Ricardo Basbaum

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Sistemas de revezamento plástico-sonoro-discursivos: casos e ferramentas conceituais (Pós-Graduação 2025/1)

Postado 25/mar/2025 -

Este curso irá explorar algumas ferramentas conceituais que atuam na produção do campo do pensamento da atualidade, em sua aplicabilidade para a compreensão e fabricação da obra de arte contemporânea – seja do campo plástico, sonoro, performativo, textual, intermídia ou multimodal. Seguindo indicações que apontam para sentidos tramados nos territórios especulativo, espectral, aceleracionista, perspectivista ou neo-racional, por exemplo – em seus caminhos de abertura, prospecção, invenção e fabulação – será importante compreender o pensamento como experimento e esforço frente às urgências tempo atual. A presença e produção da obra de arte será reconhecida em seu sentido transversal, em que se constrói a intervenção sensorial intensiva, portadora de modalidades de entrelaçamento entre sensação e conceito e colocando em jogo as diversas camadas de agenciamento autoral, institucional, receptivo, transdisciplinar, entre outros aspectos. É nessa chave que estão situados os ‘sistemas de revezamento plástico-sonoro-discursivos’, enquanto dispositivos aos quais se recorre na produção da intervenção, permitindo o deslizamento visual, sônico e textual – trata-se de reconhecer o agente-artista como um personagem em trânsito por territórios de linguagem. As conversas serão organizadas em blocos, compreendendo, de modo amplo, as seguintes questões: (1) desregramento dos sentidos x anestesia; a condição não-retiniana / não-coclear; eu é um outro: o desenvolvimento de órgãos sensoriais conceituais na formação de outras corporeidades; (2) relações entre ‘arte’ e ‘conceito’; múltiplas racionalidades; afetos espectrais; singularidade da obra de arte; (3) ambientes instalativos e imersivos; automatismo da experiência; hábito, intensidade, fruição; invenção de instituições; choques entre corpo, objetos e obras de arte: políticas percussivas, voz, discurso; tradução; biomídia; (4) notações gráficas, mapas, diagramas, regimes verbais de instruções: performatividade visual e sonora da linha e da palavra; (5) regimes de escuta, ressonância; linha orgânica; textos de artista; Künstlertheorie [teoria de arista]; o som da teoria. Com as discussões propostas, o curso se direciona para o aprofundamento das investigações acerca da dimensão conceitual da arte contemporânea, aproximando ambição teórica e realização de intervenções, dando sequência à investigação do agente-artista como fabricante de dispositivos sensoriais-conceituais frente às urgências de seu tempo e território.

playlist
https://open.spotify.com/playlist/2Om6yFf4USp3N9U6t5ajxX?si=d576a2e6ab2d4387

roteiro do curso e bibliografia

aula 01/04
apresentação

FLUSSER, Vilém. “Gráfico” in Língua e Realidade. São Paulo, Annablume, 2004 [1963].

aulas 08/04 e 15/04
(1) desregramento dos sentidos x anestesia; a condição não-retiniana / não-coclear; eu é um outro: o desenvolvimento de órgãos sensoriais conceituais na formação de outras corporeidades;

ADORNO, Theodor. “O Fetichismo na Música e a Regressão da Audição”. Os Pensadores – Textos Escolhidos. São Paulo, Abril Cultural, 1975.

BAUDRILLARD, Jean. “Após a orgia” in A transparência do mal : ensaio sobre os fenômenos extremos. Campinas, Papirus, 1990.

BENSUSAN, Hilan. “Aceleracionismo e Espectrologia com Hilan Bensusan” – Podcast Filosofia nas Margens https://open.spotify.com/episode/6jfLh1112gfnQJfCGzz6S6?si=UWt0C13yRoSBvSBrewluzA

DUCHAMP, Marcel. “Apropos of Readymades”, “A propósito de readymades”.

HARAWAY, Donna. “The Promises of Monsters: A Regenerative Politics for Inappropriate/d Others” in Cultural Studies, (Eds.) GROSSBERG, Lawrence, NELSON, Cary, TREICHLER, Paula A.. Nova York, Routledge, 1992.

KIM-COHEN, Seth. In the blink of an ear – Toward a non-cochlear sonic art. Nova York, Londres, Continuum, 2009. Introdução, Capítulos 5 e 7.

NODARI, Alexandre. “Limitar o limite: modos de subsistência”. Colóquio Internacional Os Mil Nomes de Gaia: Do Antropoceno à Idade da Terra. Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro, de 15 a 19 de setembro de 2014.

RIMBAUD, Arthur. “Lettres dites « du Voyant »: Rimbaud à Georges Izambard — Charîeviîle, 13 mai 1871; Rimbaud à Paul Demeny—Charlevilie, 15 mai 1871” in Poésies: Une saison en enfer, Illuminations. Paris, Gallimard, 1984.

RIMBAUD, Arthur. “Carta a Georges Izambard”; “Carta a Paul Demeny” in Um tempo no inferno & Iluminações. Tradução e organização Júlio Castañon Guimarães. São Paulo, Todavia, 2021.

aulas 29/04 e 06/05
(2) relações entre ‘arte’ e ‘conceito’; múltiplas racionalidades; afetos espectrais; singularidade da obra de arte;

ARCILA, Santiago. “El trance espectral de la Tierra. Geología, imágenes-fantasma y necroarchivo” in Morada Floresta. Universidade Estadual de Campinas, Revista ClimaCom, Campinas, 2024.

ARCILA RODRÍGUEZ, Santiago. “Campos de individuación fantasmal: asesinato de líderes sociales en Colombia, marcadores espectrales del horror e intensificadores espectrales de resistencia”. La Deleuziana – Revista Online de Filosofía, Numero Especial, 1/2020.

BENSUSAN, Hilan. “Nota sobre Anarqueologia, Espectralidade e Canibalismo” in História sul-americana da imortalidade: (a partir de rumores com sotaque). Florianópolis, Cultura e Barbárie, 2024.

BENSUSAN, Hilan. “Cosmopolitical Parties in the Post-Human Age”. TripleAmpersand Journal (&&&), https://tripleampersand.org/cosmopolitical-parties-post-human-age/.

CARON, J-P. “Anonimato e eliminativismo”. Arte & Ensaios, vol. 30, n. 48, jul.-dez. 2024.

CARON, J-P.; FUTURO, Luiza. “As bordas do neo-racionalismo com Jean-Pierre Caron”. https://medium.com/newsfromfuturo/neo-racionalismo-6dc67de6c6b6

ESBELL, Jaider. “Autodecolonizacão – Uma Pesquisa Pessoal no Além Coletivo”. Disponível em http://www.jaideresbell.com.br/site/2020/08/09/auto-decolonizacao-uma-pesquisa-pessoal-no-alem-coletivo/

NEGARESTANI, Reza. “Where is the Concept? (localization, ramification, navigation)”. Transcription of a lecture given at Goldsmiths, University of London, 2013.

STIEGLER, Bernard. “Pharmacology of Spirit – And that which makes life worth living” in Theory after ‘theory’, ELLIOTT, Jane; and ATTRIDGE, Derek. (Org.). New York, Routledge, 2011.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. “A propriedade do conceito”. ANPOCS 2001 / ST 23: Uma notável reviravolta: antropologia (brasileira) e filosofia (indígena).

aula 13/05
Conversa com J-P Caron;

aula 20/05
Roda de conversa: leituras recentes e pesquisas em andamento;

aulas 27/05 e 03/06
(3) cosmopolítica, subjetividade, máquinas, algoritmos, arte;

BENSUSAN, Hilan. “Partidos cosmopolíticos na era do pós-humano”. DasQuestões, Vol.15, n.1, julho de 2022, p. 159-192.

GOLEV, Valentin. “Pode, à máquina, faltar? – A Computação lacaniana. DasQuestões, Vol.15, n.1, julho de 2022, p. 83-99.

INGOLD, Tim. “Repensando o animado, reanimando o pensamento”. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 7, n. 2, p. 10-25, jul./dez. 2013.

LAZZARATO, Maurizio. “‘Exiting Language,’ Semiotic Systems and the Production of Subjectivity in Félix Guattari” in Cognitive Architecture. From Biopolitics to Noopolitics. Architecture & Mind in the Age of Communication and Information. (Eds) Deborah Hauptmann and Warren Neidich. 010 Publishers, Rotterdam, 2010, pp. 502-520.

NEGARESTANI, Reza. “The Human Centipede: A View From the Art World”. TripleAmpersand Journal (&&&).

O’SULLIVAN, Simon. “The Missing Subject of Accelerationism”. Mute, 12 September 2014. https://www.metamute.org/editorial/articles/missing-subject-accelerationism

aulas 03/06 e 10/06
(4) notações gráficas, mapas, diagramas, regimes verbais de instruções: performatividade visual e sonora da linha e da palavra;

AVELLAR, Daniela. “Da Partitura à Ação”. Palíndromo, Florianópolis v.13, n.31 p. 135-144, set 2021.

BUSSOTTI, Sylvano. La Passion Selon Sade. Milano, G. Ricordi & C., 1966.

CAGE, John. Song Books, Volume II – Solos for Voice 59-92. Edition Peters, 1970.

GACHE, Belén. Instrucciones de uso: partituras, recetas y algoritmos en la poesía y el arte contemporáneos (La forma “partitura” y las nuevas formas literarias). Madrid, 2014. belengache.net http://www.plataformaparentesis.com/site/publicacoes/instrucoes_de_uso.php

CARDEW, Cornelius. “Notation – Interpretation, Etc.”. Tempo, Issue 58, Summer 1961.

CARDEW, Cornelius. Treatise. Buffalo, Gallery Upstairs Press, 1967.

CARDEW, Cornelius. “Treatise Handbook”. Edition Peters.

DENNIS, Brian. “Cardew’s ‘Treatise’ (mainly the visual aspects)”. Tempo, Issue 177, June 1991, pp. 10-16.

DEWAR, Andrew Raffo. “Beyond Notation/Notation Beyond”. Leonardo Music Journal , 2011, Vol. 21, Beyond Notation: Communicating Music (2011), pp. 73-75, 77-85.

HIGGINS, Dick. “Intermedia”. Leonardo, 2001, Vol. 34, No. 1 (2001), pp. 49-54.

MAGNUSSON, Thor. “Algorithms as Scores: Coding Live Music”. Leonardo Music Journal, Vol. 21, pp. 19–23, 2011.

VICKERY, Lindsay. “Mobile Scores and Click-Tracks: Teaching Old Dogs”. Edith Cowan University, Institutional Repository.

aula 17/06
(5) regimes de escuta, ressonância; linha orgânica; textos de artista; Künstlertheorie [teoria de arista]; o som da teoria;

BASBAUM, Ricardo. “A: Künstlertheorie, Sistemas de revezamento plástico-discursivos” in Você gostaria de participar de uma experiência artística? (+ NBP). Tese de Doutorado, São Paulo, ECA-USP, 2008.

LUCIER, Alvin. “I AM SITTING IN A ROOM”. Chambers – Scores by ALVIN LUCIER – Interviews with the composer by Douglas Simon. Wesleyan University Press, 1980, pp. 29-39.

MALABOU, Catherine. “The End of Writing? Grammatology and Plasticity”. The European Legacy, Vol. 12, No. 4, pp. 431–441, 2007.

OBICI, Giuliano Lamberti. Condição da escuta: mídias e territórios sonoros. Rio de Janeiro, 7 Letras, 2008.

OLIVEROS, Pauline. Deep Listening – A Composer’s Sound Practice. New York, iUniverse, Inc. Deep Listening Publications, 2005.

PALOMBINI, Carlos. “Notas sobre o funk”. proibidão 13 novembro 2014 http://www.proibidao.org

TABORDA, Tato. Ressonâncias – vibrações por simpatia e frequências de insurgência. Rio de Janeiro, Editora UFRJ, 2021. pp. 89-117.

aulas 24/06, 01/07 e 08/07
Seminários finais

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