Professora Cristiane

Base de dados

Passo a Passo

1- Criar um banco de dados
Criar banco de dados BH_Deflorestamento.mdb.
Importar o arquivo bh_angra.shp com as seguintes configurações:

2- Visualizar o tema

3- Cruzar os temas por interseção

Fazer uma intersecção entre os temas bacia hidrográfica e uso e cobertura do solo, com as seguintes configurações:

4- Calcular área
Ativar o tema bhxuso.
Calcular a área dos elementos de bhxuso.

5- Consultar por atributo
Selecionar os elementos florestas do tema bhxuso com a expressão: CLASSE = ‘Floresta’

6- Agregar por atributo
Agregar os elementos florestas selecionados do tema bhxuso pela bacia hidrográfica. Na janela Criar Plano Agregando Por Atributo, defina:

7- Associação espacial*
Atribuir dado por localização | Distribuir, ou seja, estabelecer uma associação espacial entre países e terremotos. Escolher o tema bacia hidrográfica, na lista Selecionar Tema para Atribuir Dados para e, o tema bh_floresta, na lista Selecionar Tema para Atribuir Dados de.

* Como este comando não está trabalhando eficientemente com temas de polígonos, sugere-se substituir a associação espacial pela associação entre tabelas, para isto é necessário exportar o arquivo vetorial em formato shapefile e, posteriormente, importar a tabela *.dbf, gerada pela exportação, para o banco de dados. Esta tabela será vinculada ao tema bacias hidrográficas para o cálculo do indicador. Estes passos estão descritos a seguir.

8- Vincular tabelas
Renomear o campo Bacia_ do tema bh_floresta para Chave.
Renomear o campo Área para Área_floresta.
(Atenção: esta etapa é necessária para evitar erro quando do cálculo do indicador, pois não podem existir dois campos com mesmo nome, o que acontecerá com as tabelas vinculadas).
Exportar o tema bh_floresta como um shapefile atribuindo ao arquivo de saída o mesmo nome de entrada.
Importar tabela bh_floresta_pol.dbf gerada pela exportação. Na caixa Tabela de Destino da janela Importar Tabela, configurar:
Tipo: Estático
Chave Primária: CHAVE.
Plano: bacia hidrográfica.
Nome: bh_floresta2.
Ativar o tema bacia hidrográfica.
Selecionar tabela bh_floresta2 para ser vinculada ao tema bacia hidrográfica.

9- Calcular indicador de deflorestamento
Calcular área do tema bacia hidrográfica.
Adicionar coluna, denominá-la como Indicador e especificar o tipo como real.
Calcular indicador de deflorestamento por bacia hidrográfica com a expressão: Area_floresta / AREA * 100.

Responder:
Qual é a bacia que apresenta menor percentual de floresta?
( A ) Ambrósio
( B ) Frade
( C ) Grataú

Qual é o maior percentual de floresta nas três bacias analisadas?
( A ) 45,0%
( B ) 95,8%