Terraview
TerraView
Apresentação
TerraView é um aplicativo desenvolvido pelo INPE. Construído sobre a biblioteca de geoprocessamento TerraLib , apresenta como principais objetivos:
O TerraView manipula dados vetoriais (pontos, linhas e polígonos) e matriciais (grades e imagens), ambos armazenados em SGBD relacionais ou geo-relacionais de mercado, incluindo ACCESS, PostgreSQL, MySQL e Oracle.
Como instalar o TerraView
Clique aqui para baixar TerraView
Na versão em CD do Estudo Dirigido em SIG, o instalador do TerraView e toda a documentação correlata encontram-se na pasta do mesmo nome.
Tela de Visualização

Modelo da dados
- Banco
Banco é um gerenciador de banco de dados (SGDB) escolhido pelo usuário. Neste banco serão armazenados tanto os dados descritivos (tabelas de atributos) quanto os dados geográficos (pontos, linhas, polígonos, grades ou imagem). O TerraView pode conectar-se a vários bancos simultaneamente, mas somente um pode estar ativo de cada vez. Um banco pode conter vários planos de informações.
- Plano de Informação (PI)
Plano de Informação é a camada de dados com informações geográficas (geometria e atributos). Um plano pode ser importado ou criado para o banco ativo. Cada plano de informação armazena os parâmetros de projeção cartográfica no qual foi criado. Para consultar um PI é necessário utilizar uma vista do banco onde encontra-se tal PI e associar um tema a este. Um PI pode ser utilizado por diferentes vistas (em diferentes projeções) associados a diferentes temas.
- Vistas
Vistas são mapas interativos que nos permitem mostrar, consultar e analisar os dados geográficos. Uma vista contém um conjunto de temas e cada tema é apresentado na tela de visualização em função dos parâmetros cartográficos definidos para a vista.
- Temas
Temas são definidos para exibir o conteúdo de um PI que está no banco ativo. Um tema mostra um PI na projeção cartográfica da vista a qual está associado. Um mesmo PI pode ser apresentado por diferentes temas na mesma vista.
Texto extraído da página TerraView