Professora Cristiane

Professora de Geoprocessamento
Instituto de Geociências
Departamento de Análise Geoambiental
E-mail: crisnf@vm.uff.br
Telefone: 2629-5933/5978

Redes Sociais

Avaliação das Restrições Legais à Ocupação Urbana

Objetivo
Área de estudo
Base de dados
Modelo de Análise


* Este tema é criado a partir da operação de buffer aplicada no tema de hidrografia.

  1. A Lei 4.771/1965, que institui o Código Florestal Código Florestal, proíbe a retirada de florestas situadas em encostas com inclinação entre 25º a 45º. Acima deste valor as florestas e demais formas de vegetação natural são consideradas como preservação permanente. A Lei 6.766/1979, que dispõe sobre o parcelamento do solo urbano, proíbe o parcelamento urbano em terrenos com declividade igual ou superior a 30%.
  2. O Projeto de Lei 285/1999, que dispõe sobre a utilização e proteção da Mata Atlântica, estabelece as condições para o corte, a supressão e a exploração da vegetação do Bioma Mata Atlântica. Para a vegetação primária ou secundária em estágio avançado, a supressão somente poderá ser autorizada em caso de utilidade pública, enquanto em estágio médio poderá ser suprimida nos casos de utilidade pública e interesse social. O corte, a supressão e a exploração da vegetação secundária em estágio inicial de regeneração serão autorizados pelo órgão estadual competente.
  3. O Art. 2º, do Código Florestal, protege as florestas e demais formas de vegetação natural considerando de preservação permanente, quando estão situadas ao longo dos rios ou de qualquer curso d’água desde o seu nível mais alto em faixa marginal cuja largura mínima será: 1 – de 30 (trinta) metros para os cursos d’água de menos de 10 (dez) metros de largura; e 2 – de 50 (cinquenta) metros para os cursos d’água que tenham de 10 (dez) a 50 (cinquenta) metros de largura.
Passo a passo

1- Criar um banco de dados

2- Visualizar os temas

3- Fazer interseção entre os temas
Fazer uma intersecção entre os temas declividade e uso e cobertura do solo com as seguintes configurações:

Fazer uma intersecção entre os temas usoxdcl e área de entorno configurações:

4. Classificar as áreas de acordo com as restrições legais à ocupação
Selecionar os elementos com restrições legais à ocupação de acordo com a seguinte expressão: Cod_dist = 0 OR Cod_uso = 1 OR Cod_dcl > 4, correspondendo as áreas com distância dos corpos d’água abaixo de 30 m ou cobertura do solo igual a floresta ou declividade superior a 30%.
Adicionar coluna, denominá-la como Restrição e especificar o tipo como string de tamanho 3.
Alterar os dados da coluna Restrição com a expressão: “Sim”. Marcar a opção Consultados. Desta forma, os registros com restrição à ocupação receberam o texto SIM.
Selecionar os elementos sem restrições legais à ocupação, invertendo a seleção do tema usoxdclxentorno.
Alterar os dados da coluna Restrição com a expressão: “Não”. Marcar a opção Apontados. Desta forma, os registros sem restrição à ocupação receberam o texto NÃO.

5. Criar um mapa temático de Restrições Legais
Criar mapa temático de restrições legais à ocupação antrópica. Na janela Editor de Legenda, selecione na opção Modo: Valor Único.
Editar a legenda, renomeando a classe Sim como “Com restrições legais à ocupação” e a classe Não como “Sem restrições legais à ocupação”. Altere o título da legenda para Restrições à Ocupação Antrópica.
Exibir a legenda na área de visualização.

Skip to content