Inclusão Feminina

A sub-representação feminina é um problema visivelmente presente, sobretudo, nas áreas de Engenharias, Computação e Ciências Exatas e da Terra, expresso também no número de matrículas em cursos de formação profissional ou na proporção de postos de trabalho no mercado.

 

Girl Power

Origem

A natureza da sub-representação feminina tem raízes profundas e complexas. Para conseguir promover equidade de gênero no mercado de trabalho, são necessárias ações em várias frentes como, por exemplo, estabelecer políticas de inclusão, criar iniciativas que estimulem as meninas e mulheres escolherem cursar e fazer carreira em algum segmento da área das ciências exatas, e quebrar paradigmas sobre estereótipos de gênero preestabelecidos de que mulher não tem aptidão para seguir na área das ciências exatas em geral.

Alternativas

O aumento da representação feminina em áreas novas e em ampla ascensão é uma estratégia de extrema relevância para contribuição com ações atrativas e políticas públicas para inclusão igualitária das mulheres nos mundos do trabalho.

Partindo da premissa de que o acesso à formação profissional é um bem coletivo e estratégico para garantir os direitos humanos e que uma educação transformadora contribui para a construção de uma cidadania plena, ações de pesquisa e extensão que oportunizem aprendizado de meninas e mulheres nas áreas das ciências exatas podem facilitar o acesso ao mundo do trabalho, e por consequência reduzir a lacuna da sub-representação feminina.

Girl Power
Girl Power
Skip to content