Ferramentas de Gestão de Projetos em Engenharia

Edição 2021

Este curso foi pensado com os alunos de graduação, buscando trazer para mais próximo da realidade do dia a dia do(a) aluno(a) em que cada aluno irá trabalhar um estudo de caso a sua escolha. Esta edição é parte integrante das atividades do I Concurso de Inovação do TER (onde os alunos poderão desenvolver seu projeto de inovação).

Serão duas semanas de aulas on-line – 2ª, 4ª e 6ª de 2 horas, depois das 18:00 por duas semanas – com uma carga Horária total de até 48 horas (12 on-line 36 off-line). As aulas estão planejadas para ocorrerem nos dias 24/05 a 07/06/2021.

Os(as) alunos(as) serão agrupados(as) em equipes de trabalho tutoriados por um colega de graduação – que irá acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos ao longo do curso – mediado pelo responsável do curso.

Como resultado de lições aprendias nos anos anteriores, cada seção inicia com um período de 30 minutos para dúvidas, seguido do trabalho com o tópico do dia, finalizando com uma seção dos alunos com seus Tutores.

Nos estudos de caso que os participantes vão escolher para as suas práticas (livre), serão aplicadas ferramentas de gestão tais como: precificação, cronograma, medição de progresso, definição de escopo (ferramentas do PMIBook).

Para o curso, será necessário ter um equipamento com acesso à internet, conexão para suportar as aulas e trabalho em grupo on-line. Para desenvolver os exercícios serão necessários editor de texto e planilha eletrônica, assim como uso do aplicativo de gestão escolhido (cronograma).

As vagas serão oferecidas para alunos de graduação e pós graduação (total de até 120 vagas + 40 para alunos externos à UFF). Será emitido certificado de conclusão aos participantes que apresentarem todas as tarefas dentro do prazo, com uma avaliação igual ou acima de 6,0 (média aritmética simples, avaliação das tarefas encaminhadas para os tutores e avaliadas pelos mesmos – havendo dupla de tutores será buscado o consenso). Além da grade de avaliação de cada trabalho, a cada erro de português, percebido pelo tutor, será tirado 0,5 (meio), ponto da nota – como uma forma de convidar os participantes a re-ler entes de enviar o material.

Serão disponibilizados material pré-aula, avaliado com o preenchimento de um questionário on-line (Google Form), com uma breve apresentação complementar no horário da aula seguido de início do trabalho do dia acompanhado pelos tutores(as), em grupos de até 20 alunos, para acompanhamento da execução do exercício, responder dúvidas e encaminhar questionamentos para o canal principal se achar pertinente.

Processo Seletivo das até 120 vagas:

As(os) Alunas(os) que desejem se candidatar às vagas do curso deverão preencher este formulário de inscrição (link), disponibilizado entre os dias 21 Abril até 21 de Maio. A equipe irá selecionar seguindo os critérios:

1. Aluno regular dos Cursos de Engenharia (exceto as 40 vagas exclusivas);
2. Ter o maior percentual de conclusão do curso;
3. Cotas de 50% para feminino e/ou outros; e
4. Cota de 50% para pretos, pardos e indígenas.

Ao se candidatar o(a) aluno(a) cede os direitos de imagem, áudio e vídeo para fins de registro e divulgação desta e de outras ações no âmbito da UFF.

Caso o(a) aluno(a), deixar de participar e/ou entregar as tarefas propostas em mais de 2 ocasiões, este será desligado do programa, não tendo direito ao certificado.

Banco de Trabalhos de Referência

Para que os participantes possa ter uma referência para desenvolver seus próprios projetos, seguem os trabalhos desenvolvidos pelos tutores como referência:

ProjetoEntregáveisDeclaração de escopoEAP / WBSCronogramaCustos / Curva “S”
Festa de casamento (100 pax)PDF PDF PDF POD / PDF XLS
Imp. redes sociais - PET PDFPDFPDFPOD
InterEngPDFPDFPDFPOD
Novo Forno elétricoPDFPDFPDF
Promoção dia dos namoradosPDFPDFPDFGPF / PDFPDF / XLS
Seleção Trainees AgrhaPDFPDFPDFXLS
Semana PETPDFPDFNo Power PointPOD
Sistema int. de Peixes e HortaliçasPDFPDFPDFPOD / PDF
Trab. de grupo EdafologiaPDFPDFPDFPOD
Trab. em grupo DrenagemPDFPDFPDFPOD
Trab. em grupo SIGPDFPDFPDFPODPDF / XLS
Sistema fotovoltaico 25 kWp PDFPDF

Equipe de Tutoras(res) e seus Relatórios de Progress de Graduação (referência)

Marcos Teixeira – Prof. Resp. (marcos_teixeira@id.uff.br) – PDF

Ana Caroline Lopes Maria (ana_lopes@id.uff.br) – PDF

Bruna Assunção (bruna_assuncao@id.uff.br) – PDF

Giselle de Souza (gisellesouza@id.uff.br) – PDF

Jéssica Raposa Rocha (jessicaraposa@id.uff.br) – PDF

Jóice Azeredo Silva (joiceazeredo@id.uff.br) – PDF

Larissa Bomfim (larissa_bomfim@id.uff.br) – PDF

Laura Corrêa Saldanha da Gama (laurasaldanha@id.uff.br) – PDF

Lorena de Liz Pessôa Ramos (lorenaliz@id.uff.br) – PDF

Luana Pinheiro Diniz (luanadiniz@id.uff.br) – PDF

Mariana Dos Prazeres Oliveira (marianaprazeres@id.uff.br) – PDF

Mariana Pereira (pereira_mariana@id.uff.br) – PDF

Marina Galdez (marinagaldez@id.uff.br) – PDF

Patrícia Araújo (aaraujo.patricia@gmail.com) – PDF

Tainara Araújo Dias (tainaraaraujo@id.uff.br) – PDF

Vinicius Zunino (vzunino@id.uff.br) – PDF

Yuri de Lima Villacorta (yuri_lima@id.uff.br) – PDF

Chamada aberta para tutores da Edição 2021

Se você quer ter uma experiência de estar do outro lado da “Lousa”, e aprofundar seriamente em ferramentas de gestão, esta é sua oportunidade!!

Curso de formação – 22/01 a 01/02/2021 – 2a, 4a e 6a, das 18:00 às 20:00 (Via Zoom)

Inscrição: https://forms.gle/k4GJCV3Kmmm6TNoD6  ou  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd-9sOHLbL7-K2rJsChrj45wcQcrH8kn1IDSwSLi7rFyKO3Zg/viewform?usp=sf_link

Venha fazer parte desta equipe

Desenvolvimento dos trabalhos:

Bruna Vianna Pasqualette – Capacitação de funcionários no sistema de Gestão de Resíduos Sólidos

Laura Corrêa Saldanha da Gama -Festa de casamento diurna indoor para 100 pessoas
Lorena de Liz Pessôa Ramos – Instalação de uma usina fotovoltaica de 25 kWp (Médio porte)
Luana Pinheiro Diniz – Promoção do dia dos namorados e site de venda de Langerie
Mariana Dos Prazeres Oliveira – Instalação de novo Forno elétrico na Padaria (antes da páscoa)
Yuri de Lima Villacorta – Implementação de Sistema Integrado de Piscicultura e Hortaliça

Edição 2020

Este curso foi pensado com os alunos de graduação, engenheiras e engenheiros Agrícolas, da UFF. Buscando trazer para mais próximo da realidade do dia a dia do(a) aluno(a) em que cada aluno irá trabalhar um estudo de caso trazido de sua realidade, a exemplo de:

• Planejamento e realização do Intereng – Mariana Pereira, Victor Vigário Ballarini
• Trabalho em grupo na disciplina de Drenagem – Jéssica Raposa Rocha, Jóice Azeredo Silva
• Trabalho de grupo da disciplina de Edafologia – Larissa Bomfim, Marina Galdez
• Trabalho em grupo na Disciplinas de SIG – Sistema de Informações Geográfica – Ana Caroline Lopes Maria, Jéssica Raposa Rocha
• Planejamento e execução da Semana PET – Programa de Educação Tutorial – Bruna Assunção, Patrícia Araujo
• Processo de Seleção dos Trainees da Agrha – Presencial / Remoto – Tainara Araújo Dias, Vinicius Zunino
• Implementação da criação de conteúdo e de postagens nas redes sociais do PET – Giselle de Souza, Jóice A. Silva

Nos estudos de caso que os participantes vão escolher para as suas práticas (livre), serão aplicadas ferramentas de gestão tais como: precificação, cronograma, medição de progresso, definição de escopo (ferramentas do PMIBook).

Os(as) alunos(as) serão agrupados(as) em equipes de trabalho tutoriados por um colega de graduação – que irá acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos ao longo do curso – mediado pelo responsável do curso.

Para o curso, será necessário ter um equipamento com acesso à internet, conexão para suportar as aulas e trabalho em grupo on-line. Para desenvolver os exercícios serão necessários editor de texto e planilha eletrônica, assim como uso do aplicativo de gestão escolhido (cronograma).

Serão duas semanas de aulas on-line – 2ª, 4ª e 6ª de 2 horas, depois das 18:00 por duas semanas – com uma carga Horária total de até 48 horas (12 on-line 36 off-line). As aulas estão planejadas para ocorrerem nos dias 24/05 a 07/06/2021.

As vagas serão oferecidas para todos os alunos de graduação da Escola de Engenharia UFF (total de até 80 vagas + 20 para alunos externos à UFF). Será emitido certificado de conclusão aos participantes que apresentarem todas as tarefas dentro do prazo, com uma avaliação igual ou acima de 6,0 (média aritmética simples, avaliação das tarefas encaminhadas para os tutores e avaliadas pelos mesmos – havendo dupla de tutores será buscado o consenso).

Serão disponibilizados material pré-aula, avaliado com o preenchimento de um questionário on-line (Google Form), com uma breve apresentação complementar no horário da aula seguido de início do trabalho do dia acompanhado pelos tutores(as), em grupos de até 20 alunos, para acompanhamento da execução do exercício, responder dúvidas e encaminhar questionamentos para o canal principal se achar pertinente.

Processo Seletivo das até 80 vagas:

As(os) Alunas(os) que desejem se candidatar às vagas do curso deverão preencher este formulário de inscrição (link), disponibilizado entre os dias ainda a definir 22/07/20 a 21/08/20. A equipe irá selecionar seguindo os critérios:

1. Aluno regular dos Cursos de Engenharia da UFF (exceto as 20 vagas exclusivas);
2. Ter o maior percentual de conclusão do curso;
3. Cotas de 50% para feminino e/ou outros; e
4. Cota de 50% para pretos, pardos e indígenas.

Ao se candidatar o(a) aluno(a) cede os direitos de imagem, áudio e vídeo para fins de registro e divulgação desta e de outras ações no âmbito da UFF.

Caso o(a) aluno(a), deixar de participar e/ou entregar as tarefas propostas em mais de 2 ocasiões, este será desligado do programa, não tendo direito ao certificado.

Equipe

Marcos Teixeira – Prof. Resp. (marcos_teixeira@id.uff.br)
Ana Caroline Lopes Maria (ana_lopes@id.uff.br)
Bruna Assunção (bruna_assuncao@id.uff.br)
Giselle de Souza (gisellesouza@id.uff.br)
Jéssica Raposa Rocha (jessicaraposa@id.uff.br)
Jóice Azeredo Silva (joiceazeredo@id.uff.br)
Larissa Bomfim (larissa_bomfim@id.uff.br)
Mariana Pereira (pereira_mariana@id.uff.br)
Marina Galdez (marinagaldez@id.uff.br)
Patrícia Araújo (aaraujo.patricia@gmail.com)
Tainara Araújo Dias (tainaraaraujo@id.uff.br)
Vinicius Zunino (vzunino@id.uff.br)

Aula 1 – Visualizando o Projeto
Entregáveis – Material de Aula – PDF
Exemplo de Entregáveis para os estudos de caso Download
Tarefa Pré-Aula 1 –  Formulário
Tarefas Pós-Aula 1 – Escrever em Editor de texto os entregáveis do seu projeto e enviar para o Tutor para avaliação.
Critérios de Avaliação – Abrangeu os diferentes entregáveis envolvidos, começou a construir uma visão abrangente do projeto?

Aula 2 – Definindo o Projeto
Escopo – Material de Aula – PDF

Explicação sobre os elementos da Definição de Escopo – Vídeo
Exemplo de Escopos para os estudos de caso:

• Planejamento e realização do Intereng – PDF
• Trabalho em grupo na disciplina de Drenagem – PDF
• Trabalho de grupo da disciplina de Edafologia – PDF
• Trabalho em grupo na Disciplinas de SIG – PDF
• Planejamento e execução da Semana PET – PDF
• Processo de Seleção dos Trainees da Agrha – PDF
• Implementação da equipe de postagens nas redes do PET – PDF

Tarefa Pré-Aula 2 – Formulário
Tarefa Pós-Aula 2 – Escrever em Editor de texto o escopo do seu projeto e enviar para o Tutor para avaliação.
Critérios de Avaliação – Abrangeu as diferentes disciplinas, abarcou todas as equipes, se definiu os parâmetros chaves (local, tempo e custo).

Aula 3 – Organizando o Projeto
EAP / WBS – Material de Aula – PDF
Exemplo de EAP, nas três formas – todas para a Semana PET – Download
Exemplo de EAP para os estudos de caso:

• Planejamento e realização do Intereng – PDF
• Trabalho em grupo na disciplina de Drenagem – PDF
• Trabalho de grupo da disciplina de Edafologia – PDF
• Trabalho em grupo na Disciplinas de SIG – PDF
• Processo de Seleção dos Trainees da Agrha – PDF
• Implementação da equipe de postagens nas redes do PET – PDF

Tarefa Pré-Aula 3 – Formulário
Tarefas Pós-Aula 3 – Entregar a EAP do seu projeto para avaliação pelo monitor.
Critérios de Avaliação – Abrangeu o escopo, ou deixou algo de fora? Incluiu os itens Geral e contingência?

Aula 4 – Planejando o Projeto
Cronograma – Material de Aula – PDF
Exemplo de Cronograma para a o curso de Engenharia Agrícola e Ambiental UFF – Download  / POD
Link para a pagina do programa indicado – WWW
Exemplo de Cronograma para os estudos de caso:

• Planejamento e realização do Intereng – POD
• Trabalho em grupo na Disciplinas de SIG – POD
• Implementação da equipe de postagens nas redes do PET – POD

Tarefa Pré-Aula 4 – Formulário
Tarefas Pós-Aula 4 – Entregar o cronograma do seu projeto no programa de sua escolha.
Critérios de Avaliação – Manteve a estrutura da EAP, cada item da EAP tem ao menos uma atividade (mesmo que do mesmo nome), o Cronograma como um todo tem um Início e um Fim, o caminho crítico parece consistente (normalmente indica falha na lógico do cronograma se não).

Aula 5 – Precificando o Projeto
Custos, progresso e Curva “S” – Material de Aula – PDF
Exemplo de Precificação e Elaboração da Curva “S” para a o curso de Engenharia Agrícola e Ambiental UFF – Download / XLS  Vídeo
Exemplo de Precificação para os estudos de caso:

• Planejamento e realização do Intereng – PDF
• Trabalho em grupo na disciplina de Drenagem – PDF
• Trabalho de grupo da disciplina de Edafologia – PDF
• Trabalho em grupo na Disciplinas de SIG – PDF  XLS
• Planejamento e execução da Semana PET – PDF
• Processo de Seleção dos Trainees da Agrha – PDF
• Implementação da equipe de postagens nas redes do PET – PDF

Tarefa Pré-Aula 5 – Formulário
Tarefas Pós-Aula 5 – Entregar a planilha de custo do seu projeto, com a indicação da Curva “S” esperada.
Critérios de Avaliação – Manteve a estrutura da EAP e atividades de cronograma? Está consistente, é possível extrair a curva “S”, e se ela tem o formato esperado.

Aula 6 – Comunicando o Projeto
Comunicando o Projeto – Material de Aula – PDF
Tarefa Pré-Aula 6 – Formulário
Relatório de progresso do seu curso de Graduação:

• Marcos Teixeira – PDF
• Ana Caroline Lopes Maria – PDF
• Bruna Assunção – PDF
• Giselle de Souza – PDF
• Jéssica Raposa Rocha – PDF
• Jóice Azeredo Silva – PDF
• Larissa Bomfim – PDF
• Mariana Pereira – PDF
• Marina Galdez – PDF
• Patrícia Araújo – PDF
• Tainara Araújo Dias – PDF
• Vinicius Zunino – PDF

Tarefas Pós-Aula 5 – Fazer o relatório do seu curso de graduação
Formulário de avaliação e sugestão de melhoria – Formulário

Translate »
Skip to content