Prof. Júlio César Medeiros

PROFESSOR DE HISTÓRIA

juliocesarpereira@id.uff.br

SOBRE

Júlio César Medeiros é Dr. em História da Ciência e da Saúde pela Fiocruz.  É professor de História Contemporânea com enfase em África, da Universidade Federal Fluminense, pesquisador do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos e Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa SANKOFA-UFF.

A Revolução Americana e as suas contradições

A Independência dos Estados Unidos é considerada a primeira revolução americana. A segunda foi a Guerra de Secessão.

As treze colônias inglesas da América formaram-se lentamente a partir do século XVII. Nos fins do século XVIII ocupavam uma faixa litorânea que ia do Atlântico até os contrafortes dos Aleghanis.

As colônias do Norte, Massachusetts, Nova Hampshire, Rhode Island e Connecticut, região denominada Nova Inglaterra, reuniam uma população de 680 mil habitantes. No Centro, cerca de 350 mil habitantes moravam nas quatro colônias: Pensilvânia, Nova York, Nova Jersey e Deware. No Sul mais 980 mil povoavam as cinco colônias : Virgínia, Maryland, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia. Ao todo, uma população de mais de 2 milhões de colonizadores.

O desenvolvimento dessas colônias foi desigual, no Centro – Norte predominava a pequena e média propriedade, policultura, manufatura, exploração a madeira e da pesca. Logo as atividades comerciais dos colonos do Norte ultrapassaram as fronteiras coloniais; e fez surgir atritos insolúveis.

No Sul prevalecia a grande propriedade, escravista e monocultora,, voltada à exportação, típico do sistema de pacto colonial.

A reação da Metrópole crescimento do comércio colonial foi, no começo, a adoção de uma nova política, que se resumia em aplicar leis já existentes.

A política de repressão adotada pela Inglaterra e a influência do Iluminismo foram fatores importantes que determinaram a Independência dos Estados Unidos.

Fatos essenciais

Século XVIII : Início da colonização da América do Norte.

1756 – 1763 : Guerra dos Sete Anos.

1764: Lei do Açúcar, Ato de Quebec, Lei da Moeda.

1765 : Lei do Selo.

1765 : Lei de Aquartelamento.

1767 : Atos Townshend.

1773 : Lei do Chá.

1774 : Atos Intoleráveis.

1774 : Primeiro Congresso Continental de Filadélfia.

1775 : Segundo Congresso Continental da Filadélfia. Em 10 de abril de 1775, ocorreu o primeiro combate em Lexington entre tropas reais e milícias de colonos. Outros combates ocorreram em Concord e Bunker Hill.

1775 : Início dos choques armados.

No ano seguinte, em 04 de julho de 1776, houve o Segundo Congresso Continental, em que foi redigida a Declaração de Independência e houve a criação do exército colonial, que enfrentou com mais propriedade o exército inglês. Nos anos que se seguiram, as batalhas vencidas pelos colonos americanos, sobretudo após a ajuda de espanhóis e franceses, acabaram por solidificar a autonomia dos EUA Declaração da Independência e dos Direitos do Homem.

1775, o Primeiro Congresso Continental, onde foi elaborada a declaração de direitos sob inspiração iluminista.

1781 : Vitória decisiva e Yorktown.

1783 : Tratado de Versalhes.

O clima de insatisfação e revolta contaminou muitos dos colonos, inclusive alguns que antes não estavam a favor do choque com a coroa inglesa.

Entre os líderes, estavam os nomes de Thomas Jefferson, Samuel Adams, Richard Lee e Benjamin Franklin.

No entanto, apesar de se falar e lutar pela liberdade, manteve-se a a escravidão.