A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e outros órgãos tem se manifestado sobre a importância da formação continuada (onde se inclui também a extensão) dos professores do ensino básico através do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Segundo o documento da DEB (Diretoria de Educação Básica Presencial/Capes) “a concepção de formação continuada leva em conta: (a) os problemas e os desafios da escola e do contexto onde ela está inserida; (b) a necessidade de acompanhar a inovação e a evolução do conhecimento, da ciência e da tecnologia; (c) o respeito ao protagonismo do professor e a um espaço-tempo que lhe permita refletir criticamente e aperfeiçoar sua prática e (d) o diálogo entre escola pública, cursos de formação, programas de pós-graduação e rede pública de educação básica”.
O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor, visa a valorização do professor da educação básica investindo em formação de qualidade, integração entre pós-graduação, formação de professores e escola básica visando a produção de conhecimento. Como resultado da experiência prévia de interação com a escola básica em ações de extensão e divulgação científica estamos desenvolvendo com o apoio de equipe multidisciplinar (professores e pesquisadores das IES e de pesquisa e docentes da educação básica) o primeiro Portal Nacional de Educação à Distância em Neurociências (PEDNeuro).
A sua criação é uma iniciativa da Universidade Federal Fluminense e conta com o apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Neuroimunomodulação (INCT- NIM), do Programa de Pós-graduação em Neurociências da UFF e de outros parceiros. O objetivo central é possibilitar a oferta de cursos de extensão de curta duração em diferentes subáreas das Neurociências e que contará com a parceria de docentes e pesquisadores de diferentes Instituições de Pesquisa e Ensino. A ideia é a formação de uma rede “virtual” de ensino de alta qualidade e grande impacto, a fim de atendermos uma demanda social.