Prof Reginaldo Demarque

Geometria Analítica – RCN00023 – 2022-1

Informações Básicas

Apresentação do Curso

Este curso é constituído de dois grandes módulos:

Geometria Analítica Plana e Geometria Analítica Espacial

Faremos um curso híbrido, usando a metodologia da Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom), veja aqui. O curso é presencial, entretanto vamos inverter a lógica da sala de aula tradicional. O conteúdo expositivo será realizado em casa através de videoaulas e o conteúdo prático será feito em sala de aula. Sendo assim, teremos 2 aulas presenciais por semana normalmente onde trabalharemos o conteúdo que vocês devem assistir em casa.

Para moderar essa metodologia, usaremos o Moodle como Ambiente Virtual  de Aprendizagem (AVA). Nele serão postados todos os materiais usados e serão realizadas as discussões e comunicações.

Os módulos serão distribuídos em tópicos semanais, que estão apresentados na seção 4 deste documento.

Em cada semana vocês encontrarão uma série de lições, no moodle, cujo objetivo é apresentar o conteúdo. Estas lições serão constituídas de pequenas videoaulas que vocês devem assistir e de exercícios valendo pontos. Ao fim das lições será deixada uma lista de exercícios para serem trabalhados na aula presencial.

Neste curso temos duas turmas, a Turma K1 (turma dos calouros) e Turma R1 (turma dos veteranos). O curso será o mesmo para as duas turmas, mas o horário é diferente. A turma R1 terá aula presencial às Terças e Quintas, enquanto que a turma K1, às Segundas e Quartas, ambas no horário de 8h às 10h da manhã.

A dinâmica semanal será a seguinte:

1. O conteúdo da semana será postado na plataforma do moodle.
  2. Os alunos devem fazer as lições ao longo da semana.
  3. Após terminar as lições, deve-se fazer os exercícios propostos da lista de exercícios que serão trabalhados na aula presencial.
  4. O fórum de dúvidas deve ser usado para comunicação e discussão dos conteúdos.
  5. Na semana seguinte teremos nossas aulas presenciais. A primeira aula da semana será usada com atendimento para o esclarecimento de dúvidas e discutir os conteúdos da semana. Na segunda aula da semana vamos trabalhar exercícios da lista, onde os grupos serão convidados a realizar os exercícios na lousa. Para que a metodologia funcione, é essencial que o material das lições seja consumido na semana anterior.

A avaliação será constituída de:

A nota final do curso será a média ponderada entre as lições, as provas e os testes, com pesos 4 e 6, respectivamente. Assim a nota final é calculada pela fórmula:

NF=0,5*L+0,4*P+0.1*T,

onde NF é a nota final, L é a média aritmética de todas as lições e P é a média aritmética das provas e T a média aritmética dos testes.

Segunda Chamada e Verificação Suplementar.

Em concordância com o Regulamento dos Cursos de graduação em seu Art. 99, a Verificação Suplementar (VS) é vetada aos discentes já aprovados e é obrigatória para aqueles que tenham obtido média parcial entre 4,0 e 5,9, sendo esses dois limites incluídos.

Como regulamentado pelo  Regulamento dos Cursos de graduação em seu Art. 98, o aluno tem direito a uma avaliação de segunda chamada (VR), que substituirá uma, e somente uma, das avaliações que tenha faltado. Como os prazos das lições e os testes numéricos são grandes não há necessidade de VR. Neste caso só teremos VR para uma das duas provas.

As datas da VS e da 2ª chamada estão descritas no cronograma a seguir.

Cronograma

A seguir a proposta de cronograma para este curso. Cabe ressaltar que esta proposta pode sofrer pequenas alterações ao longo do curso que, caso ocorram, serão comunicadas aos alunos.

Materiais Utilizados

Referências

O curso será dividido em duas partes. Geometria Analítica plana e Geometria Analítica Espacial.
Na parte 1, Geometria Analítica Plana, será usado como livro texto a referência [10] e as demais como material auxiliar ao longo do curso.
Na parte 2, Geometria Analítica Espacial, não há um livro texto como referência, mas usaremos principalmente as referências  [6,9] e as demais como material auxiliar.

Vídeo-aulas que serão usadas no curso:

1. Elon L. Lima, Paulo César P. Carvalho, Eduardo Wagner e Augusto César Morgado. A Matemática do Ensino Médio vol. 1. Rio de Janeiro, SBM, 2006.
  2. Elon L. Lima, Paulo César P. Carvalho, Eduardo Wagner e Augusto César Morgado. A Matemática do Ensino Médio vol. 3. Rio de Janeiro, 6a ed., SBM, 2006.
  3. Elon L. Lima. Geometria Analı́tica e Álgebra Linear. Rio de Janeiro, IMPA, 2008.
  4. James Stewart. Cálculo Volume 1. Editora Cengage Learning, 6a ed., São Paulo, 2011.
  5. Jorge D. Gómez, Kátia R. Frensel, Nedir. do E. Santos. Geometria analı́tica I. Rio de Janeiro, Fundação CECIERJ, 2010
  6. Jorge D. Gómez, Kátia R. Frensel, Nedir do E. Santos. Geometria analı́tica II. Rio de Janeiro, Fundação CECIERJ, 2009.
  7. Manfredo P. do Carmo, E. Wagner e A. C. Morgado. Trigonometria/ Números Complexos. Rio de Janeiro, SBM, 2005.
  8. Paulo Bolulos. Pré-Cálculo. São Paulo, MAKRON Books, 1999.
  9. Paulo Boulos, Ivan Camargo. Geometria Analítica-Um tratamento vetorial. São Paulo: Ed. 2005.
  10. Reginaldo Demarque. Notas de geometria analítica e cálculo vetorial. Notas de aula, 2012. (disponível aqui)
  11. Yuriko Y. Baldin, Yolanda. K. S. Furuya, Geometria Analítica para todos e atividades com Octave e Geogebra. São Carlos, EdUFSCar, 2011.