Capítulo: Entre o real e o ficcional: apontamentos para um realismo sedutor;
Ano: 2015
Livro: Teatro e Intermidialidade;
Organizadores: Alexandre Flory e Sonia Pascolati;
Editora: Eduem – Editora da Universidade Estadual de Maringá;
Resumo:
Em seu Manifesto de menos, Deleuze (2010) se debruça sobre a obra teatral de Carmelo Bene (1937-2002), ator, dramaturgo, cineasta e encenador italiano, para dali extrair alguns princípios, notadamente na via de interrupção da representação, que irão particularmente nos interessar neste ensaio que tem por objetivo refletir sobre tendências na dramaturgia nacional (brasileira) em seu confronto com o pós-moderno.
Não se trata aqui de realizar uma antologia de obras de dramaturgia, selecionadas por algum dispositivo de poder, separando autores e produções, bem ou malsucedidas, ao contrário. Nossa intenção é escapar do posicionamento histórico-ideológico de seleção, que reafirma as estruturas de um teatro consolidado, oficialmente constituído, ou da ‘moda’, para investigar certas textualidades apresentadas em certas cenas atuais do teatro brasileiro que corroboram nosso pensamento a propósito de um ‘realismo sedutor’ (estado que identificamos na arte teatral contemporânea enquanto resposta ao projeto moderno mais radical de emancipação).






