Professora Cristiane

Departamento de Análise Geoambiental
E-mail: crisnf@vm.uff.br
Telefone: 2629-5933/5978

Contagem das ocorrências de terremotos

Área de estudo
Base de dados
Modelo de Análise

Passo a passo

1- Criar um banco de dados
(Se banco de dados já estiver criado, passar para etapa 3).
Criar banco de dados terremotos.mdb.
Importar o arquivo paises.shp com as seguintes configurações:

2- Visualizar os temas

3- Associação espacial
Atribuir dado por localização | Coletar, ou seja, estabelecer uma associação espacial entre países e terremotos. Escolher o tema países, na lista Selecionar Tema para Atribuir Dados para e, o tema terremotos, na lista Selecionar Tema para Atribuir Dados de. Na caixa Atributos de Saída selecione as seguintes opções: terremotos.MAG: MEAN, terremotos.MAG: MAXVALUE, terremotos.MAG: COUNT. Estes atributos serão vinculados ao tema países correspondendo, respectivamente, à média da magnitude, à máxima magnitude e à contagem, dos terremotos ocorridos nos países.

4- Seleção de elemento
4.1 Qual o país com maior número de ocorrências de terremotos em 1998? Quantos ocorreram?
Ativar o tema países.
Classificar em ordem ascendente a coluna terremotos_MAG_Count do tema países. Anotar o país e a contagem de terremotos do país classificado na primeira posição.
( A ) EUA, 1022
( B ) Chile, 622
( C ) Argentina, 327

4.2 Em quantos países não ocorreram terremotos em 1998?
Ativar o tema países.
Desmarcar os elementos selecionados do tema países.
Consulta por atributos os países onde não ocorreram terremotos utilizando a expressão: terremotos_MAG_Count = 0. Na barra de status, anotar o número de países consultados.
( A ) 76
( B ) 147
( C ) 71

4.3 Em qual país ocorreu o terremoto de maior magnitude? Qual foi a magnitude?
Ativar o tema países.
Classificar em ordem descendente a coluna terremotos_MAG_Maxvalue do tema países. Anotar o país e a magnitude do país classificado na primeira posição.
( A ) Afeganistão, 6.6
( B ) Chile, 7.1
( C ) Guatemala, 6.6

4.4 Qual é a máxima magnitude dos terremotos ocorridos no Brasil?
Ativar o tema países.
Desmarcar os elementos selecionados do tema países.
Selecionar por apontamento ou por registro Brasil. Na coluna terremotos_MAG_Maxvalue verificar o valor da magnitude.
( A ) 4.6
( B ) 2.5