Projeto Pirandello Contemporâneo: o teatro performativo dos Seis Personagens

02/08/2014 | Capítulos de Livros

Capítulo: Projeto Pirandello Contemporâneo: o teatro performativo dos Seis Personagens;

Ano: 2014;

Livro: Mapas e Percursos, Estudos de Cena;
Organizadoras: Ana Carolina Mundim, Beatriz Cerbino, Cássia Navas
Editora: ABRACE – Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas;

Resumo:

Há mais de 10 anos esta pesquisadora vem se debruçando na vasta obra do escritor Luigi Pirandello (1867–1933), seja ela dramatúrgica, teórica, literária, epistolar ou mesmo cênica. O projeto Pirandello Contemporâneo, que se desenvolve hoje na Universidade Federal Fluminense, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes (PPGCA), se dá por via de laboratórios práticos, onde o atuante/performer é convocado a trabalhar sobre suas reminiscências, impulsos e desejos íntimos, buscando na ação física movimentos autobiográficos e de autorrepresentação, fazendo uso do texto pirandelliano como uma espécie de “anzol” para processos de autoconhecimento psicofísicos.

O mergulho nos Seis Personagens a partir da performatividade pode parecer à primeira vista um paradoxo, já que o autor está vinculado a um horizonte de composição dramatúrgica no qual o personagem possui uma força extraordinária. No entanto, em seus últimos textos, a distância entre ator e personagem se encurtou, num processo de dupla incorporação ator-personagem, progressivo e radical; o que sugere uma nova perspectiva de entendimento do texto cênico pirandelliano, que aponta para a dissolução do personagem e do ator na ideia de Performer. É a partir desta via que investigamos a arte.

Nesse sintético testemunho do processo de pesquisa que está em andamento, gostaríamos de observar que o texto performativo de Os Seis se construiu pela ênfase nas ações físicas empreendidas pelos atuantes e não no valor de representação destas em relação ao texto. Todos os diálogos foram recortados, embaralhados em sua ordenação original, de modo a desconstruir o material dialógico e narrativo concebido pelo autor. Desta centrifugação, tentou-se extrair e escavar, no texto pirandelliano, o jogo de forças que habita a sexualidade do homem contemporâneo, suas pulsões sexuais e vontades.

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