Bio – Martha Ribeiro

Martha de Mello Ribeiro é encenadora, ensaísta e investigadora das artes da cena. É Professora Associada na Universidade Federal Fluminense e integra, como docente permanente, os programas de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes (UFF) e Artes da Cena (ECO-UFRJ). Possui título de Doutora pelo IEL/UNICAMP (nota 7) com período sanduíche na Università di Torino (Capes). Realizou dois Pós-Doutorados, na Università di Bologna (Capes 2015/2016) e na UNICAMP-IAR (2010).

Coordena o Laboratório de Criação e Investigação da Cena Contemporânea da UFF e lidera o Projeto Internacional Transdisciplinar em Artes “Conversas de Laboratório com a América Latina: Cenários do SUL” (YouTube). Como encenadora e dramaturga realizou os seguintes experimentos cênicos: Quando se é alguém, adaptação e tradução inédita do texto Quando si è qualcuno de Luigi Pirandello; Trilogia Pirandello – Os seis visitam o solar; Improviso; Fantasmas – como parte do Projeto Pirandello Contemporâneo (2013-2014). Dirigiu e fez a dramaturgia e direção de movimento dos espetáculos: Mas afinal, quantos somos nós; Serata futurista: ou de como as palavras são cheias de ar; Eu sou eu porque meu cachorrinho me conhece; Amor não recomendado. Como dramaturga e atriz realizou Experimento Raiva e Medeia qu_er, com direção de Pedro Kosovski. Todos os espetáculos foram realizados pelo Laboratório de Criação e Investigação da Cena Contemporânea, com apoio da UFF, da Funarte, do Teatro Oscar Niemeyer, Cidade das Artes, Teatro da UFF, Sesi-Duque de Caxias, MAR, Oi Futuros, FAPERJ.

É autora de diversos artigos e capítulos de livros, incluindo as obras “Luigi Pirandello: um teatro para Marta Abba” (Perspectiva/Fapesp, 2010) e “Realismo Sedutor: o corpo-teatro e a invenção de realidades” (Ed. Hucitec, 2022). Atualmente, é Pesquisadora do CNPQ nível 2. Para mais informações, visite seu perfil Lattes ou ORCID.

Lattes: https://lattes.cnpq.br/1477601900273409

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9272-1013

Foto: Augusto Fontes.

Ir para o conteúdo