Ricardo Basbaum

cursos

materiais de apoio dos cursos

Metodologia Transdisciplinar nos Estudos Contemporâneos das Artes (Pós-Graduação 2020/2)

Profs. Jorge Vasconcellos, Martha Ribeiro, Ricardo Basbaum

Linhas de Pesquisa: Corpo – Cena – Crítica da Representação / Experiência – Conceito – Sonoridades / Lugar – Política – Institucionalidades

quartas-feiras 14:00 às 18:00

EMENTA da DISCIPLINA:
A disciplina consiste na discussão de questões metodológicas em busca do delineamento rigoroso da posição transdisciplinar, entendida como trânsito entre disciplinas e práticas distintas, respeitando suas singularidades, mas estimulando como inevitável a realização de trajetos transversais entre elas. Será explorada a consonância de tal posição metodológica com a produção contemporânea em artes, que põe em questão o próprio estatuto epistemológico das disciplinas que compõem seu campo, rearticulando as condições de produção de saber e de ação na cultura de modo a instabilizá-las e a redesenhar suas estruturas conceituais e técnicas. Será estimulada, na discussão dos projetos de investigação dos alunos, a fricção entre pensamento e ação sensível, imagem, objeto e conceito, intervenções na pólis e reflexão sobre sujeito, experiência e presença.

EMENTA do CURSO:
A partir das fricções apontadas na ementa, transversalmente relacionadas aos projetos de investigação de todxs xs pós-graduandxs, o curso parte de quatro palavras-problema – “transdisciplinaridade”, “transversalidade”, “artes” e “atualidade” – como metodologia para uma produção experimental, desviante e inventiva das artes que seja a um só tempo: periférica e central, de sul a sul; consciente da realidade e produtora de novas subjetividades; atenta às sensibilidades comunitárias, instituintes e desmaterializantes e às políticas de arquivo; capaz de ultrapassar o sistema de pensamento hegemônico eurocêntrico e desafiar o heterocispatriarcado; além de se colocar radicalmente como antifascista, antirracista e anticapitalista.

Bibliografia inicial:

BADIOU, Alain. “Anedota”. Em busca do real perdido. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2017.

CUSICANQUI, Silvia. “Oralidad, Mirada y Memórias del Cuerpo en Los Andes”. Un mundo ch’ixi es posible. Ensayos desde un presente en crisis. Ciudad Autónoma de Buenos Aires, tinta Limón , 2018.

EASTERLING, Keller. “Design de meios”. Coleção TRAMA, Zazie Edições, 2018.

GUATTARI, Félix. “Fundamentos ético-políticos da interdisciplinaridade”. s/d

HARAWAY, Donna.”Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial”. cadernos pagu (5) 1995: pp. 07-41.

LARROSA, Jorge. “Uma Língua para a Conversação”. Tremores: Escritos sobre Experiência. Belo Horizonte, Autêntica, 2014. 

MOTEN, Fred. “A Resistência do Objeto: O Grito de Tia Hester”. Dossiê A Música e suas Determinações Materiais, Revista ECO-PÓS, v. 23, n. 1, 2020.

OSBORNE, Peter. “Arte contemporânea é arte pós-conceitual”. Revista Poiésis, n 27, p. 39-54, Julho de 2016.

REED, Patricia. “Xenofilia e desnaturalização computacional”. Coleção TRAMA, Zazie Edições, 2018.

Programa:

aula 21/10

apresentação do curso

aulas 28/10 e 4/11

textos de Félix Guattari, Alain Badiou, Peter Osborne

aulas 11/11 e 18/11

textos de Donna Haraway, Jorge Larrosa, Keller Easterling

aulas 25/11 e 2/12

textos de Fred Moten, Silvia Cusicanqui, Patricia Reed

aulas 9/12 e 16/12

apresentações dos alunos

Copyright ©2017 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content