruturas de poder e de dominação que historicamente fazem guerra contra os corpos dissidentes. Ficha Técnica: Proposição e...
[AULA INAUGURAL] A Queda: Laboratorio-Oficina de Performance
Exposição Estou Viva
A exposição performativa ESTOU VIVA, com proposta e curadoria de Martha Ribeiro, é o resultado do curso-laboratório de pós-graduação “CORPOS CUIR, CORPOS TRANS: para uma estética da desobediência política na cena contemporânea*”,...
lABORATÓRIOS
Amor Não Recomendado
Direção geral e de movimento, Dramaturgia: Martha Ribeiro. 19, 20, 26, 27 de Março de 2019 [Teatro da UFF, Niterói] E aqui acrescentamos: O que interessa é a qualidade da duração dessa relação: a duração de um vínculo amoroso como um processo de construção...
Eu Sou Eu Porque Meu Cachorrinho me Conhece
Direção e Dramaturgia: Martha Ribeiro. À partir de fragmentos de textos de Gertrude Stein 11 a 29 de Novembro, de 2017 [Teatro Popular Oscar Niemeyer, Niterói] 05 a 13 de Maio, de 2018 [Sala Eletroacústica, Cidade das Artes, Barra da Tijuca] 23, 24, 25, 30, 31, de...
Serata Futurista Ou De Como as Palavras são Cheias de Ar
Direção e Dramaturgia: Martha Ribeiro. Teatro Popular Oscar Niemeyer - 21, 22 e 23 de Agosto de 2015 Parque das Ruínas - 11, 12 e 13 de Setembro de 2015 Centro Cultural Carioca - 14, 21 e 28 de novembro de 2015 Clipping:...
LIVROS & CAPÍTULOS
O gesto político e estético nas emoções: o que o teatro pode nos dizer ou ensinar sobre a pandemia?
Capítulo: O gesto político e estético nas emoções: o que o teatro pode nos dizer ou ensinar sobre a pandemia? Ano: 2023; Livro: Cenas Contemporâneas: arte em tempos de pandemia, organizado por Gabriela Lírio, publicado pela 7Letras; Resumo:
Realismo sedutor: o corpo-teatro e a invenção de realidades
Disponível em Hucitec Editora.Ano: 2022; Autora: Martha Ribeiro; ISBN: 978-85-8404-262-3; Páginas: 320. Um Realismo Sedutor transformador de nosso imaginário e de nosso mapa de afeto, emerge na mescla entre contraditórios, de uma escrita/corpo/cena entre o documental,...
Entre o real e o ficcional: apontamentos para um realismo sedutor
Capítulo: Entre o real e o ficcional: apontamentos para um realismo sedutor; Ano: 2015 Livro: Teatro e Intermidialidade;Organizadores: Alexandre Flory e Sonia Pascolati;Editora: Eduem – Editora da Universidade Estadual de Maringá; Resumo: Em seu Manifesto de menos,...
O Outro Pirandello
Disponível para Download Aqui.Ano: 2015; Autora: Martha Ribeiro; ISBN: 78-85-917160-1-2; Páginas: 88. O Projeto de Pesquisa e Extensão Pirandello Contemporâneo, da Universidade Federal Fluminense (UFF), comemora, em 2015, seu terceiro ano de atividades artísticas e...
conferências/eventos
Martha Ribeiro e Katianne Berquiolli ep. #17 (PODHO – ENTREVISTAS DO MUNDO DAS ARTES)
ESTOU VIVA é uma exposição performativa para a expansão, poesia, persistência, com estratégias vitais para uma ternura radical contra as estruturas de poder e de dominação que historicamente fazem guerra contra os corpos dissidentes. Ficha Técnica: Proposição e...
[AULA INAUGURAL] A Queda: Laboratorio-Oficina de Performance
Exposição Estou Viva
A exposição performativa ESTOU VIVA, com proposta e curadoria de Martha Ribeiro, é o resultado do curso-laboratório de pós-graduação “CORPOS CUIR, CORPOS TRANS: para uma estética da desobediência política na cena contemporânea*”,...
Gracia Trujillo: O Feminismo Queer é Para Todo Mundo
lABORATÓRIOS
Amor Não Recomendado
Direção geral e de movimento, Dramaturgia: Martha Ribeiro. 19, 20, 26, 27 de Março de 2019 [Teatro da UFF, Niterói] E aqui acrescentamos: O que interessa é a qualidade da duração dessa relação: a duração de um vínculo amoroso como um processo de construção...
Eu Sou Eu Porque Meu Cachorrinho me Conhece
Direção e Dramaturgia: Martha Ribeiro. À partir de fragmentos de textos de Gertrude Stein 11 a 29 de Novembro, de 2017 [Teatro Popular Oscar Niemeyer, Niterói] 05 a 13 de Maio, de 2018 [Sala Eletroacústica, Cidade das Artes, Barra da Tijuca] 23, 24, 25, 30, 31, de...
Serata Futurista Ou De Como as Palavras são Cheias de Ar
Direção e Dramaturgia: Martha Ribeiro. Teatro Popular Oscar Niemeyer - 21, 22 e 23 de Agosto de 2015 Parque das Ruínas - 11, 12 e 13 de Setembro de 2015 Centro Cultural Carioca - 14, 21 e 28 de novembro de 2015 Clipping:...
Os Seis – Trilogia Pirandello – Estudo I
A performance OS SEIS não tem a pretensão e nem o desejo de ser uma obra acabada, ela nem mesmo é uma obra, ela é um convite estético para que todos que estão aqui comecem a acompanhar o que temos trabalhado no Projeto Pirandello Contemporâneo até agora. O que vocês...
















![[AULA INAUGURAL] A Queda: Laboratorio-Oficina de Performance](https://www.professores.uff.br/martharibeiro/wp-content/uploads/sites/62/2025/06/aula-inaugural-MAR-400x250.jpeg)






