Teses de doutorado concluídas
Liliene Maria Hanovich Novaes da Silva. Colégio Pedro II na mira: quais gêneros, sexualidades e famílias estão presentes nos materiais didáticos de línguas adicionais? 2021. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense.
André Lima Cordeiro. Com quantas vozes se constrói a surdez: o INES e os sentidos da educação de surdos. 2020. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense.
Maria Cristina Leal de Carvalho Viegas. Uma contribuição à crítica da universidade produtivista. 2019. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense.
Larissa Zanetti Antas. Deusa delicada ou fofoqueira desequilibrada? Uma análise discursiva das identidades femininas em textos sobre a dança do ventre. 2019. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense.
Bruna Maria Silva Silvério. Entre o apagamento das diferenças e o sonho da imigração: uma análise discursiva de identidades nos livros didáticos de espanhol. 2019. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense.
Anselmo Guimarães. História dos livros didáticos de espanhol publicados no Brasil (1919-1961). 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Luciana Maria Almeida de Freitas.
Simone Toschi Valério. Deus não fez só macho e fêmea: o poder do dispositivo de linguagem na constituição de saberes e de verdades sobre as sexualidades. 2018. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Giselle da Motta Gil. “Não só ensinar uma Língua Estrangeira pro trabalho, mas pra vida”: um estudo sobre o trabalho do professor de espanhol e de inglês no IFRJ – dos prescritos às falas sobre a sua atividade. 2017. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem ) – Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Renato Pazos Vazquez. Edital PNLD 2011: sentidos de docência, ensino e língua. 2014. Tese (Doutorado em Letras Neolatinas – Área de Língua Espanhola) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientadora.
Dissertações de mestrado concluídas
Douglas Coelho Alves Ferreira. Pretunhol: representação negra em livros didáticos de espanhol. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense.
Mateus Camelo de Oliveira. (Re)existir: letramentos marginalizados em livros didáticos de espanhol. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense.
Cláudio de Oliveira Martins. Da concepção de língua à produção escrita: uma análise das apostilas de redação do Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj (Consórcio Cederj). 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense.
Carolina Tovar Albuquerque. Livros didáticos de espanhol na década de 1940: concepção de língua e concepção de escrita. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense.
Shayane Lopes. Cadernos de atividades de aprendizagem autorregulada: uma análise discursiva sob a perspectiva da semântica global. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem ) – Universidade Federal Fluminense.
Carlos Fabiano de Souza. Ecos do ser e do estar: um estudo discursivo acerca do trabalho do professor de inglês de cursos livres. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense.
Gabrielle de Oliveira Rodrigues. Os gêneros discursivos nas atividades de leitura dos livros didáticos de espanhol: PNLD 2011 e 2014. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense.
Flavia Oliveira Teófilo da Silva. Institucionalização da educação de surdos no Brasil: por trás da escrita, o silêncio. 2014. Dissertação (Mestrado em
Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense.
Giselle Farias Fleury. O estudante e o professor de língua inglesa e a crença na “fluência nativa“. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense.
Larissa Zanetti Antas. A mulher nas tirinhas da Mafalda: uma análise discursiva da construção de humor. 2014. Dissertação (Mestrado em
Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.
Liliene Maria Novaes Pereira da Silva. Família, gênero e sexualidade: o que diz o livro didático de espanhol. 2014. Dissertação (Mestrado em
Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense.
Bruna Maria Silva Silvério. O Brasil e os brasileiros nos livros didáticos de espanhol: uma análise discursiva. 2014. Dissertação (Mestrado em
Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense.
Kelly Cristina da Silva Bandeira. “Este ano eu resolvi ser radical, resolvi trabalhar só com leitura”: a fala do professor de espanhol sobre o seu trabalho. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense.
Michele de Souza dos Santos Fernandes. Ensino regular e curso livre de idiomas: a fala do professor de espanhol sobre o seu trabalho. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense.
Rita de Cássia dos Santos Flores. O espanhol em ambiente corporativo: reflexões sobre o ensino para fins específicos. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense. Coorientadora
Simone Toschi Valério. Battle of Concepts: uma discursivização do trabalho em tempos de cibercultura. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense.
Trabalho de conclusão de curso de graduação concluído
Maria Elisa Uchôa Taques Hottz e Raphael Gallo da Rocha. Gathumor: un análisis del humor en las tiras cómicas de Gaturro. 2006. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Português-Espanhol) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Projetos de Iniciação científica concluídos
Livia Puga de Almeida Santos. A prática como componente curricular nos cursos de Português-Espanhol do Grande Rio: uma análise de ementas e de programas de disciplinas. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal Fluminense.
Livia Puga de Almeida Santos. A prática como componente curricular nos cursos de Letras da UFF/Niterói: uma análise de ementas e de programas de disciplinas. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal Fluminense.
Cláudio de Oliveira Martins. Produção escrita em livros didáticos de português: uma análise do PNLD 2015. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) – Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Carolina Tovar Albuquerque. Produção escrita em livros didáticos de espanhol: análise da prática didática realizada a partir de coleções aprovadas pelo PNLD. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras – Espanhol) – Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Carolina Tovar Albuquerque. Produção escrita em livros didáticos de espanhol: uma análise da série histórica do PNLD. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras – Espanhol) – Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Renata Duran de Vasconcellos Saldanha. Manuais do professor de livros didáticos de espanhol: memória e prescrição. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) – Universidade Federal Fluminense, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação.
Isabela Garcia. Manuais do professor de livros didáticos de espanhol: memória e prescrição. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) – Universidade Federal Fluminense, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação.
Thiago da Silva Pinheiro. Análise de livros didáticos para o ensino de latim. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) – Universidade Federal Fluminense.
Tatiane Almeida Santos. Manuais do professor de livros didáticos de espanhol: memória e prescrição. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) – Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Laís Martins Rocha Vieira da Silva. Projeto Entre Línguas. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Fundamental) – Universidade Federal Fluminense, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação. Coorientadora.
Monitoria
Douglas Coelho Alves Ferreira. Pesquisa e Prática de Ensino para o curso de Letras: avaliação de atividades escritas. 2016-2019. Monitoria. Universidade Federal Fluminense. Pró-reitoria de Graduação.
Cláudio de Oliveira Martins. Pesquisa e Prática de Ensino para o curso de Letras: avaliação de atividades escritas. 2015. Monitoria. Universidade Federal Fluminense. Pró-reitoria de Graduação.
Lais von Atzinger dos Reis. Pesquisa e Prática de Ensino para o curso de Letras: avaliação de atividades escritas. 2013 -2014. Monitoria. Universidade Federal Fluminense. Pró-reitoria de Graduação.
Thiago da Silva Pinheiro. Produção de atividades de apoio para Pesquisa e Prática de Ensino do curso de Letras. 2011 -2012. Monitoria. Universidade Federal Fluminense. Pró-reitoria de Graduação.