Equipe

O projeto 5GIRLS possui representação docente e discente em três localidades distintas: Niterói-RJ, no Campus da Praia Vermelha; em Quissamã, um município localizado na região Norte Fluminense; e, na cidade de Nova Friburgo localizada na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro.

Docentes

Discentes

Participantes externos

Instituições

CEFET/RJ – Campus Nova Friburgo

CEFET/RJ – Campus Nova Friburgo

Cursos:

Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Informática e em Administração. No nível superior, conta com bacharelado em Sistemas de Informação, licenciatura em Física, superior em Gestão de Turismo e Engenharia Elétrica.

Perfil do alunado:

O curso técnico de informática, no último ano letivo (2021), contou com 77 alunos matriculados, sendo 26 meninas (33%). No curso de bacharelado em sistemas de informação, a participação feminina pode ser considerada mais baixa em relação ao curso tecnológico do ensino médio. Neste curso, dentre os alunos matriculados no segundo semestre de 2018, apenas aproximadamente 13% eram mulheres. Desde 2014 até esta data, o maior percentual foi de 20% e o menor foi de 5%.

IFF – Campus Quissamã

IFF – Campus Quissamã

Cursos:

Integrado ao Ensino Médio – Eletromecânica, Informática e Administração; concomitante ao Ensino Médio – Eletromecânica; e subsequente ao Ensino Médio – Segurança do Trabalho.

Perfil do alunado:

No ano letivo de 2020.2 havia 335 homens e 279 mulheres. Já no ano letivo de 2021.2 (atual) há 154 homens e 114 mulheres. Ou seja, atualmente são 268 alunos. Devido a pandemia, ocorreram muitas perdas em razão de abandono e evasão nos cursos.

UFF – Campus da Praia Vermelha

UFF – Campus da Praia Vermelha

Cursos:

O Campus abriga os cursos de Engenharia (Elétrica; Telecomunicações, Civil, Produção, Agrícola e Ambiental, Química, Mecânica, Recursos Hidricos e de Meio ambiente; Petróleo); Ciência da Computação, Ciência Ambiental, Desenho Industrial, Sistemas de Informação, Física, Geofísica e Geografia.

Perfil do alunado:

Para o ano de 2021, dos quase 21mil alunos matriculados (excluindo-se os cursos de Física, Geofísica e Geografia), 75% eram homens e 25% mulheres. A disparidade aumenta, quando se observa apenas os dados dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, nos quais o percentual é de 88% de matriculados do sexo masculino e 22% do sexo feminino.

Skip to content