Performar / produzir uma escrita feminista para o transbordamento de uma Episteme Epidérmica
A pesquisa desenvolve como conceito a ideia de corpo vivido enquanto território de confluências, colisões e deslocamentos, indagando o assombro e a quebra (a interrupção) como dispositivos para inversões de realidade. O corpo confluente como tarefa para a desobediência ética e estética à si mesmo, contra certezas, confortos e hábitos. Interroga-se: como a arte, experimentos cênicos, dramaturgias e performances fazem circular forças livres, mas também codificadas nesse emaranhado relacional de nossa condição humana? Quais deslocamentos pode a arte provocar no si? De maneira tal que seja possível compartilharmos algo para além de toda verdade ou convicção adquirida? Trazemos como problema a distribuição desigual de vulnerabilidade e precariedade entre os corpos, a importância da performatividade de histórias de vida e experiências corporais na arte, e junto à isso a necessidade de pensar a convivência entre nós, o viver entre as espécies por um reconhecimento ético da dor do outro. Buscamos mapear dispositivos artísticos que tragam para si o problema, na afirmação de sujeitos políticos desobedientes, que possam enfrentar o quadro de referência que julga e que exclui da humanidade tudo aquilo que escapa às normas de uma visualidade reconhecida segundo padrões abstratos, e nomeamos esses experimentos como escrita-teatro feminista, o que vem impulsionar o transbordamento de uma episteme epidérmica, conforme denomino aqui.
Apoio: FAPERJ / APQ1 (20024-2026)
O movimento queer na cena autoficcional contemporânea: a escrita de si e o gesto político e estético das emoções
Descrição: Pretende-se problematizar e refletir sobre a cena em sua relação com teses feministas e com a teoria crítica, enfatizando processos de subjetivação e abordagem decolonial através do enfoque da performatividade em corpos estranhados. A perspectiva é construir um novo conceito relativo a obras e ações autoficcionais, marcantes em nosso século e que denomino como “gesto político e estético das emoções”, que traria nova envergadura à noção de “teatros do real”. Essa operação ressaltaria a dimensão micropolítica de ativação do desejo ou dos afetos como potências de emancipação de processos de subjetivação coercitivos e identitários. Entre as referências que embasam a investigação destacam-se em primeiro lugar Artaud, e a seguir Judith Butler, Deleuze, Guattari, Suely Rolnik entre outros. A autoficção e a escrita de si são encaradas como realizações que indicam processos de decolonização dos corpos. A relação entre política e subjetividade constitui o cerne da investigação.
Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Conversas de Laboratório com a América Latina: Cenários do SUL
O projeto internacional Conversas de Laboratório com a América Latina: Cenários do SUL, sob coordenação da professora-pesquisadora Dra. Martha Ribeiro (Brasil) e com associação da professora-pesquisadora Dra. Ileana Diéguez (México), se propõe a contribuir com a pesquisa, desenvolvimento e inovação, na difusão do conhecimento resultado das pesquisas de artistas, críticos, historiadores e teóricos das artes da cena latino-americana, envolvidos com a construção de novos saberes e epistemes não hegemônicas, no desafio de liberar a criação do seu confinamento no sistema de arte.O projeto visa incentivar uma maior integração, conexão e mobilização entre artistas e pesquisadores independentes, professores de Universidades, Centros de Pesquisa, Laboratórios de arte da América Latina, buscando práticas de pensamento inovadoras, que desafiem o pensamento dominante, tradicional para um saber não instrumentalizado.
Integrantes: Martha de Mello Ribeiro e Ileana Diéguez.
Laboratório de Criação e Investigação da Cena Contemporânea – LCICC (projeto permanente)
O Laboratório de Criação e Investigação da Cena Contemporânea, cadastrado como Grupo de Pesquisa no CNPq, integra projetos de pesquisa voltados para o estudo prático-reflexivo da cena contemporânea, com ênfase nos processos criativos dos performers e reescrituras corporais. Se constitui enquanto um território livre de criação, reflexão e de expressão artística, absorvendo estudantes de doutorado, de mestrado, graduação, professores e profissionais da área. Atualmente desenvolve a pesquisa: “Retratos e paisagens como dispositivos da cena contemporânea: refazer o corpo, esculpir afetos”, tendo encerrado o projeto Pirandello Contemporâneo em 2015. Propomos um espaço criativo que privilegie o esgarçamento dos campos visuais, corporais e sonoros, tendo na experimentação cênica o alicerce para o desenvolvimento de perspectivas éticas na arte. O projeto integra a Rede de Pesquisa , DIÁLOGOS – Rede internacional de pesquisa (DGP-CNPQ).
Coordenadora artística: Martha de Mello Ribeiro.





