Projeto Morro da Boa Vista

Reflorestamento no Morro Boa Vista – 2018 – 2022

O projeto em questão consiste no uso de técnicas conservacionistas, como plantio em curvas de nível, criação de aceiros e construção de paliçadas, na implantação de um reflorestamento utilizando-se o método de nucleação, com o uso de mudas nativas da mata atlântica produzidas pelo Viveiro de mudas da Companhia de Limpeza urbana de Niterói ? CLIN. O projeto tem como finalidade a recuperação da biodiversidade do local propiciando o habitat adequado aos animais, prevenindo a erosão do solo e o rolamento de pedras e a proteção contra queimadas, que constantemente ameaçam os moradores do entorno do local.

Vídeo Apresentando o Projeto – Vídeo

Resultados

2021

SIGProj N°: 362749.2033.220199.04012021

Plantio em parceria com o ECO Social

Em parceria com alunos da UFF do Curso de Engenharia Agrícola, a Companhia de limpeza de Niterói realiza ação de plantio com os jovens do Projeto Ecosocial no Morro Boa Vista

Na sexta (dia 22/01), foi realizada a segunda etapa de capacitação dos jovens do Projeto Ecosocial, junto a CLIN – Companhia de Limpeza urbana de Niterói e Instituto Moleque Mateiro de Ed. Amb., contou com o auxílio dos integrantes do Programa de Educação Tutorial de Engenharia Agrícola e Ambiental (PET Agrícola e Ambiental) da Universidade Federal Fluminense.

Jovem Ecosocial – O programa desenvolvido pela Prefeitura de Niterói através do Pacto Contra a Violência, ação coordenada pelo Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental, e realizado em parceria com a Firjan, visa a promover a inclusão social de forma qualificada, desenvolver habilidades sociais e competências profissionais, por meio de capacitação técnica profissionalizante.

Essa capacitação consistiu na ida dos jovens ao reflorestamento do Morro da Boa Vista, que é coordenado e implementado pela CLIN, em parceria com a UFF, para que eles presenciassem de perto como é feito o trabalho de plantio, as técnicas utilizadas, as dificuldades enfrentadas e a importância e benefícios provenientes da recuperação de áreas degradadas.

Essas atividades de capacitação tiveram início no dia 15 de janeiro com a apresentação teórica sobre a produção de mudas do Viveiro da CLIN e a implantação do reflorestamento, além da realização de trabalhos práticos na parte de produção de mudas.

Além dessa segunda etapa de plantio no Morro da Boa Vista, no dia 29 de janeiro, a CLIN e a UFF irão concluir esses encontros de capacitação dos jovens com um plantio simbólico na comunidade do Cavalão, uma das 11 comunidades que são abrangidas pelo Projeto Niterói Jovem Ecosocial.

2019

SIGProj N°: 314156.1599.220199.29092018

Plantio na Ilha do Pontal 18/08/2016

Domingo de sol e educação ambiental: foi assim que o PET de Engenharia Agrícola e Ambiental da UFF em parceria com a CLIN – Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói, promoveu o plantio de 54 mudas de espécies de restinga na Ilha do Pontal, Lagoa de Piratininga, com a participação das crianças do grupo Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia. A atividade faz parte de um conjunto de ações de conscientização ambiental e divulgação do Projeto de Reflorestamento do Morro Boa Vista feito em parceria entre o PET Agrícola e a CLIN desde outubro de 2018

Plantio no Morro Boa Vista – dia 07/05/2019

No dia 07/05/2019, UFF, estudantes do Colégio Estadual José Bonifácio, CLIM (Companhia de limpeza de Niterói) e Prefeitura de Niterói, subiram o Morro da Boa Vista para junto com moradores da comunidade plantar mais de 70 mudas de espécies da Mata Atlântica.

Numa ação de extensão coordenada com a equipe didática do colégio, buscando envolver alunos e moradores do entrono, os próprios moradores foram os protagonistas em mais um plantio de recuperação desta encosta, levando qualidade de vida, controle de erosão e enchentes para o bairro do Fonseca em Niterói.

Matéria Blog Grael – Aqui

Matéria Prefeitura Niterói – Aqui

Oficina no Colégio Estadual José Bonifácio – 16/04/2019

No dia 07/05/19, no Colégio Estadual José Bonifácio (Fonseca, Niterói), os alunos de Engenharia Agrícola da UFF participaram de ação de educação ambiental com os alunos do colégio, como parte do projeto de reflorestamento do Morro Boa Vista, cuja próxima atividade prevê o plantio deávores nativas da Mata atlântica.

No dia 16 de abril de 2019, numa ação realizada pelo Programa de Educação Turtorial do curso de Engenharia Agrícola, em parceria com a Companinha de Limpeza de Niterói – CLIN e a Prefeitira de Niterói, tivemos mais uma etapa do projeto Reflorestamento do Morro Boa Vista. Ação esta de plantio de mudas de árvores frutíferas e ornamentais na Escola, convidando a comunidade para, eles próprios na próxima etapa do projeto, plantarem as mudas que irão revegetar uma das encostas do morro.

Esta ação de Extensão Universitária, aproximam a universidade da comunidade, demonstrando para os alunos do a importância da recuperação ambiental da área e ambientes do entorno do seu bairro, convidando-os para tomarem parte desta ação de recuperação ambiental, empodernado a comunidade em uma ção de gestão integrada da Prefeitura, CLIN e Universidade.

Matéria O Fluminense – Aqui

Projeto nas páginas da UFF – Aqui

Fichas das Espécies Utilizadas

A
Abiu – PDF
Açoita Cavalo – PDF
Alecrim de Campinas – PDF
Amendoim Bravo – PDF
Angico Branco – PDF
Angico Vermelho – PDF
Araçá Amarelo – PDF
Araçá Boi – PDF
Araribá – PDF
Araticum  – PDF
Aroeira Vermelha – PDF
Arruda Vermelha – PDF

B
Babosa Branca – PDF
Boleira – PDF

C
Cabralea canjerana (Vell.) Mart. – PDF
Cafezinho – PDF
Cajá – PDF
Candeira – PDF
Canjerana – PDF
Cedro – PDF
Cereja do Rio Grande – PDF

D

E
Eugenia involucrata DC. – PDF 
Embauba – PDF
Embiriçu – PDF

F
Farinha Seca – PDF
Fruto do Sabiá – PDF

G
Goiaba – PDF
Grandiúva – PDF
Grumixama – PDF
Guapuruvu – PDF
Guarantãn – PDF
Guatambú – PDF

H

I
Ingá Branco – PDF
Ingá de Macaco – PDF
Ingá do Brejo – PDF
Ipê Amarelo – PDF
Ipê Amarelo Cascudo – PDF
Ipê Branco – PDF
Ipê Cinco Folhas – PDF
Ipê Roxo de Bola – PDF
Ipê Roxo – PDF
Ipê Verde – PDF

J
Jabuticaba – PDF
Jacarandá Caroba – PDF
Jacarandá da Bahia – PDF
Jacarandá de Espinho – PDF
Jenipapo – PDF
Jequitibá Branco – PDF
Jequitibá Vermelho – PDF
Jurema – PDF

K

L
Leiteira – PDF
Lecythis pisonis Cambess  – PDF

M
Maria Mole – PDF
Maricá – PDF
Mimosa bimucronata DC. Kuntze – PDF
Mulungu – PDF
Mutambo – PDF

N

O
Oití – PDF
Orelha de Macaco – PDF

P
Paineira Rosa – PDF
Palmeira Baba de Boi – PDF
Palmeira Juçara – PDF
Pau Brasil – PDF
Pau d’alho – PDF
Pau Ferro – PDF
Pau Formiga – PDF
Pau Jacaré – PDF
Pau Magro – PDF
Pau Rei – PDF
Pau Vidro – PDF
Pau Viola – PDF
Pitanga – PDF
Pouteria torta (Mart.) Randlk. – PDF

Q
Quaresmeira – PDF
Quina de São Paulo – PDF

R
Rollinia sericeae (R.E. Fries) – PDF

S
Saguaragi – PDF
Sapucaia – PDF
Schizolobium parahyba (Vell.) Blake – PDF
Sibipiruna  – PDF
Spondias mombin L.  – PDF
Swartzia apetala Raddi – PDF

T
Tabebuia chrysotricha – PDF 
Tapiá – PDF

U
Urucum – PDF

V

X

Y

W

Z

2018

Matéria sobre as ações do alunos – Aqui

Translate »
Skip to content