Professora Cristiane

Plano de curso - 01/2007

DataAssunto
12/marApresentação do curso
14/marNatureza e função da radiação eletromagnética. Interação energia, alvo, atmosfera e sensor. Espectro eletromagnético. Classificação dos sensores remotos.
19/marGeometria das fotografias aéreas. Estereoscopia.
21/marAula prática: Estereoscopia..
26/marCritérios de fotointerpretação e padrões de drenagem.
28/marAula prática: Identificação de formas de relevo.
02/abrAula prática: Geometria da fotografias aéreas.
04/abr

Aula prática: Mapeamento de drenagem
09/abrAula prática: Mapeamento de drenagem
11/abrAula prática: Mapeamento de drenagem
16/abrAula prática: Mapeamento de drenagem
23/abrXIII SBSR
25/abrXIII SBSR
30/abrImagens de Radar.
02/maiAula prática: Imagens de radar.
07/maiResolução espacial. Assinatura espectral. Resolução espectral. Resolução temporal.
09/maiEvolução do Sensoriamento Remoto. Características dos principais sistemas orbitais. Visita ao IBGE .
14/maiMapeamento do uso e cobertura do solo. Preparação do trabalho de campo.
16/maiIntrodução aos SIG.
21/maiAula prática: Mapeamento do uso e cobertura do solo: estereoscopia e vetorização.
23/maiAula prática: Mapeamento do uso e cobertura do solo: estereoscopia e vetorização.
28/maiAula prática: Mapeamento do uso e cobertura do solo: estereoscopia e vetorização.
30/maiAula prática: Mapeamento do uso e cobertura do solo: estereoscopia e vetorização.
02/junAula prática: Mapeamento do uso e cobertura do solo: estereoscopia e vetorização.
04/junAula prática: Mapeamento do uso e cobertura do solo: estereoscopia e vetorização.
06/junProva.
11/junTrabalho de campo.
13/junAula prática: Mapeamento do uso e cobertura do solo: estereoscopia e vetorização.
18/junAula prática: Mapeamento do uso e cobertura do solo: estereoscopia e vetorização.
20/junAula prática: Mapeamento do uso e cobertura do solo: estereoscopia e vetorização.
25/junAula prática: Mapeamento do uso e cobertura do solo: estereoscopia e vetorização.
02/julDivulgação das notas
04/julVS
Plano de curso - 01/2007

Bibliografia

1) Sensoriamento Remoto: conceituação e histórico. Natureza e função da radiação eletromagnética. Interação energia, alvo, atmosfera e sensor. Espectro eletromagnético. Classificação dos sistemas sensores.
– Avery, T.E.; Berlin, G.L. Fundamentals of Remote Sensing and Airphoto Interpretation. Prentice Hall. New Jersey. 1-15p. (bilbioteca)
– Covre, M. Do Balão ao Satélite – A Coleta de Informações para Objetivos de Inteligência. Revista Fator GIS. Ano 5.Número 20. Sagres Editora. Curitiba, 1997. p. 52-55
– Crosta, A. Sensoriamento Remoto. In: Anuário FatorGIS 97: o guia de referência do geoprocessamento. Curitiba. SAGRES. 1997. C-10/21.
– Crosta, Álvaro P. Século XXI em Alta Resolução. Revista Fator GIS. Ano 4. Número 15. Sagres Editora. Curitiba, 1996. 14-17p
– Francisco, C.N. Curso de Extensão – Interpretação e Prática Cartográfica para o Ensino Escolar – Módulo: Sensoriamento Remoto. Departamento de Cartografia. Instituto de Geociências . UFF. Niterói, 1999. Versão 2
– Novo, E.M.L. Sensoriamento Remoto – Princípios e Aplicações. Ed. Edgard Blücher. São Paulo, 1989. Cap. 1 Introdução. 1-7p (biblioteca)
2) Radares: princípios básicos.
– Lima. M.I.C. Introdução à interpretação radargeológica. Rio de Janeiro: IBGE, 1995. Capítulo 1: Princípios básicos de radar de visada lateral.
– Paradella, Waldir Renato. Radares Imageadores com tecnologia espacial. Revista InfoGeo. Ano 3 Nº 21. Nov/dez 2001.

3) Geometria básica das fotografias aéreas: distância focal, altura do vôo, escala, recobrimento lateral, recobrimento longitudinal. Classificação das fotografias aéreas. Estereoscopia. Critérios para fotointerpretação.

– Rosas, Roberto. Introdução ao Sensoriamento Remoto. EDUFU. 1995.Cap. 6 Fotogrametria e Fotointerpretação 67-83p.
– Garcia, G. J.; Marchetti. D.A.B. Princípios de Fotogrametria e Fotointerpretação. Ed. Nobel. São Paulo, 1986. Cap.4 Estereoscopia 57-69 p.
– Florenzano, Teresa Gallotti. Imagens de Satélite para Estudos Ambientais. São Paulo: Oficina de Textos, 2002. Cap. 4 Interpretação Imagens 41-54p.

4) Caracterização das imagens multiespectrais e orbitais.

– Silva, A.L.G.; Francisco, C.N. Principais Sistemas Sensores. Apostila para Curso de Sensoriamento Remoto. Departamento de Cartografia. Instituto de Geociências. UFF. Niterói, 2001.
5) SIG. Representação geométrica de dados geográficos digitais: matricial e vetorial.
– Carvalho, Marília Sá; Pina, Maria de Fátima; Santos, Simone Maria. Conceitos Básicos de Sistemas de Informação Geográfica e cartografia aplicados à Saúde. Brasília: Organização Panamericana da Saúde, Ministério da Saúde, 2000. 54-66p. (biblioteca)
Outras fontes:
– Anderson, P. Fundamentos da Fotointerpretação. SBC. 1982. (biblioteca)
– Garcia, G. J.; Marchetti. D.A.B. Princípios de Fotogrametria e Fotointerpretação. Ed. Nobel. São Paulo, 1986. (biblioteca)
– Loch, C. Interpretação de Imagens Aéreas. Noções básicas e algumas aplicações nos campos profissionais. Ed.UFSC. Florianópiolis,1984. (biblioteca)
– Loch, C; Lapolli, E.M. Elementos Básicos da Fotogrametria e sua Utilização Prática. Ed.UFSC. Florianópiolis,1989. (biblioteca)
– Meneses, Paulo Roberto; Netto, Madeira José da Silva. Sensoriamento remoto. Reflectância dos alvos naturais. Brasília: UnB; Planaltina: Embrapa Cerrados, 2001. 262p.
– Moreira, Maurício Alves. Fundamentos de Sensoriamento Remoto e Metodologias de Aplicação. São José dos Campos: INPE. 2001.