Ricardo Basbaum

cursos

materiais de apoio dos cursos

Sistemas de revezamento plástico-sonoro-discursivos: alguns casos sonoros (Pós-Graduação 2023/1)

O curso organizará discussões em torno de momentos e eventos significativos do campo sônico, sonoro e musical, buscando enfatizar articulações com os campos da visualidade e do discurso. Os encontros se organizarão a partir de 5 blocos de interesse, a partir dos quais serão discutidas algumas questões chave para o desenvolvimento de operações no regime de ‘revezamentos plástico-sonoro-discursivos’, isto é, uma posição produtiva de fabricação a partir da qual o/a agente pesquisador se desloca através dos regimes visual, sonoro e discursivo. Os blocos compreendem, de modo amplo, as seguintes questões: (1) a condição não-retiniana / não-coclear e o desenvolvimento de órgãos sensoriais conceituais na formação de outras corporeidades; (2) relações entre ‘arte’ e ‘conceito’, múltiplas racionalidades e afetos; (3) choques entre corpo, objetos e obras de arte: políticas percussivas, voz, discurso; (4) notações gráficas, mapas, diagramas, regimes verbais de instruções: performatividade visual e sonora da linha e da palavra; (5) regimes de escuta, ressonância. Serão organizadas leituras de textos referenciais do campo da música e do som, assim como escuta de obras e composições significativas em relação aos temas debatidos. Com as discussões propostas, o curso se direciona para o aprofundamento das investigações acerca da dimensão conceitual da arte contemporânea, aproximando ambição teórica e realização de intervenções, dando sequência à investigação do agente-artista como fabricante de dispositivos sensoriais-conceituais frente às urgências de seu tempo e território.

playlist https://open.spotify.com/playlist/2Om6yFf4USp3N9U6t5ajxX?si=d576a2e6ab2d4387

aula 04/04

apresentação

aulas 11/04 e 18/04

(1) a condição não-retiniana / não-coclear e o desenvolvimento de órgãos sensoriais conceituais na formação de outras corporeidades;

ADORNO, Theodor. “O Fetichismo na Música e a Regressão da Audição”. Os Pensadores – Textos Escolhidos. São Paulo, Abril Cultural, 1975.

CHEN, Ya-Ling. “Erratum Musical, 1913”. https://www.toutfait.com/erratum-musical-1913/

DUCHAMP, Marcel. “Apropos of Readymades”, “A propósito de readymades”.

GIFFNEY, Noreen e HIRD, Myra J. (Orgs). Queering the non/human. Hampshire, Ashgate, 2008. Capítulo “Queering the Non/Human”.

HARAWAY, Donna. “The Promises of Monsters: A Regenerative Politics for Inappropriate/d Others”, in Cultural Studies, (Eds.) GROSSBERG, Lawrence, NELSON, Cary, TREICHLER, Paula A.. Nova York, Routledge, 1992.

KIM-COHEN, Seth. In the blink of an ear – Toward a non-cochlear sonic art. Nova York, Londres, Continuum, 2009. Introdução, Capítulos 5 e 7.

LABELLE, Brandon. “O invisível”, in Agência Sônica: som e formas emergentes de resistência. Rio de Janeiro, Numa Editora, 2022.

ONO, Yoko. Grapefruit. New York, Simon & Schuster, 2000. (Port) Tradução: Giovanna Viana Martins e Mariana de Matos Moreira Barbosa.

aulas 25/04, 02/05 e 09/05

(2) relações entre ‘arte’ e ‘conceito’, múltiplas racionalidades e afetos;

CARDEW, Cornelius. “Sextet – The Tiger’s Mind”. The Musical Times, Vol. 108, No. 1492, Jun., 1967, pp. 527-530.

GRANT, Roger Mathew. “Introduction”; “Coda: Affect after the Affektenlehre”, in Peculiar Attunements: How Affect Theory Turned Musical. Nova York, Fordham University Press, 2020.

LEWIS, George E.. “Improvised Music after 1950: Afrological and Eurological Perspectives”. Black Music Research Journal , 2002, Vol. 22, Supplement: Best of BMRJ, pp. 215-246.

NEGARESTANI, Reza. “Where is the Concept? (localization, ramification, navigation)”. Transcription of a lecture given at Goldsmiths, University of London, 2013.

SOARES PINTO, Nicole. “’Ecologia com espírito dentro’: sobre Povos Indígenas, Xamanismo e Antropoceno”. Cadernos IHUideias, ano 19, nº 316, vol. 19, 2021.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. “A propriedade do conceito”. ANPOCS 2001 / ST 23: Uma notável reviravolta: antropologia (brasileira) e filosofia (indígena).

aulas 16/05 e 23/05

(3) choques entre corpo, objetos e obras de arte: políticas percussivas, voz, discurso;

BENSUSAN, Hilan. “O realismo especulativo e a metafísica dos outros”. Dossiê Realismo Especulativo, revistas.ufrj.br/index.php/eco_pos, v. 21, n. 2, 2018.

BROMBERG, Svenja. “The Anti-Political Aesthetics of Objects and Worlds Beyond”. Mute, July, 2013. https://www.metamute.org/editorial/articles/anti-political-aesthetics-objects-and-worlds-beyond

FLØ, Asbjørn Blokkum. “Materiality in Sound Art”. Organised Sound 23(3): 225–234. Cambridge University Press, 2018

FUNCKE, Bettina. “Not Objects so Much As Images – A Response to Graham Harman’s ‘Greenberg, Duchamp, and the Next Avant-Garde'”. Speculations V, Aesthetics in the 21st Century, Nova York, Punctum books, 2014.

HARMAN, Graham. “Greenberg, Duchamp, and the Next Avant-Garde”. Speculations V, Aesthetics in the 21st Century, Nova York, Punctum books, 2014.

HINDMAN, James T.. “Self-Performance: Allan Kaprow’s Activities”. The Drama Review: TDR , Mar., 1979, Vol. 23, No. 1, Autoperformance Issue, pp. 95-102.

POVINELLI, Elizabeth A.. “Os fósseis e os ossos” in Geontologias – Um réquiem para o liberalismo tardio. São Paulo, UBU, 2023.

SHAVIRO, Steven. “Non-Phenomenological Thought”. Speculations V, Aesthetics in the 21st Century, Nova York, Punctum books, 2014.

SCHECHNER, Richard; KAPROW, Allan. “Extensions in Time and Space. An Interview with Allan Kaprow”. The Drama Review: TDR , Spring, 1968, Vol. 12, No. 3, Architecture/Environment, pp. 153-159.

aulas 30/05 e 06/06

(4) notações gráficas, mapas, diagramas, regimes verbais de instruções: performatividade visual e sonora da linha e da palavra;

AVELLAR, Daniela. “Da Partitura à Ação”. Palíndromo, Florianópolis v.13, n.31 p. 135-144, set 2021.

BUSSOTTI, Sylvano. La Passion Selon Sade. Milano, G. Ricordi & C., 1966.

CAGE, John. Song Books, Volume II – Solos for Voice 59-92. Edition Peters, 1970.

GACHE, Belén. Instrucciones de uso: partituras, recetas y algoritmos en la poesía y el arte contemporáneos (La forma “partitura” y las nuevas formas literarias). Madrid, 2014. belengache.net http://www.plataformaparentesis.com/site/publicacoes/instrucoes_de_uso.php

CARDEW, Cornelius. “Notation – Interpretation, Etc.”. Tempo, Issue 58, Summer 1961.

CARDEW, Cornelius. Treatise. Buffalo, Gallery Upstairs Press, 1967.

CARDEW, Cornelius. “Treatise Handbook”. Edition Peters.

DENNIS, Brian. “Cardew’s ‘Treatise’ (mainly the visual aspects)”. Tempo, Issue 177, June 1991, pp. 10-16.

DEWAR, Andrew Raffo. “Beyond Notation/Notation Beyond”. Leonardo Music Journal , 2011, Vol. 21, Beyond Notation: Communicating Music (2011), pp. 73-75, 77-85.

HIGGINS, Dick. “Intermedia”. Leonardo, 2001, Vol. 34, No. 1 (2001), pp. 49-54.

VICKERY, Lindsay. “Mobile Scores and Click-Tracks: Teaching Old Dogs”. Edith Cowan University, Institutional Repository.

aulas 20/06 e 27/06

(5) regimes de escuta, ressonância.

OBICI, Giuliano Lamberti. Condição da escuta: mídias e territórios sonoros. Rio de Janeiro, 7 Letras, 2008.

OLIVEROS, Pauline. Deep Listening – A Composer’s Sound Practice. New York, iUniverse, Inc. Deep Listening Publications, 2005.

PETRONIO, Rodrigo. “A ecologia fundamentada no vazio: ‘O ser humano não é nada mais do que uma coleção de pedaços'”. Entrevista. IHU – Instituto Humanitas Unisinos. https://www.ihu.unisinos.br/categorias/159-entrevistas/629418-a-…-uma-colecao-de-pedacos-entrevista-especial-com-rodrigo-petronio

PINHO, Thiago. “Entrevista com o filósofo Timothy Morton”. Revista de Filosofia Aurora, Curitiba, v. 34, n. 61, p. 307-325, jan./abr. 2022.

TABORDA, Tato. Ressonâncias – vibrações por simpatia e frequências de insurgência. Rio de Janeiro, Editora UFRJ, 2021. pp. 89-117.

aulas 04/07 e 11/07

Seminários finais

Copyright ©2017 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content