Áreas de pesquisa
Os dois campos técnico-científicos que estão diretamente relacionados ao objeto do projeto 5GIRLS, a digitalização do sistema elétrico de potência e a tecnologia 5G, são áreas novas e em plena fase de estruturação. Por serem áreas de atuação mais recentes, usualmente a demora entre a implementação pelas indústrias e a reformulação dos currículos de cursos profissionais nas universidades e institutos é maior. Logo, a participação das estudantes em ações de pesquisa e extensão que oportunizem aprendizado nestas novas áreas pode facilitar o acesso ao mundo do trabalho, e por consequência reduzir a lacuna da sub-representação feminina.

5G
O 5G é mais do que apenas um passo evolutivo para uma nova geração de tecnologia de conectividade móvel; ele representa uma transformação fundamental do papel que a tecnologia móvel desempenha na sociedade. À medida que a demanda por conectividade contínua cresce, o 5G é uma oportunidade para criar uma rede ágil e desenvolvida sob medida.

Sistema Elétrico
As aplicações de missão crítica do Sistema Elétrico possuem requisitos rígidos e específicos a serem atendidos pelas tecnologias de comunicação utilizadas, como a baixa latência no envio e recebimento de sinais, a alta confiabilidade e disponibilidade, baixo consumo de bateria e a alta conectividade entre uma quantidade massiva de dispositivos.

Inclusão Feminina
O aumento da representação feminina em áreas novas e em ampla ascensão é uma estratégia de extrema relevância para contribuição com ações atrativas e políticas públicas para inclusão igualitária das mulheres nos mundos do trabalho. Na área de exatas temos uma lacuna de participação feminina e esse projeto visa reduzir esse desafio no âmbito acadêmico e empresarial.
Notícias
Instituições Parceiras
Além do apoio e participação ativa da Universidade Federal Fluminense, temos a colaboração do Instituto Federal Fluminense, Campus Quissamã, e do CEFET/RJ, Unidade Nova Friburgo. No âmbito empresarial, temos a TIM e a GE Renewable Energy nos auxiliando a realizar visitas técnicas, minicursos, palestras, dentre outras atividades agregadoras para as alunas e para toda a comunidade.
