Luciana Freitas

Luciana Freitas

Neste site você encontrará informações sobre as atividades da Prof.a Dra. Luciana Maria Almeida de Freitas, da Universidade Federal Fluminense.

Orientações


Teses de doutorado concluídas

Liliene Maria Hanovich Novaes da Silva. Colégio Pedro II na mira: quais gêneros, sexualidades e famílias estão presentes nos materiais didáticos de línguas adicionais? 2021. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense.

André Lima Cordeiro. Com quantas vozes se constrói a surdez: o INES e os sentidos da educação de surdos. 2020. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense.

Maria Cristina Leal de Carvalho Viegas. Uma contribuição à crítica da universidade produtivista. 2019. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense.

Larissa Zanetti Antas. Deusa delicada ou fofoqueira desequilibrada? Uma análise discursiva das identidades femininas em textos sobre a dança do ventre. 2019. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense.

Bruna Maria Silva Silvério. Entre o apagamento das diferenças e o sonho da imigração: uma análise discursiva de identidades nos livros didáticos de espanhol. 2019. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense.

Anselmo Guimarães. História dos livros didáticos de espanhol publicados no Brasil (1919-1961). 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Luciana Maria Almeida de Freitas.

Simone Toschi Valério. Deus não fez só macho e fêmea: o poder do dispositivo de linguagem na constituição de saberes e de verdades sobre as sexualidades. 2018. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Giselle da Motta Gil. “Não só ensinar uma Língua Estrangeira pro trabalho, mas pra vida”: um estudo sobre o trabalho do professor de espanhol e de inglês no IFRJ – dos prescritos às falas sobre a sua atividade. 2017. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem ) – Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Renato Pazos Vazquez. Edital PNLD 2011: sentidos de docência, ensino e língua. 2014. Tese (Doutorado em Letras Neolatinas – Área de Língua Espanhola) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientadora.

Dissertações de mestrado concluídas

Douglas Coelho Alves Ferreira. Pretunhol: representação negra em livros didáticos de espanhol. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense.

Mateus Camelo de Oliveira. (Re)existir: letramentos marginalizados em livros didáticos de espanhol. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense.

Cláudio de Oliveira Martins. Da concepção de língua à produção escrita: uma análise das apostilas de redação do Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj (Consórcio Cederj). 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense.

Carolina Tovar Albuquerque. Livros didáticos de espanhol na década de 1940: concepção de língua e concepção de escrita. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense.

Shayane Lopes. Cadernos de atividades de aprendizagem autorregulada: uma análise discursiva sob a perspectiva da semântica global. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem ) – Universidade Federal Fluminense.

Carlos Fabiano de Souza. Ecos do ser e do estar: um estudo discursivo acerca do trabalho do professor de inglês de cursos livres. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense.

Gabrielle de Oliveira Rodrigues. Os gêneros discursivos nas atividades de leitura dos livros didáticos de espanhol: PNLD 2011 e 2014. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense.

Flavia Oliveira Teófilo da Silva. Institucionalização da educação de surdos no Brasil: por trás da escrita, o silêncio. 2014. Dissertação (Mestrado em
Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense.

Giselle Farias Fleury. O estudante e o professor de língua inglesa e a crença na “fluência nativa“. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense.

Larissa Zanetti Antas. A mulher nas tirinhas da Mafalda: uma análise discursiva da construção de humor. 2014. Dissertação (Mestrado em
Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.

Liliene Maria Novaes Pereira da Silva. Família, gênero e sexualidade: o que diz o livro didático de espanhol. 2014. Dissertação (Mestrado em
Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense.

Bruna Maria Silva Silvério. O Brasil e os brasileiros nos livros didáticos de espanhol: uma análise discursiva. 2014. Dissertação (Mestrado em
Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense.

Kelly Cristina da Silva Bandeira. “Este ano eu resolvi ser radical, resolvi trabalhar só com leitura”: a fala do professor de espanhol sobre o seu trabalho. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense.

Michele de Souza dos Santos Fernandes. Ensino regular e curso livre de idiomas: a fala do professor de espanhol sobre o seu trabalho. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense.

Rita de Cássia dos Santos Flores. O espanhol em ambiente corporativo: reflexões sobre o ensino para fins específicos. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense. Coorientadora

Simone Toschi Valério. Battle of Concepts: uma discursivização do trabalho em tempos de cibercultura. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense.


Trabalho de conclusão de curso de graduação concluído

Maria Elisa Uchôa Taques Hottz e Raphael Gallo da Rocha. Gathumor: un análisis del humor en las tiras cómicas de Gaturro. 2006. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Português-Espanhol) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Projetos de Iniciação científica concluídos

Livia Puga de Almeida Santos. A prática como componente curricular nos cursos de Português-Espanhol do Grande Rio: uma análise de ementas e de programas de disciplinas. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal Fluminense.

Livia Puga de Almeida Santos. A prática como componente curricular nos cursos de Letras da UFF/Niterói: uma análise de ementas e de programas de disciplinas. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal Fluminense.

Cláudio de Oliveira Martins. Produção escrita em livros didáticos de português: uma análise do PNLD 2015. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) – Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Carolina Tovar Albuquerque. Produção escrita em livros didáticos de espanhol: análise da prática didática realizada a partir de coleções aprovadas pelo PNLD. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras – Espanhol) – Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Carolina Tovar Albuquerque. Produção escrita em livros didáticos de espanhol: uma análise da série histórica do PNLD. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras – Espanhol) – Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Renata Duran de Vasconcellos Saldanha. Manuais do professor de livros didáticos de espanhol: memória e prescrição. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) – Universidade Federal Fluminense, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação.

Isabela Garcia. Manuais do professor de livros didáticos de espanhol: memória e prescrição. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) – Universidade Federal Fluminense, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação.

Thiago da Silva Pinheiro. Análise de livros didáticos para o ensino de latim. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) – Universidade Federal Fluminense.

Tatiane Almeida Santos. Manuais do professor de livros didáticos de espanhol: memória e prescrição. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) – Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Laís Martins Rocha Vieira da Silva. Projeto Entre Línguas. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Fundamental) – Universidade Federal Fluminense, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação. Coorientadora.

Monitoria

Douglas Coelho Alves Ferreira. Pesquisa e Prática de Ensino para o curso de Letras: avaliação de atividades escritas. 2016-2019. Monitoria. Universidade Federal Fluminense. Pró-reitoria de Graduação.

Cláudio de Oliveira Martins. Pesquisa e Prática de Ensino para o curso de Letras: avaliação de atividades escritas. 2015. Monitoria. Universidade Federal Fluminense. Pró-reitoria de Graduação.

Lais von Atzinger dos Reis. Pesquisa e Prática de Ensino para o curso de Letras: avaliação de atividades escritas. 2013 -2014. Monitoria. Universidade Federal Fluminense. Pró-reitoria de Graduação.

Thiago da Silva Pinheiro. Produção de atividades de apoio para Pesquisa e Prática de Ensino do curso de Letras. 2011 -2012. Monitoria. Universidade Federal Fluminense. Pró-reitoria de Graduação.

Translate »
Skip to content