Postado por MEDEIROS DA SILVA PEREIRA em 25 mar 2021
Sem Comentários
Esta revolução foi resultado do descontentamento da população com os privilégios da nobreza, do clero e da alta burguesia
1– Clero: isento de impostos – direito de explorar o ensino.
2– Nobreza: isenta de impostos – direitos feudais – cargos públicos.
3– O restante da população (sans-culottes), desde os camponeses aos ricos comerciante, que eram apoiados pelos iluministas que defendiam e propagavam a liberdade de pensamento, ideais e liberdade democrática.
Nessa forma de organização da sociedade os dois primeiros estados não só pertenciam ao grupo dominante como usufruíam de vários privilégios, que eram mantidos com os impostos recolhidos junto do terceiro estado. Conjuntamente com a elevação da carga tributária, outros fatores contribuíram para a crescente insatisfação vista na sociedade francesa com relação as grandes disparidades encontradas no país. Um dos primeiros fatores que podem ser apontados para o cenário de crise na França foi a crise agrícola enfrentada no ano de 1788, não só em razão de problemas climáticos, mas devido também ao grande crescimento populacional ao longo do século XVIII. A indústria e comércio também foram afetados por tratados assinados com Inglaterra, Estados Unidos, Suécia, entre outros países. Estes tratados foram vistos pelos franceses lidados ao setor comercial e industrial como desvantajosos e responsáveis pelo enfraquecimento desses campos da economia francesa. Somado a todos esses problemas econômicos e sociais enfrentados pela França, houve os gastos com a participação francesa na guerra de independência das Treze Colônias, que colocou a economia do país em uma situação alarmante.
A necessidade de recursos fez com que os ministros do rei buscassem alternativas. A proposta de cobrança de impostos para todos os estados foi prontamente rejeitada. O conflito entre os poderes obriga o rei Luis XVI a convocar os Estados Gerais.
Com a convocação dos Estados Gerais em 1789 surge uma outra questão. Sobre a forma de votação dos assuntos propostos. O Clero e a nobreza desejam o voto por estado, sugestão que enfrentou forte oposição. O terceiro estado queria o voto por pessoa. Diante do impasse o terceiro estado se retirou da reunião dos estados gerais e se declarou em Assembléia Nacional Constituinte. O impacto dessa atitude nas manifestações que ocorriam nas ruas fez com que o rei ordene a participação dos outros dois estados.
A Revolução Francesa teve o seu marco inicial com a Queda da Bastilha, que foi a tomada dessa prisão por parte do povo que se mobilizava nas ruas. Essa mobilização foi alem dos limites de Paris, chegando ao campo. As pessoas estavam propagando o lema da revolução: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. O movimento provocou a tentativa de fuga do rei Luis XVI em 1791, tentativa que foi frustrada, sendo levado de volta a Paris.
Principais características do período:
– Fim da servidão e dos privilégios feudais
– Declaração dos Direitos dos Homens e do Cidadão.
– Confiscou os bens do clero e dos nobres que fugiram para o exterior.
Foram tomadas varias medidas, como as que foram mencionadas acima, pela Assembleia constituinte. Objetivo era acabar com os privilégios do clero e da nobreza. Não era a intenção do movimento atacar a figura do rei. Mas sim limitar o poder de sua atuação com a criação dos três poderes: executivo, legislativo e judiciário. Com a constituição de 1791, estabeleceram-se as ideias liberais no regime político francês.
A situação se agravava com o conflito entre Franca e dois países absolutistas. Áustria e Prússia organizaram os seus exércitos para combater o processo revolucionário francês. Eles invadiram Paris que foi defendida pelos seus habitantes, fato que ficou conhecido como Comuna de Paris. Os invasores são derrotados. O rei é acusado de traição e preso e a Assembleia convoca a Convenção Nacional.
Após a revolução, o terceiro estado começa a se transformar e partidos começam a surgir com opiniões diversificadas. Os girondinos, por exemplo, representavam a alta burguesia e queriam evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política. Enquanto os jacobinos representavam a baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo. Liderados por Robespierre, os republicanos eram radicais e defendiam profundas mudanças na sociedade que beneficiassem os mais pobres.
Apesar de unidos contra o rei, o 3° estado divide-se para melhor representar a sociedade. Características dos dois governos:
Governo Girondino (alta burguesia) | Governo jacobino (pequena burguesia) |
Povo insatisfeito; Visavam o lucro e propriedade; Guerra contra reis absolutistas; Guerra interna (nobres contra a revolução); Declaração dos direitos do homem e do cidadão; Acabou com a servidão; Mão-de-obra assalariada; mercado consumidor; proibição das greves; países vizinhos tentam invadir a França; rei foi preso acusado de traição; os jacobinos vacilam. | Jacobinos se fortalecem e declaram a Pátria em perigo; Criação de um exército popular; Robespierre – executa radicais e moderados (35.000 mortos); cria Comitê de Salvação Pública – controlar a Comuna de Paris e evitar excessos; Tribunal Revolucionário – julga todos os inimigos da Revolução; Julgamento do rei; Leis populares (tabelamento do pão e aluguel) Lei do máximo Disputas internas devido a violência, permite a volta dos Girondinos ao poder. |
Em 1792, inicia-se a fase que ficou conhecida como Terror. Os radicais liderados por Robespierre assumem o poder e a organização das guardas nacionais. Os lideres desta fase aboliram a escravidão nas colônias, dividiram e colocaram a venda as grandes propriedades, instituíram a escola primária pública, obrigatória e gratuita, estabeleceram o voto universal, entre outras medidas.
Com a criação do Comitê de Salvação Publica, obtiveram uma forma de identificar e julgar os inimigos da revolução. A guilhotina foi a forma de execução desses traidores, entre eles o rei Luis XVI. A radicalização das lideranças dessa fase fez com que perdessem a sua base de apoio. Em 1794 chegou ao fim o Terror com a prisão e execução de Robespierre e Saint-Just.
Em 1794, os girondinos assumem o poder. Com o “Golpe do Nove Terminador”, em Julho do mesmo ano a burguesia assume o controle do poder. A partir deste momento, a participação popular no processo se encerrou, formularam uma nova constituição que garantisse os interesses burgueses e desfazendo as políticas dos jacobinos.
A nova instituição cria o Diretório que se tornou responsável pelo novo governo. Com postura autoritária e tendo no exercito um importante aliado, esta nova fase da revolução volta com o voto censitário, excluindo a maior parte da população francesa do processo de decisão.
O Diretório enfrenta diversos problemas. Nesse momento, se destacou nas várias campanhas militares que a França encontrava-se envolvida, Napoleão Bonaparte. Este foi convocado a Paris e com o Golpe do 18 Brumário foi instituído o Consulado, que era composto por Napoleão, Sieyés e Roger Duco. Assim, começa o período de Napoleão no comando da França.
A Revolução Francesa foi um importante marco na História da nossa civilização. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. Por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domínio social. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a revolução. A Revolução Francesa também influenciou, com seus ideais iluministas, a Independência dos Estados Unidos, dos países da América Espanhola e a Conjuração Baiana no Brasil.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
EXERCICIOS RESOLVIDOS
1 – (PUC – MG) No Antigo Regime, a aristocracia francesa tinha como privilégios, EXCETO:
a) o monopólio das funções políticas mais importantes.
b) a isenção do pagamento de taxas e impostos.
c) o controle das atividades manufatureiras e comerciais.
d) a sujeição a leis e tribunais especiais e exclusivos.
e) a desobrigação frente a todo trabalho produtivo.
Resolução: a resposta C é a correta, uma vez que as atividades comerciais, não era visto como uma atividade enobrecedora, como uma atividade de valor, e alem do que essas atividades eram controladas pela burguesia.
2 – (PUC – RJ) No que se refere às singularidades da sociedade francesa do chamado Antigo Regime, são corretas as afirmações abaixo, com EXCEÇÃO de:
a) Os membros da Igreja Católica, em especial, o alto clero, desfrutavam de cargos e posições sociais que os aproximavam, em importância, da nobreza de Corte.
b) As hierarquias sociais eram atenuadas pelas possibilidades de mobilidade vertical e horizontal, fundamentadas por valores de exaltação do mérito pessoal e do desempenho intelectual ou econômico.
c) o exercício da representatividade política baseava-se na organização estamental e viabilizava, na prática, a força decisória do primeiro e segundo estados dentro dos Estados Gerais.
d) A condição de nascimento era um dos critérios centrais para a determinação de identidades e influências, interferindo diretamente na manutenção dos privilégios danobreza, bem como nas divisões internas a este grupo.
e) Na classificação jurídico-política, os grupos burgueses, com destaque para os comerciantes e financistas, compunham, a despeito de suas riquezas e propriedades juntamente com os camponeses e sans-cullotes, o chamado Terceiro Estado.
Resolução: Pelo fato da posibilidade de mobilidade social no Antigo regime ser muito pequena, uma vez que havia toda uma teoria e discurso que justificava e legitimava cada estado a alternativa a ser assinalada é a letra B.
3 – (FAE – SP ) Sobre a grande Revolução de 1789, na França, podemos concluir que:
a) foi uma revolução do 3° Estado Francês.
b) foi uma revolução essencialmente burguesa.
c) foi uma revolução do 1° Estado na França.
d) foi uma revolução do 2° Estado na França.
Resolução: A resposta desta questão é a letra B, já que os grandes vencedores desse processo foi a burguesia e outros membros do terceiro estado como os camponeses, por exemplo, foram excluídos do processo revolucionário.
EXERCÍCIOS DE CONCURSOS
1 – (CES) Durante a Revolução Francesa, Luis XVI perdeu seus poderes absolutos; o feudalismo foi abolido e os bens eclesiásticos nacionalizados. Isso aconteceu:
a) No ano da Queda da Bastilha;
b) Durante o período do Terror;
c) Quando Napoleão tomou o poder;
d) Na fase da Convenção;
e) No período do Diretório.
2 – (UNIBH) Sobre a Revolução Francesa é correto afirmar, EXCETO:
a) Ela é um marco na História do Mundo Contemporâneo, e suas idéias não se difundiram apenas na Europa, mas vão estar presentes no processo de emancipação política da América Espanhola em fins do século XVIII e princípios do século XIX.
b) Ela é considerada uma revolução burguesa clássica, provocada por uma gama de fatores e de contingências, num contexto em que cresciam a oposição ideológica ao regime absolutista e a disseminação dos ideais de liberdade e igualdade.
c) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, aprovada no dia 26 de agosto de 1789, foi um documento importante no qual os norte-americanos se basearam para fazer a Declaração da sua Independência e, mais tarde, a sua Constituição.
d) Muitas das conquistas sociais e políticas da Revolução Francesa foram difundidas em outros países durante a “Era Napoleônica” (1799–1815); entre elas, a igualdade dos indivíduos perante a lei e o direito de propriedade privada.
3 – (UNIBH) – “A primeira preocupação desses republicanos precavidos, ao fazerem o inventário da herança deixada pela Revolução, era de excluir a fase montanhesa e especialmente a robespierrista”. (GÉRARD, Alice. A Revolução Francesa.)
As fases que se tentava excluir da herança revolucionária foram assinaladas, EXCETO, pela
a) elevação de Napoleão Bonaparte ao poder, na forma de Primeiro Cônsul.
b) elaboração da Constituição do ano I (1793), que estabeleceu o sufrágio universal.
c) criação do Tribunal Revolucionário e instalação do período do Terror.
d) efetivação da reforma agrária, tomando as terras da nobreza e do clero.
4 – (FGV) O processo de afirmação da chamada Civilização Ocidental, do século XV ao XIX, está intimamente relacionada ao desenvolvimento do capitalismo e ao fortalecimento da classe burguesa. Sobre ele, é incorreto afirmar que:
a)a defesa dos direitos fundamentais do
homem e da propriedade privada constituiu um dos princípios básicos do ideário
burguês;
b)a Revolução Gloriosa
da Inglaterra, em 1688, significou o primeiro momento histórico em que a
burguesia passa a participar efetivamente do poder do Estado, através do
Parlamento;
c)o ideário liberal
ultrapassou o continente europeu e serviu de bandeira para o movimento de
independência dos EUA;
d)a Revolução Francesa
de 1789-1794 representou a ascensão burguesa ao poder, mas sob o predomínio de
forças conservadoras responsáveis pela manutenção da Monarquia absoluta.
e)após 1815 verificou-se
um recuo na expansão do liberalismo com o Congresso de Viena. No entanto, novas
ondas liberalizantes invadiram a Europa após 1830 e 1848.
5 – (FGV) Uma das fases mais dramáticas da Revolução Francesa ficou conhecida como “O Terror”, período em que o poder estava nas mãos dos jacobinos que dominavam a Convenção. Assinale o fato abaixo que ocorreu nesta fase:
a.) convocação dos Estados
Gerais por Luís XVI;
b.) aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão;
c.) queda da Bastilha;
d.) abolição dos direitos feudais sobre os camponeses;
e.) os preços dos alimentos foram tabelados;
6 – (FUVEST) Do ponto de vista social, pode-se afirmar, sobre a Revolução Francesa, que
a) teve resultados efêmeros, pois foi iniciada, dirigida e apropriada por uma só classe social, a burguesia, única beneficiária da nova ordem.
b) fracassou, pois, apesar do terror e da violência, não conseguiu impedir o retorno das forças sócio-políticas do Antigo Regime.
c) nela coexistiram três revoluções sociais distintas: uma revolução burguesa, uma camponesa e uma popular urbana, a dos chamados sans-culottes.
d) foi um fracasso, apesar do sucesso político, pois, ao garantir as pequenas propriedades aos camponeses, atrasou em mais de um século, o progresso econômico da França.
e) abortou, pois a nobreza sendo uma classe coesa, tanto do ponto de vista da riqueza, quanto do ponto de vista político, impediu que a burguesia a concluísse.
7 –
(FUVEST) Há controvérsias entre historiadores sobre o caráter das duas grandes
revoluções do mundo contemporâneo, a Francesa de 1789 e a Russa de 1917; no
entanto, existe consenso sobre o fato de que ambasa) fracassaram, uma vez que, depois
de Napoleão, a França voltou ao feudalismo com os Bourbons e a União Soviética,
depois de Gorbatchev, ao capitalismo.
b) geraram resultados diferentes as intenções revolucionárias, pois tanto a
burguesia francesa quanto a russa eram contrárias a todo tipo de governo
autoritário.
c) puseram em prática os ideais que as inspiraram, de liberdade e igualdade e
de abolição das classes e do Estado.
d) efetivaram mudanças profundas que resultaram na superação do capitalismo na
França e do feudalismo na Rússia.
e) foram marcos políticos e ideológicos inspirando, a primeira, as revoluções
até 1917, e a segunda, os movimentos socialistas até a década de 1970.
8 – (MACKENZIE) Desde a abertura dos Estados Gerais em 1789, a roupa possui um significado político. Michelet descreveu a diferença entre a sociedade dos deputados do terceiro Estado, à frente da procissão de abertura, como uma massa de homens vestidos de negro com trajes modestos e o grupo refulgente dos deputados da nobreza com seus chapéus de plumas, suas rendas, seus paramentos de ouro. Segundo o inglês John Moore, uma grande simplicidade, e na verdade a avareza no vestuário era considerada prova de patriotismo.
Michelle Perrot Dentre os motivos da convocação da Assembléia a que se refere o texto, destacamos:
a) anular as medidas radicais de alcance social, implementadas por Robespierre.
b) o interesse do rei em abolir a desigualdade de impostos e confiscar os bens do clero.
c) a crise financeira e econômica que atravessava o Governo de Luís XVI.
d) estabelecer a transformação dos membros do clero em funcionários civis do estado.
e) abolir o feudalismo, estabelecendo as liberdades civis e o voto censitário.
9 – (LA SALLE) “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” e “Paz, Pão e Terra”, foram lemas conhecidos de duas importantes revoluções. Estamos falando, respectivamente:
a) Da Revolução Industrial, responsável pela criação de um sistema fabril mecanizado com capacidade de produção em grandes quantidades, e da Revolução Francesa, responsável pelo fim do antigo regime e pela criação da política e da ideologia burguesa.
b) Da Revolução Francesa, responsável pelo fim do antigo regime e pela criação da política e da ideologia burguesa, e da Guerra civil americana entre os Estados do Norte e do Sul dos Estados Unidos.
c) Da guerra civil americana entre os Estados do Norte e do Sul dos Estados Unidos, e da Revolução Russa, responsável pela instauração de um regime socialista na Rússia.
d) Da Revolução Francesa, responsável pelo fim do antigo regime e pela criação da política e da ideologia burguesa, e da Revolução Russa, responsável pela instauração do regime socialista na Rússia.
e) Da Revolução Russa, responsável pela instauração do regime socialista na Rússia, e da guerra civil americana entre os Estados do Norte e do Sul dos Estados Unidos
10 – (PUC – MG) No século XVIII, os homens de princípios liberais que dirigem o processo revolucionário na França desejam, EXCETO:
a) destruir o absolutismo monárquico, instaurando um governo representativo e limitado.
b) abolir o direito à propriedade, assegurando o livre exercício da democracia popular.
c) romper os controles da política mercantilista, estabelecendo uma economia de livre mercado.
d) acabar com as ordens sociais privilegiadas, reconhecendo a igualdade civil dos homens.
e) opor-se ao domínio do religioso na cultura, fundando uma sociedade baseada na racionalidade.
GABARITO
Exercícios Propostos
Exercícios de Concursos
1- A; 2- C; 3- A; 4- D; 5- E; 6- C; 7- E; 8- C; 9- D; 10- B.
Aquino, Denize e Oscar – Ed. Ao Livro, História Geral Ao livro Técnico
ARRUDA José Jobson – Ed. Ática, Toda a História
KOSHIBA, Luiz – História – Ed. Atual
Sites
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=179 acessado em 8/01/2007.
Postado por MEDEIROS DA SILVA PEREIRA em 12 mar 2021
Postado por MEDEIROS DA SILVA PEREIRA em 12 mar 2021
A Independência dos Estados Unidos é considerada a primeira revolução americana. A segunda foi a Guerra de Secessão.
As treze colônias inglesas da América formaram-se lentamente a partir do século XVII. Nos fins do século XVIII ocupavam uma faixa litorânea que ia do Atlântico até os contrafortes dos Aleghanis.
As colônias do Norte, Massachusetts, Nova Hampshire, Rhode Island e Connecticut, região denominada Nova Inglaterra, reuniam uma população de 680 mil habitantes. No Centro, cerca de 350 mil habitantes moravam nas quatro colônias: Pensilvânia, Nova York, Nova Jersey e Deware. No Sul mais 980 mil povoavam as cinco colônias : Virgínia, Maryland, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia. Ao todo, uma população de mais de 2 milhões de colonizadores.
O desenvolvimento dessas colônias foi desigual, no Centro – Norte predominava a pequena e média propriedade, policultura, manufatura, exploração a madeira e da pesca. Logo as atividades comerciais dos colonos do Norte ultrapassaram as fronteiras coloniais; e fez surgir atritos insolúveis.
No Sul prevalecia a grande propriedade, escravista e monocultora,, voltada à exportação, típico do sistema de pacto colonial.
A reação da Metrópole crescimento do comércio colonial foi, no começo, a adoção de uma nova política, que se resumia em aplicar leis já existentes.
A política de repressão adotada pela Inglaterra e a influência do Iluminismo foram fatores importantes que determinaram a Independência dos Estados Unidos.
Fatos essenciais
Século XVIII : Início da colonização da América do Norte.
1756 – 1763 : Guerra dos Sete Anos.
1764: Lei do Açúcar, Ato de Quebec, Lei da Moeda.
1765 : Lei do Selo.
1765 : Lei de Aquartelamento.
1767 : Atos Townshend.
1773 : Lei do Chá.
1774 : Atos Intoleráveis.
1774 : Primeiro Congresso Continental de Filadélfia.
1775 : Segundo Congresso Continental da Filadélfia. Em 10 de abril de 1775, ocorreu o primeiro combate em Lexington entre tropas reais e milícias de colonos. Outros combates ocorreram em Concord e Bunker Hill.
1775 : Início dos choques armados.
No ano seguinte, em 04 de julho de 1776, houve o Segundo Congresso Continental, em que foi redigida a Declaração de Independência e houve a criação do exército colonial, que enfrentou com mais propriedade o exército inglês. Nos anos que se seguiram, as batalhas vencidas pelos colonos americanos, sobretudo após a ajuda de espanhóis e franceses, acabaram por solidificar a autonomia dos EUA Declaração da Independência e dos Direitos do Homem.
1775, o Primeiro Congresso Continental, onde foi elaborada a declaração de direitos sob inspiração iluminista.
1781 : Vitória decisiva e Yorktown.
1783 : Tratado de Versalhes.
O clima de insatisfação e revolta contaminou muitos dos colonos, inclusive alguns que antes não estavam a favor do choque com a coroa inglesa.
Entre os líderes, estavam os nomes de Thomas Jefferson, Samuel Adams, Richard Lee e Benjamin Franklin.
No entanto, apesar de se falar e lutar pela liberdade, manteve-se a a escravidão.