O projeto se destina a estabelecer um local de referência para a promoção do Ecodesenvolvimento e da sustentabilidade nas áreas de preservação de Niterói e Maricá. O LaBeSeTe foi criado para ser um laboratório vivo de demonstração e desenvolvimento, com o objetivo de divulgar, de forma sistemática e coordenada, práticas, estudos e ensinos que modifiquem as relações entre as populações urbanas e periurbanas com as suas áreas de preservação e seu entorno.
Assim, foi estabelecido um ponto focal geográfico na Cabana da Arara, como um centro de atividades, pesquisa e difusão de conhecimentos, que
promovem um relacionamento saudável da população local com o ecossistema nativo e o seu desenvolvimento sustentável.
O território abrangido inclui ainda uma série de espaços de grande importância histórica, ambiental e turística, que, entretanto, não são conhecidos e explorados pela população das cidades vizinhas.
Estão próximos da Cabana da Arara o Parque Estadual da Serra da Tiririca, o Polo Turístico Caminho de Darwin e o Parque Rural de Niterói, bem como outros espaços que abrigam atividades de grande interesse, demonstrando o grande potencial da região.
A Cabana deverá ser a sede principal de desenvolvimento e projeção das atividades. Através do aprimoramento da sede e desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa, o Projeto LaBeSeTe irá construir um espaço físico destinado à disseminação de ideias e formação de novas redes de conhecimento, tecnologia e práticas sustentáveis, a serem desenvolvidas “in loco”.
Site com as informações sobre o parque (INEA) – Link
Atividades 2024 – (SIGProj 402640.2247.220199.12062024)
Demonstração de Ações para Aumento de resiliência As mudanças Climáticas
Dinamização do uso do Parque como instrumento de turismo com a comunidade local
Guia para a observação de Lepidoptera no Parque Estadual da Serra da Tirica / RJ