Capítulo: A dramaturgia (en) cena: a escritura de uma teatralidade;
Ano: 2006;
Revista: Arte em Revista – Revista de arte e cultura;
Resumo:
Tentar diagnosticar o espaço (a importância) da análise do texto dramático para a cena teatral contemporânea é, na verdade, escavar o solo sob nossos próprios pés. Como devemos ler uma peça? Quais instrumentos usar para analisar um texto teatral fora da cena? As teorias contemporâneas rejeitam a ideia do teatro enquanto um gênero literário: “o teatro é uma prática cênica”, afirma Anne Ubersfeld com toda a razão. A especificidade do texto teatral é, paradoxalmente, sua incompletude, pois o texto dramático é escrito para ser representado.
Neste estudo, iremos entender o texto dramático, ou melhor, a dramaturgia – como prefere nomear Patrice Pavis, a da composição de peças que levam em consideração a prática cênica – como algo que se realiza com e na presença de uma teatralidade anterior, isto é, pré-existiria ao texto dramático uma ideia de representação, uma forma cênica virtual.
A especificidade do texto teatral é, paradoxalmente, sua incompletude: o texto dramático é concebido para ser representado. Nesta análise compreendemos a dramaturgia como a arte de compor peças que levam em conta a prática cênica, realizada na presença de uma teatralidade anterior – ou seja, existe antes do texto dramático uma ideia de representação, uma forma cênica virtual.






