De acordo com o preconizado pelos órgãos de fomento e dados oriundos de órgãos públicos como o INEP, por exemplo, existe a necessidade de se estabelecer entre professores do ensino fundamental e médio uma aproximação com grupos de pesquisa e de ensino superior de forma a contribuir para aumentar a motivação e a produtividade dos profissionais da educação e melhorar a qualidade do ensino em ciências. Tal aproximação foi prevista no artigo “E se as Academias invadissem as Escolas”, de autoria de Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro que vislumbrava a possibilidade do estabelecimento de um consórcio de esforços entre Academias de diferentes áreas (Belas Artes, Ciências, Medicina, Educação, Filosofia etc) no qual Acadêmicos comporiam pequenos “Comitês de acompanhamento e assessoramento de escolas municipais” que aceitassem a participação em um “Programa de adoção de escolas”, de forma a captar recursos financeiros que subsidiassem a melhoria da qualidade do ensino básico (Daniel-Ribeiro, 2011). Essa estratégia foi retomada aqui considerando-se Academia lato sensu, embora guardando-se a ideia de integrar a esse grupo Acadêmicos de diferentes Academias Brasileiras, com o objetivo de tornar a escola um espaço acadêmico destinado ao exercício da “reflexão científica” norteada por Acadêmicos, das Academias e dos diferentes centros acadêmicos das Universidades e das Institutos de Pesquisa. Para viabilizar o objetivo de transformar a escola em um espaço acadêmico, o plano de trabalho deste projeto está sendo pensado em consonância com a escola para que, de fato, promova otimização do ensino de ciências a partir da aplicação das atividades aqui propostas, intercalando as atividades do nosso grupo com o planejamento semestral dos professores durante a vigência do projeto. As atividades serão acompanhadas pela coordenação do projeto, pelo corpo docente da escola e pelo comitê gestor, garantindo a execução e avaliação de todas as etapas.
Este projeto tem como coordenadores gerais Priscilla Oliveira Silva Bomfim e Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro (Fiocruz). Coordenação Niterói- Aline Rabelo (UFF) e Natália Galito (UFF).
É integrado por uma equipe de pesquisadores e professores da UFF e da Fiocruz.