Ricardo Basbaum

cursos

materiais de apoio dos cursos

Arte conceitual, conceitualismo, arte pós-conceitual: perspectivas do sul e mesclados sônico-visuais (Pós-Graduação, 2020/1)

É relevante recuperar os principais traços que orientam a discussão acerca da arte conceitual, em seus aspectos presentes já nos debates de uma arte moderna, mas sobretudo a partir das linhas que demarcam a construção do campo contemporâneo, marcado pelos diversos graus de politização e multi-significação das práticas artísticas. Este curso se propõe a dar continuidade às discussões em torno da arte conceitual, conceitualismo e arte pós-conceitual, iniciadas no curso anterior, buscando enfatizar como tais questões se confrontam com os debates descoloniais e locais (perspectivas do sul) e ao mesmo tempo se abrem para um processo inter- ou multi-linguagem. É preciso reconhecer que as “artes conceituais” (quando flexionadas) implicam diretamente questionamentos acerca do “estatuto da obra de arte” e dos modo como esteja sendo praticado – nos pontos mais ou menos demarcados de um sistema ou circuito de artes, em sua inclusões e exclusões, suas multi-camadas, membranas e bordas. Trata-se de localizar na questão da obra de arte um problema ontológico, ao produzir certa modalidade de objetos e instituir relações, e também epistêmico, no sentido de ter as obras sempre forçando limites dos sistemas de conhecimento e ao mesmo tempo desenvolvendo diálogos produtivos com os sistemas de saber em curso, em um campo sempre dinâmico. Serão enfatizados, ainda, temas implicados nas misturas entre visualidade e sonoridade, próprias do campo contemporâneo: não apenas a arte conceitual é uma modalidade de práticas intermídia como também se instalam aí, de modo particularmente instigante, os debates que envolvem as tradições “não-retiniana” e “não-coclear”, fomentadoras de uma abertura produtiva em que objeto, imagem, sonoridade, voz e discurso se mesclam, misturam e articulam, em gestos, ações e intervenções para além do sensível – mas, paradoxalmente, em alta-voltagem sensorial.

roteiro do curso:

5/8
aula 1
Introdução – apresentação do curso e dos participantes

Bloco 1 – movimento centrípeto: formalizações e modelos

12/8
aula 2
“arte conceitual, conceitualismo, arte pós-conceitual: referências históricas, modelos”

BAILEY, Robert. “Introduction: A Theory of Conceptualism”, in SMITH, Terry. One and Five Ideas: On Conceptual Art and Conceptualism. Ed. Robert Bailey Durham and London, 2017 Duke University Press, 2017.

BUCHLOCH, Benjamin H. D.. “Conceptual Art 1962-1969: From the Aesthetic of Administration to the Critique of Institutions”, October, Vol. 55. (Winter, 1990), pp. 105-143.

FLYNT, Henry. “Essay: Concept Art”, in An Anthology, 1963. http://www.henryflynt.org/aesthetics/conart.html

HARRISON, Charles. “Conceptual Art and the Suppression of the Beholder”, in Essays on Art & language. Cambridge, Basil Blackwell, 1991.

KOSUTH, Joseph. “Arte depois da filosofia”, in FERREIRA, Glória, COTRIM, Cecília. (Orgs.), Escritos de artistas: anos 60/70, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2006.

MEYER, Ursula. “Introduction”, in Conceptual Art. New York, Dutton, 1972.

SHANKEN, Edward A. “Art in the Information Age: Technology and Conceptual Art”. LEONARDO, Vol. 35, No. 4, pp. 433–438, 2002.

SIEGELAUB, Seth e PROJANSKY, Robert. Contrato de Cessão e Transferência de Obras de Arte com Reserva de Direitos. 1971. Florianopolis, par(ent)esis, São Paulo, Ikrek, 2016.

KOTZ, Liz. “Text and Image: Rereading Conceptual Art” in Words to be looked at: language in the 1960s art. Cambridge, MIT Press, 2007.

19/8
aula 3
“arte conceitual, conceitualismo, arte pós-conceitual: referências históricas, modelos”

BASBAUM, Ricardo. “Within the Organic Line and After” in ALBERRO, Alexander e BUCHMANN, Sabeth (Eds.), Art after conceptual art, Massachusetts, MIT Press, Viena, Generali Foundation, 2006.

CAMNITZER, Luis. “Arte Contemporânea Colonial” in FERREIRA, Glória, COTRIM, Cecília. (Orgs.), Escritos de artistas: anos 60/70, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2006.

CAMNITZER, Luis, FARVER, Jane e WEISS, Rachel. “Foreword”, in Global conceptualism: points of origin 1950s-1980s, Nova York, Queens Museum of Art, 1999.

CAMNITZER, Luis. Conceptualism Latin American Art: didactics of liberation. Austin, University of Texas Press, 2007. Capítulos 3, 4, 6, 7, 8 e 14.

COSTA, Eduardo, ESCARI, Raúl, e JACOBY, Roberto. “Un arte de los medios de comunicación”, Arquivo pessoal de Roberto Jacoby, Buenos Aires. Documents of 20th-century Latin American and Latino Art, The Museum of Fine Arts, Houston.

GRAMUGLIO, María Teresa e ROSA, Nicolás. “Tucuman Arde”, November 9, 1968. Arquivo pessoal de Graciela Carnevale, Rosario. Documents of 20th-century Latin American and Latino Art, The Museum of Fine Arts, Houston.

OSBORNE, Peter. “Arte contemporânea é arte pós-conceitual”. Revista Poiésis, n 27, p. 39-54, Julho de 2016.

OSBORNE, Peter. “The postconceptual condition or, the cultural logic of high capitalism today”. Radical Philosophy 184 (mar/apr 2014).

RAMÍREZ, Mari Carmen. “Táticas para viver da adversidade. O conceitualismo na América Latina”. Arte & Ensaios – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais EBA-UFRJ, ano XIV, número 15, 2007, p. 184-195.

RAMÍREZ, Mari Carmen. “Blueprint circuits: conceptual art and politics in Latin America” in ALBERRO, Alexander e STIMSON, Blake. (Eds.) Conceptual art: a critical anthology, Cambridge, MIT Press, 1999.

26/8 e 2/9
aulas 4 e 5
“práticas não-retinianas, práticas não-cocleares”

COX, Christoph. “Beyond Representation and Signification: Toward a Sonic Materialism”. journal of visual culture, Vol 10(2): 145–161.

COX, Christoph. Sonic flux: sound, art, and metaphysics. Chicago; London: The University of Chicago Press, 2018. Capítulo 6.

DUCHAMP, Marcel. “Apropos of Readymades”.

KIM-COHEN, Seth. In the blink of an ear – Toward a non-cochlear sonic art. Nova York, Londres, Continuum, 2009. Introdução, Capítulos 5 e 7.

LABELLE, Brandon. Background noise: perspectives on sound art. Londres, Bloomsbury Academic, 2015. Parte 2 (Capítulos 4, 5 e 6).

Bloco 2 – movimento centrífugo: metodologias e urgências

9/9
aula 6
“urgências 1: ontoepistemologias da diáspora e do sul”

CUSICANQUI, Silvia. Ch’ixinakax utxiwa – Una reflexión sobre prácticas y discursos descolonizadores. Buenos Aires, Tinta Limón, 2010. Texto “Ch’ixinakax utxiwa. Una reflexión sobre prácticas y discursos descolonizadores”.

CUSICANQUI, Silvia. Sociología de la imagen – Miradas ch’ixi desde la historia andina. Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Tinta Limón, 2015. Textos “Pensando desde el nayrapacha: una reflexión sobre los lenguajes simbólicos como práctica teórica” e “Principio Potosí Reverso. Otra mirada de la totalidad (fragmento)”.

FERREIRA DA SILVA, Denise. A Dívida Impagável. São Paulo, Casa do Povo, 2019. “Introdução: (Di)Ante(s) do Texto” e “1 (VIDA) ÷ 0 (NEGRIDADE) = ∞ – ∞ OU ∞ / ∞: (Sobre a) Matéria para Além da Equação de Valor”.

GAGO, Verónica. La razón neoliberal: Economías barrocas y pragmática popular. Buenos Aires, Tinta Limón, Madrid, Traficantes de Sueños, 2015. “Introducción”.

QUIJANO, Aníbal. “Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina”, in LANDER, Edgardo. (Org.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. setembro 2005.

QUIJANO, Aníbal. “O labirinto da América Latina: haverá outras saídas”. Marilia, Unesp, Revista Novos Rumos n. 43 (20), 2005.

RICHARD, Nelly. “The Cultural Periphery and Postmodern Decentring: Latin America’s Reconversion of Borders” in WELCHMAN, John C. (Org.), Rethinking Borders. Londres, MacMillan Press, 1996.

16/9
aula 7
“urgências 2: redes, sistemas, biologia, filosofia”

BRASSIER, Ray. “Concepts, objects, gems”, in ELLIOTT, Jane e ATTRIDGE, Derek (Eds.). Theory after ‘theory’. Oxon, Routledge, 2011.

CLEMENS, Justin. “After After Finitude: An Afterword”, in BRITS, Baylee, GIBSON, Prudence e IRELAND, Amy (Eds.). Aesthetics After Finitude. Melbourne, re.press, 2016.

GALLOWAY, Alexander R. “Love of the Middle”, in GALLOWAY, Alexander R., THACKER, Eugene and WARK, McKenzie. Excommunication: three inquiries in media and mediation. Chicago, University of Chicago Press, 2014.

NEGARESTANI, Reza. “Where is the Concept? (localization, ramification, navigation)”. Transcription of a lecture given at Goldsmiths, University of London, 2013.

MACKAY, Robin e BRASSIER, Ray. “Introdução dos Editores” in LAND, Nick. Fanged Noumena. Tradução numenoscompresas.wordpress.com

THACKER, Eugene. “What Is Biomedia?” in Biomedia. Minneapolis, University of Minnesota Press, 2004.

23/9
aula 8
“urgências 3: antropoceno, formas de vida, fim do mundo”

BRUNNER, Christoph; NIGRO, Roberto; RAUNIG, Gerald. “Post-Media Activism, Social Ecology and Eco-Art”. Third Text, January, 2013, Vol. 27, Issue 1, pp.10–16.

CLARKE, Bruce (Ed.). Earth, life, and system : evolution and ecology on a Gaian planet. New York, Fordham University Press, 2015. “Introduction: Earth, Life, and System”.

CLARKE, Bruce. Neocybernetics and Narration. Minneapolis, University of Minnesota Press, 2014. “Mediations of Gaia: Ecology and Epistemology from Gregory Bateson and Felix Guattari to Avatar”.

DEMOS, TJ. “Contemporary Art and the Politics of Ecology: An Introduction”, Third Text, January, 2013, Vol. 27, Issue 1, pp.1–9.

HORTON, Jessica L.; BERLO, Janet Catherine. “Beyond the Mirror: Indigenous Ecologies and ‘New Materialisms’ in Contemporary Art”, Third Text, January, 2013, Vol. 27, Issue 1, pp.17–28.

LAM, Steven; NGCOBO, Gabi; PERSEKIAN, Jack; THOMPSON, Nato; WITZKE, Anne Sophie; TATE, Liberate. “Art, Ecology and Institutions: A Conversation with Artists and Curators”, Third Text, January, 2013, Vol. 27, Issue 1, pp.141–150.

NISBET, James. Ecologies, environments and energy systems in art of the 1960s and 1970s. Cambridge, MIT Press, 2014. “Introduction: on Art and Ecology”.

30/9
aula 9
apresentações finais
conclusão do curso

Copyright ©2017 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content