baixe aqui (PDF) 5,3 MB
Organização de Ricardo Basbaum
Contribuições de
AMAURI – ANA SCHIECK – CARLA SANTANA – CARLOS GABRIEL – GABRIELA ABREU – GABRIELA CANOSSA – GABRIELLE DOS SANTOS – GIOVANA ESTEVES – GUILHERME TARINI – HOBERON – ISA MACHADO – ISABELA ESTELLITA – ISABELA MENDONÇA – LUCAS MATTOS – MAYRA CARVALHO – NEIVA – THUANY AMORIM – VICTÓRIA (MARICE) – YONE LIMA – ZEX
instruções performativas
Neste livro iremos encontrar um variado conjunto de instruções performativas. Como se sabe, trabalhar ações a partir de processos linguísticos é um procedimento explorado pelas diversas vertentes experimentalistas da arte contemporânea, desde a segunda metade do Século XX: a partir de frases breves, de sentido compacto, reforçando-se mutuamente em rápida sequência, prenuncia-se uma ação qualquer, que pode se desdobrar potencialmente em múltiplas direções.
Se há indicação de que uma performance pode ser realizada, o gesto pode ser apenas musical ou de ênfase coreográfica; ou, ainda, na direção de uma determinação objetual ou escultórica, gráfica ou imagética. Não importa para onde se aponte, o que é decisivo desta modalidade de ação é a presença da linguagem como primeira camada de contato, em seu potencial de deflagração de efeitos: assim, é para x leitorx que afinal cada texto se dirige – pois aqui a leitura se torna um gesto forte, que coloca em movimento uma potência de possibilidades. Ler já é agir, ativar, intervir, deslocando-se de imediato para além do senso comum, em direção ao território dos desvios experimentais – pode-se tropeçar em cada vírgula, deslizar por vocábulos em redundância, espaços vazios, interrupções, etc; trata-se de uma leitura conduzida através das materialidades que a linguagem oferece.
Este é um livro para ser compartihado – em qualquer lugar e em qualquer momento: de acordo com as modalidades de ação colocadas em funcionamento pelos seus potenciais leitores, seus textos se atualizarão na vertigem do tempo presente. A leitura destas páginas jamais será silenciosa…!
Os textos aqui veiculados foram produzidos por jovens artistas em processo de formação no Curso de Artes da Universidade Federal Fluminense, dentro da disciplina Conformações Através dos Meios Plásticos, no primeiro semestre de 2019. (Ricardo Basbaum)