Embora estes dados estejam no Lattes, aqui há links para todos os textos publicados online e também para os impressos cuja reprodução não implicaria em violação de direitos autorais.
Livros publicados/organizados ou edições
FREITAS, L.MA. et al. (org.). Formação docente na UFF: experiências e reflexões no diálogo entre universidade e escola. Niterói: DPD/PROGRAD/UFF, 2022.
FREITAS, L.M.A.; COSTA, E.G.M. ; ALMEIDA, R.L.T. Ações em linguagens. 1. ed. São Paulo: Richmond Educação, 2020.
Obra didática para o ensino médio aprovada pelo PNLD 2021. Veja o material integral clicando no título.
FREITAS, L.M.A.; COSTA, E.G.M. (Org.) ; BARROS, C. S. (Org.). O livro didático de espanhol na escola brasileira. 1. ed. Campinas: Pontes, 2018. 404p.
FREITAS, L.M.A.; COSTA, E.G.M.; NEVES, R. C. (Org.) . Beyond words. 1. ed. São Paulo: Richmond Educação, 2018.
Coleção didática para o ensino fundamental aprovada pelo PNLD 2020, com quase 1 milhão de exemplares distribuídos às escolas públicas brasileiras de todos os estados. Veja os quatro volumes e materiais extra clicando no título.
FREITAS, L.M.A. et al (Org.). Anais do VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas. Estudos de literatura e cultura. 1. ed. Rio de Janeiro: ABH, 2016. v. 1. 934p.
FREITAS, L.M.A. et al. (Org.). Anais do VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas. Ensino de línguas e Estudos de linguagem. 1. ed. Rio de Janeiro: ABH, 2016. v. 1.
FREITAS, L.M.A.; COSTA, E.G.M. Sentidos en lengua española. 1. ed. São Paulo: Richmond, 2016.
Coleção didática para o ensino médio aprovada pelo PNLD 2018, com quase 2 milhões de exemplares distribuídos às escolas públicas brasileiras de todos os estados.
FREITAS, L.M.A. et al. (Org.). Caminhos do hispanismo: vozes críticas, tendências teóricas. 1. ed. Rio de Janeiro: 7 Letras / CNPq, 2015. v. 1. 219p.
FREITAS, L.M.A. et al (Org.). Hispanismo no Brasil: reflexões e sentidos em construção. 1. ed. São Carlos: Pedro e João Editores, 2014. v. 1. 258p.
FREITAS, L.M.A.; COSTA, E.G.M. (Org.). Livro de resumos do VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas. 1. ed. Rio de Janeiro: ABH, 2014. v. 1. 161p.
FREITAS, L.M.A.; VAZQUEZ, R.P. ; VARGENS, D.P.M. (Org.). Experiências Didáticas. O ensino de espanhol no Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: APEERJ, 2013. v. 1. 363p.
FREITAS, L.M.A. et al (Org.). Anais do XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. Língua e ensino 1. 1. ed. Rio de Janeiro: APEERJ, 2013. 760p.
FREITAS, L.M.A. et al (Org.). Anais do XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. Língua e ensino 2. 1. ed. Rio de Janeiro: APEERJ, 2013. 680p.
FREITAS, L.M.A. et al (Org.). Anais do XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. Língua e ensino 3. 1. ed. Rio de Janeiro: APEERJ, 2013. 505p.
FREITAS, L.M.A. et al (Org.). Anais do XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. Literaturas. 1. ed. Rio de Janeiro: APEERJ, 2013. 663p.
FREITAS, L.M.A.; VARGENS, D.P.M. Espanhol Instrumental. 1. ed. Curitiba: IESDE, 2010. 108p.
FREITAS, L.M.A. et al (Org.). Estudos Hispânicos: Língua, Literatura, Ensino, Pesquisa. 1. ed. Rio de Janeiro: APEERJ, 2009. v. 1. 301p.
FREITAS, L.M.A.; DAHER, D.C.; GIORGI, M.C. (Org.). Hispanismo 2006: Estudos de Linguagens. 1. ed. Rio de Janeiro: UERJ – Rede Sirius / CNPq, 2008. 463p.
FREITAS, L.M.A.; BARRETO, T.A. Práctica de la Enseñanza de Lengua Española I. 1. ed. Rio de Janeiro: CCAA Editora, 2008. 84p.
FREITAS, L.M.A.; DAHER, D.C.; GIORGI, M.C. (Org.). Anais do 4º Congresso Brasileiro de Hispanistas – Estudos de Linguagens – Volume II. 1. ed. Rio de Janeiro: UERJ-ABH-CNPq, 2007. v. 1. 463p.
FREITAS, L.M.A. et al (Org.). Anuario Brasileño de Estudios Hispánicos – Suplemento Jubileo de Plata de la APEERJ. 1. ed. Madrid: Ministerio de Educación y Ciencia, 2007. v. 1.
FREITAS, L.M.A. Programa e Livro de Resumos. Rio de Janeiro: ABH-UERJ, 2006. v. 1. 145p.
ALMEIDA, D. M. V. ; FREITAS, L.M.A. Cuirizar a educação linguística em espanhol: estranhando famílias. CARACOL , p. 512-542, 2023.
MARINS-COSTA, E. G.; FREITAS, L.M.A. Género discursivo como eje de propuestas didácticas para las clases de lenguas. Entrepalavras, [S.l.], v. 12, n. 1, p. 19-41, abr. 2022. ISSN 2237-6321.
FREITAS, L.M.A.; MENESES, M. P. Discurso, epistemologias do Sul e pedagogias decoloniais. Revista Gragoatá (UFF), v. 26, p. 857-875, 2021.
FREITAS, L.M.A. Educação linguística. Sede de Ler, v. 9, p. 5, 2021.
FREITAS, L. M.A.; SELLES, S.E. Prática e estágio nas normativas brasileiras sobre formação docente: Sentidos em construção. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 29, 2021.
FREITAS, L.M.A.; ALBUQUERQUE, C. T. . Produção escrita em livros didáticos de espanhol: uma análise de coleções aprovadas no PNLD. TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA, v. 58, p. 1221-1263, 2019.
FREITAS, L.M.A. Apresentação. Discurso: ciência, língua e ensino de línguas. Revista Eventos Pedagógicos, v. 10, p. 672-679, 2019.
FREITAS, L.M.A.; SOUZA, C. F. Trabalho docente em cursos livres de idiomas: discurso direto e a voz da hierarquia. Bakhtiniana – Revista de Estudos do Discurso, v. 13, p. 31-51, 2018.
FREITAS, L.M.A. Questões raciais e educação: entrevista a Iolanda de Oliveira. Abehache, v. 1, p. 183-198, 2017.
FREITAS, L.M.A. Políticas educativas e o espanhol na educação brasileira: entrevista a Elzimar Goettenauer de Marins Costa. Abehache, v. 1, p. 145-155, 2017.
VAZQUEZ, R.P. ; FREITAS, L.M.A. Língua Estrangeira e Língua Portuguesa no edital do PNLD 2011: aproximações e distanciamentos. Cadernos da Educação Básica, v. 2, p. 1-26, 2017.
VAZQUEZ, R.P. ; FREITAS, L.M.A. Língua Estrangeira e Língua Portuguesa no edital do PNLD 2011: aproximações e distanciamentos. Revista Práticas em Educação Básica, v. 1, p. 1-26, 2016.
SILVA, E.V. ; FREITAS, L.M.A. Entrevista com Lúcia Furtado de Mendonça Cyranka: contribuição das investigações da Sociolinguística Educacional para o ensino da Língua Portuguesa. Cadernos de Letras da UFF, v. 25, p. 15-22, 2015.
FREITAS, L.M.A.; DAHER, D.C. ; SANT’ANNA, V.L.A. Breve trajetória do processo de avaliação do livro didático de língua estrangeira para a educação básica no âmbito do PNLD. Eutomia (Recife), v. 1, p. 407-426, 2013.
PINHEIRO, T.S. ; FREITAS, L.M.A. Uma coleção didática para o ensino de latim em análise. Revista Escrita (PUCRJ. Online), v. 2012, p. 1-15, 2012.
FREITAS, L.M.A. Formação de professores de espanhol no Brasil: algumas reflexões. Eutomia (Recife), v. 1, p. 183-195, 2012.
FREITAS, L.M.A. Entre lembranças e esquecimentos: relato memorístico sobre o ensino de Espanhol no Rio de Janeiro. Hispanista (Edición Española), v. 46, p. 348, 2011.
FREITAS, L.M.A. O professor de espanhol em cursos livres: uma análise dialógica de atividade. Cadernos Neolatinos (UFRJ), v. 6, p. 1-7, 2010.
FREITAS, L.M.A.; VARGENS, D.P.M. Pluralidade Cultural nos Parâmetros Curriculares Nacionais: uma diversidade de vozes. Linguagem & Ensino (UCPel. Impresso), v. 12, p. 373-392, 2009.
FREITAS, L.M.A.; COSTA, E.G.M. ; RODRIGUES, F.C. A implantação do espanhol nas escolas brasileiras: polêmicas e desafios. Linguasagem (São Paulo), v. 10, p. 1, 2009.
FREITAS, L.M.A.; HOTTZ, M.E.U.T. ; GALLO, R.R. “Gathumor”: un análisis enunciativo del humor en las tiras cómicas de Gaturro. Hispanista (Edición Española), v. IX, p. 1, 2008.
FREITAS, L.M.A.; BARRETO, T.A. ; VARGENS, D.P.M. Diálogos em campo: um co-construção de saberes sobre o trabalho. Gragoatá (UFF), v. 25, p. 149-164, 2008.
FREITAS, L.M.A. Uma análise dialógica e ergológica da atividade do professor de cursos livres. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. XII, p. 116-124, 2008.
FREITAS, L.M.A.; BARRETO, T.A. Construindo uma história: a APEERJ e o ensino de espanhol no Brasil. Anuario Brasileno de Estudios Hispanicos, v. XVII, p. 65-77, 2007.
FREITAS, L.M.A.; BARRETO, T.A. ; MARESMA DURÁN, J. El español en Brasil: pasado, presente y futuro. Boletín de La Asociación Para La Enseñanza Del Español Como Lengua Extranjera Asele, Málaga, v. 34, n.Maio 2006, p. 41-50, 2006.
FREITAS, L.M.A.. Ensino de línguas estrangeiras para formação profissional: contribuições da abordagem ergológica e do dialogismo. Intercâmbio, v. XV, p. 29, 2006.
FREITAS, L.M.A. A língua espanhola no trabalho dos agentes de turismo. Alfa: Revista de Linguística (UNESP. Impresso), São Paulo, v. 49, n.2, p. 41-63, 2005.
FREITAS, L.M.A. O Círculo de Bakhtin, Volóchinov e Medviédev. In: Silmara Cristina Dela da Silva; Phellipe Marcel da Silva Esteves. (Org.). Teorias do texto, do discurso e da tradução. 1ed.Niterói: Eduff, 2023, v. , p. 17-54.
FREITAS, L.M.A. “Caminante no hay camino…”: entrevista a docentes de espanhol da educação básica. In: Camilla dos Santos Ferreira; Dayala Paiva de Medeiros Vargens. (Org.). Programa Alfabetização e Leitura: publicação comemorativa de seus 30 anos de existência. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2023, v. 1, p. 151-174.
FREITAS, L.M.A.; SILVA, G. O. M. . Maternagem e infância. In: Matos, Doris Cristina Vicente da Silva; Sousa, Cristiane Maria Campelo Lopes Landulfo de. (Org.). Suleando conceitos e linguagens: decolonialidades e epistemologias outras. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2022, v. , p. 255-264.
FREITAS, L.M.A.. O Cordel de Geo-grafias no varal da linguagem: entrevistas e discurso. In: Amelia Cristina Alves Bezerra; Jader Janer. (Org.). Cordel de Geo-grafias Conversas sobre trajetórias, estágio docente e formação. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, v. 1, p. 199-211.
FREITAS, L.M.A.; SILVA, G. O. M. Maternagem e infância. In: Matos, Doris Cristina Vicente da Silva; Sousa, Cristiane Maria Campelo Lopes Landulfo de. (Org.). Suleando conceitos e linguagens: decolonialidades e epistemologias outras. 1ed. Campinas: Pontes Editores, 2022, p. 255-264.
FREITAS, L.M.A.; FERREIRA, D. C. A. ; SANTOS, L. P. A. . Atividades escritas em cursos de Letras: relato de experiências. In: Jéssica do Nascimento Rodrigues; Fabiana Esteves Neves. (Org.). Educação Linguística em Práticas Discursivas Acadêmicas. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2021, v. 1, p. 133-150.
FREITAS, L.M.A.; COSTA, E.G.M. Gêneros discursivos como eixo da educação linguística em línguas adicionais. In: Sandra Possas. (Org.). Inglês na sala de aula: ação e reflexão. 2ed. São Paulo: Moderna, 2019, p. 49-55.
FREITAS, L.M.A.; GUIMARAES, A. Memória do livro didático de espanhol no Brasil: um panorama. In: Luciana Maria Almeida de Freitas; Elzimar Goettenauer de Marins Costa; Cristiano Silva de Barros. (Org.). O livro didático de espanhol na escola brasileira. 1ed. Campinas: Pontes, 2018, p. 15-33.
VARGENS, D.P.M. ; FREITAS, L.M.A. Educação linguística em espanhol para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental: por uma análise crítica de livros didáticos. In: Luciana Maria Almeida de Freitas; Elzimar Goettenauer de Marins Costa; Cristiano Silva de Barros. (Org.). O livro didático de espanhol na escola brasileira. 1ed. Campinas: Pontes, 2018, v. , p. 357-372.
FREITAS, L.M.A. Políticas linguísticas e formação docente na área de letras: constatações e reflexões. In: María del Pilar Roca; Socorro Cláudia Tavares de Sousa; Andrea Silva Ponte (Org.). Temas de Política Linguística no Processo de Integração Regional. 1ed. Campinas: Pontes, 2018, v. , p. 119-144.
VARGENS, D.P.M.; FREITAS, L.M.A. Língua espanhola nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise de uma coleção didática. In: Cácio José Ferreira; Elisabeth Britto da Costa; Wagner Barros Teixeira. (Org.). Múltiplos olhares sobre o ensino de línguas: material didático. 1ed. Manaus: EDUA, 2017, v. , p. 143-171.
FREITAS, L.M.A.; VARGENS, D.P.M. Libros de texto de español en Brasil: qué actividades proponen para la producción escrita?. In: Elvira Narvaja de Arnoux; Daniela Lauria. (Org.). Lenguas y discursos en la construcción de la ciudadanía sudamericana. 1ed.Gonnet/Buenos Aires: Unipe: Editorial Universitaria, 2016, v. , p. 41-57.
FREITAS, L.M.A. O currículo da licenciatura em espanhol: constatações e reflexões. In: Antônio R. Esteves; Magnólia Brasil Barbosa do Nascimento. (Org.). Hispanismo à brasileira (homenagem a Mario Miguel González). 1ed. Rio de Janeiro: ABH, 2014, v. , p. 233-256.
FREITAS, L.M.A.; VARGENS, D.P.M. ; SILVÉRIO, B.M.S. ; RODRIGUES, G.O. ; REIS, P. M. Projeto oficina de leitura em espanhol. In: FREITAS, L.M.A. et al. (Org.). Experiências Didáticas. O ensino de espanhol no Brasil. 1ed. Rio de Janeiro: APEERJ, 2013, v. , p. 197-202.
FREITAS, L.M.A.. Saberes em diálogo: a formação continuada de professores de espanhol na Universidade Federal Fluminense. In: Cristiano Silva de Barros; Elzimar Goettenauer de Marins Costa. (Org.). Se hace camino al andar : reflexões em torno do ensino de espanhol na escola. 1ed. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2012, v. , p. 65-80.
FREITAS, L.M.A.; VARGENS, D.P.M. Ler e escrever: muito mais que unir palavras. In: Cristiano Silva de Barros; Elzimar Goettenauer de Marins Costa. (Org.). Espanhol: ensino médio. 1ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010, Coleção Explorando o Ensino, v. 16, p. 191-220.
FREITAS, L.M.A.; BARRETO, T.A. ; VARGENS, D.P.M. O ensino de espanhol no Brasil: entre memórias e esquecimentos. In: Del Carmen Daher; Maria Cristina Giorgi; Isabel Cristina Rodrigues. (Org.). Trajetórias em enunciação e discurso: práticas de formação docente. 1ed. São Carlos: Editora Claraluz, 2009, v. , p. 153-172.
FREITAS, L.M.A. Na agência de turismo (gêneros em espanhol a partir de uma abordagem ergológica e dialógica). In: Del Carmen Daher; Luciana Maria Almeida de Freitas; Maria Cristina Giorgi. (Org.). Hispanismo 2006: Estudos de Linguagens. 1ed. Rio de Janeiro: UERJ – Rede Sirius, 2008, v. , p. 426-431.
FREITAS, L.M.A.; BARRETO, T.A. ; VARGENS, D.P.M. Cuando leer es más que unir palabras: la enseñanza de lectura en E/LE a partir de la perspectiva enunciativa. In: Vera Lucia de Albuquerque Sant’Anna; Cristina de S. Vergnano Junger; Angela Marina Chaves Ferreira. (Org.). Hispanismo 2006: Língua Espanhola. 1ed.Rio de Janeiro: UERJ – Rede Sirius, 2008, v. , p. 43-48.
FREITAS, L.M.A. O espanhol do turismo: o trabalho do agente de viagens. In: Luizete Guimarães Barros; Maria José Damiani Costa; Vera Regina de Aquino Vieira. (Org.). Hispanismo 2004: Língua Espanhola. 1ed. Florianópolis: ABH-UFSC, 2006, v. , p. 291-302.
FREITAS, L.M.A. Um gênero em análise: programas turísticos em língua espanhola. In: Tânia Shepherd; Zinda Vasconcellos. (Org.). Linguagem: teoria, análise e aplicações. 1ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2006, v. 2, p. 1-12.
FREITAS, L.M.A. O espanhol para o turismo: o trabalho dos agentes de viagens. In: Tânia Gastão Saliés; Tania Granja Shepherd. (Org.). Linguagem, Teoria, Análise e Aplicações. 1ed. Rio de Janeiro: Publit-UERJ, 2005, v. , p. 89-103.
FREITAS, L.M.A. Por qué no enseño ‘E/LE’? Espacio Santillana Español – Recopilación, São Paulo, n. 3, p. 28 – 28, 2018.
FREITAS, L.M.A. Qué español hablo yo? Pues, ¡español de Madureira! Espacio Santillana Español – Recopilación, São Paulo, n. 4, p. 32, 2018.
PINHEIRO, T.S.; FREITAS, L.M.A. Uma coleção didática para o ensino de Latim em análise. In: 1 Colóquio Internacional de Formação de professores de línguas estrangeiras: desafios da aprendizagem e do ensino, 2012, Rio de Janeiro. Anais do I CIFLE. Rio de Janeiro: UFRJ, 2012. p. 798-819.
FREITAS, L.M.A.; RODRIGUES, G.O. O ensino da leitura em espanhol: relato de um projeto de iniciação à docência em escolas públicas. In: Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL, 2011, Foz do Iguaçu. I CIPLOM Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL e I Encontro Internacional de Associações de Professores de Línguas. São Paulo: APEESP, 2010. p. 462-468.
FREITAS, L.M.A. La lengua española en el trabajo de agentes de viajes y touroperadores brasileños: un enfoque dialógico y ergológico. In: XVI Congreso de la Asociación Internacional de Hispanistas, 2010, Paris. Actas del XVI Congreso de la Asociación Internacional de Hispanistas. Frankfurt: Editorial Iberoamericana Vervuert, 2010. v. 1. p. 1-7.
FREITAS, L.M.A. O professor de espanhol em cursos livres: o ensino como trabalho. In: V Congresso Brasileiro de Hispanistas – I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas, 2009, Belo Horizonte. Anais do V Congresso Brasileiro de Hispanistas e I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2009. p. 2887-2895.
FREITAS, L.M.A.; VARGENS, D.P.M. Pluralidade cultural nos PCNs: uma diversidade de vozes e sentidos. In: V Congresso Brasileiro de Hispanistas – I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas, 2009, Belo Horizonte. Anais do V Congresso Brasileiro de Hispanistas e I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2009. p. 2896-2904.
FREITAS, L.M.A.; BARRETO, T.A. ; MARESMA DURÁN, J. Actividades con el cine para la clase de E/LE. In: IV Simposio Internacional de Didáctica de Español para Extranjeros José Carlos Lisboa, 2008, Rio de Janeiro. Actas del IV Simposio Internacional de Didáctica de Español para Extranjeros José Carlos Lisboa. Rio de Janeiro: Instituto Cervantes de Río de Janeiro, 2008. p. 457-466.
FREITAS, L.M.A. Ergologia e dialogismo: o Espanhol no trabalho dos agentes de turismo. In: XIII Congresso da ASSEL-RIO – Linguagens para o terceiro milênio, 2008, Niterói. XIII Congresso da ASSEL-RIO – Linguagens para o terceiro milênio. Niterói: ASSEL-RIO, 2008.
FREITAS, L.M.A. Uma análise dialógica e ergológica da atividade do professor de cursos livres. In: XII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2008, Rio de Janeiro. XII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia – Textos completos. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2008.
FREITAS, L.M.A.; MARESMA DURÁN, J. Cine y literatura. In: V Simposio Internacional de Didáctica de Español para Extranjeros José Carlos Lisboa, 2008, Rio de Janeiro. Actas del Simposio Internacional de Didáctica “José Carlos Lisboa”. Rio de Janeiro: Instituto Cervantes do Rio de Janeiro, 2008. p. 691-702.
FREITAS, L.M.A. Géneros digitales en la enseñanza del español para agentes de turismo. In: III Simposio Internacional de Didáctica de Español para Extranjeros José Carlos Lisboa, 2007, Rio de Janeiro. Actas del III Simposio Internacional de Didáctica de Español para Extranjeros José Carlos Lisboa. Rio de Janeiro: Instituto Cervantes de Río de Janeiro, 2007. p. 315-323.
FREITAS, L.M.A.; BARRETO, T.A. ; MARESMA DURÁN, J. ¡A divertirse! Mafalda, Gaturro y Cia. In: III Simposio Internacional de Didáctica de Español para Extranjeros José Carlos Lisboa, 2007, Rio de Janeiro. Actas del III Simposio Internacional de Didáctica de Español para Extranjeros José Carlos Lisboa. Rio de Janeiro: Instituto Cervantes de Río de Janeiro, 2007. p. 637-645.
FREITAS, L.M.A. Enseñanza de Español para fines específicos. In: I Congresso Pernambucano de Espanhol, 2007, Cabo de Sto Agostinho e Escada. Anais do I Congresso Pernambucano de Espanhol. Recife: APEEPE, 2007.
FREITAS, L.M.A.; BARRETO, T.A. ; MARESMA DURÁN, J. Actividades con historietas para la clase de E/LE. In: I Congresso Pernambucano de Espanhol, 2007, Cabo de Sto Agostinho e Escada. Anais do I Congresso Pernambucano de Espanhol. Recife: APEEPE, 2007.
FREITAS, L.M.A. Espanhol Instrumental. In: XI Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2007, Salvador. Actas del XI Congreso Brasileño de Profesores de Español. Brasilia: Embajada de España en Brasil – Consejería de Educación, Ministerio de Educación y Ciencia de España, 2007. p. 49-56.
FREITAS, L.M.A.; MARESMA DURÁN, J. ; BARRETO, T.A. Y fueron felices y comieron perdices: en la clase de E/LE con los cuentos de hadas. In: XI Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2007, Salvador. Actas del XI Congreso Brasileño de Profesores de Español. Brasilia: Embajada de España en Brasil ? Consejería de Educación, Ministerio de Educación y Ciencia de España, 2007. p. 330-340.
FREITAS, L.M.A. Na agência de turismo (gêneros em espanhol a partir de uma abordagem ergológica e dialógica). In: IV Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2007, Rio de Janeiro. Anais do … Congresso Brasileiro de Hispanistas. Rio de Janeiro: UERJ-ABH-CNPq, 2007. v. II. p. 426-431.
FREITAS, L.M.A.; BARRETO, T.A. ; VARGENS, D.P.M. Quando ler é mais que unir palavras: o ensino de leitura em E/LE a partir de uma abordagem enunciativa. In: IV Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2007, Rio de Janeiro. Anais do … Congresso Brasileiro de Hispanistas. Rio de Janeiro: UERJ-ABH-CNPq, 2007. v. I. p. 43-48.
FREITAS, L.M.A. El predominio de los escritos: español para los agentes de viajes. In: II Simposio de Didáctica de Español para Extranjeros “José Carlos Lisboa”, 2005, Rio de Janeiro. Actas del II Simposio de Didáctica de Español para Extranjeros “José Carlos Lisboa”. Rio de Janeiro: Instituto Cervantes de Río de Janeiro, 2005. p. 347-359.
FREITAS, L.M.A.; BARRETO, T.A. ; MARESMA DURÁN, J. Érase una vez. . . El género cuentos de hadas en la clase de E/LE. In: II Simposio de Didáctica de Español para Extranjeros “José Carlos Lisboa”, 2005, Rio de Janeiro. Actas del II Simposio de Didáctica de Español para Extranjeros “José Carlos Lisboa”. Rio de Janeiro: Instituto Cervantes de Río de Janeiro, 2005. p. 615-625.
FREITAS, L.M.A. Internet en la Enseñanza del Español del Turismo y Hostelería. In: XI Seminario de Dificultades Específicas para la Enseñanza del Español – Internet como herramienta para la clase de E/LE, 2004, São Paulo. Actas del XI Seminario de Dificultades Específicas para la Enseñanza del Español a Lusohablantes – Internet como Herramienta para la Clase de E/LE. Brasília: Embajada de España en Brasil – Consejería de Educación, MECD de España, 2004. p. 244-251.
FREITAS, L.M.A. La Enseñanza del Español del Turismo. In: I Simposio de Didáctica del Español como Lengua Extranjera: Teoría y Práctica, 2004, Rio de Janeiro. Actas del I Simposio de Didáctica del Español para Extranjeros: Teoría y Práctica. Rio de Janeiro: Instituto Cervantes de Río de Janeiro, 2004. v. 1. p. 278-287.
FREITAS, L.M.A. Género discursivo no puede convertirse en la nueva gramática. São Paulo: Santillana, 2020 (Texto em blog).
FREITAS, L.M.A. No país da gramática. Aún predominan actividades de gramática y vocabulario en clases de lenguas? São Paulo: Santillana, 2019 (Texto em blog).
FREITAS, L.M.A. Qué español hablo yo? Pues, ¡español de Madureira! São Paulo: Santillana, 2018 (Texto em blog).
FREITAS, L.M.A. La educación pública brasileña está pasando a manos privadas. São Paulo: Santillana, 2018 (Texto em blog).
FREITAS, L.M.A. Tiempos sombríos. São Paulo: Santillana, 2018 (Texto em blog).
FREITAS, L.M.A. Gracias, Antonieta Celani. São Paulo: Santillana, 2018 (Texto em blog).
FREITAS, L.M.A. ; COSTA, E.G.M. Si enseño a partir de textos, no enseño gramática. São Paulo: Santillana, 2017 (Texto em blog).
FREITAS, L.M.A.; COSTA, E.G.M. ‘Se vira nos trinta‘. São Paulo: Santillana, 2017 (Texto em blog).
FREITAS, L.M.A. Por qué no enseño “E/LE”?. São Paulo: Santillana, 2017 (Texto em blog).
FREITAS, L.M.A. Da fábrica à sala de aula: vozes e práticas tayloristas no trabalho do professor de espanhol em cursos de línguas. 2010. 309 f. Tese (Doutorado em Letras Neolatinas) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
FREITAS, L.M.A. Espanhol para o Turismo: o trabalho dos agentes de viagens. 2004. 202 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.