Prof. Tibério Borges Vale

AstroNews

17.07.2022 Veja os 10 grandes feitos da
Astronomia nos últimos 10 anos!  
Leia mais

Projeto de Extensão II

Usando a metodologia Amateur Telescope Making (ATM) no ensino de Astronomia e Física

Atualmente desenvolvo trabalho de estudo dirigido com 4 alunos de Ensino Médio através de bolsa do Programa Jovens Talentos da FAPERJ. Neste projeto os alunos estudam os conceitos mais básicos da Astronomia, como o movimento das estrelas na esfera celeste, o movimento anual aparente do Sol, o uso do planisfério em observações noturnas, os movimentos de rotação e translação da Terra e suas implicações nas estações do ano, a formação do Sol e do Sistema Solar, as características dos planetas no Sistema Solar e o conceitos básicos sobre formação do Universo. No início deste projeto, os alunos responderam um questionário de 40 perguntas de Astronomia, versando sobre os mais variados assuntos da área, com perguntas envolvendo temas históricos, conceituais e observacionais da Astronomia. Ao final do primeiro semestre de atividades pretendemos aplicar novamente o mesmo teste com o intuito de avaliar o aprendizado e a fixação do conteúdo abordado ao longo do estudo. Além disto, avaliaremos a evolução das notas escolares de Física e Matemática durante a execução do projeto.

Tal estudo ocorre através de encontros semanais, com aulas expositivas de duas horas, além de tarefas a serem realizadas ao longo da semana por parte dos alunos como leitura de textos didáticos de Astronomia, vídeos de divulgação e elaboração de resumos. Nesta parte do projeto abordamos constantemente vários conceitos de Física como átomos, moléculas, radiação, temperatura, pressão, volume, forças, aceleração, gravidade, entre outros, e abordamos tais conceitos dentro das situações casuais do cotidiano a título de exemplificação, trazendo a Física da Astronomia para a realidade diária dos alunos.

Além das atividades em sala de aula, estamos desenvolvendo outras atividades paralelas. Uma das atividades desenvolvidas é o uso de observações noturnas esporádicas com uso de binóculos e tripé. Assim conseguimos demonstrar de forma prática o movimento das estrelas e a identificação de constelações. Outra atividade desenvolvida é a fabricação de um telescópio newtoniano com abertura de 10cm de diâmetro (também com a ajuda de alunos do curso de licenciatura em Física do INFES), como forma de estímulo e de exemplificação dos conceitos de Física aprendidos na escola. Nesta parte, conceitos como reflexão, refração, espelhos planos, espelhos esféricos, lentes e óptica em geral são outros temas de Física frequentemente discutidos com os alunos. Tais conteúdos estudados na escola acabam por ser melhor compreendidos através da experimentação. Infelizmente muitas escolas não apresentam laboratórios didáticos para o ensino de ciências. De certa forma, o processo de construção do telescópio amador supre parcialmente estas carências, devido ao seu caráter prático, o que permite maior vivência dos conceitos adquiridos e consequentemente melhor absorção. Este processo se mostra enriquecedor principalmente por ser uma forma não-tradicional muito interessante para a abordagem de conteúdos de Física.

Fotos da montagem dos telescópios

Skip to content