Este curso irá explorar algumas ferramentas conceituais que atuam na produção do campo do pensamento da atualidade, em sua aplicabilidade para a compreensão e fabricação da obra de arte contemporânea – seja do campo plástico, sonoro, performativo, textual, intermídia ou multimodal. Seguindo indicações que apontam para sentidos tramados nos territórios especulativo, espectral, aceleracionista, perspectivista ou neo-racional, por exemplo – em seus caminhos de abertura, prospecção, invenção e fabulação – será importante compreender o pensamento como experimento e esforço frente às urgências tempo atual. A presença e produção da obra de arte será reconhecida em seu sentido transversal, em que se constrói a intervenção sensorial intensiva, portadora de modalidades de entrelaçamento entre sensação e conceito e colocando em jogo as diversas camadas de agenciamento autoral, institucional, receptivo, transdisciplinar, entre outros aspectos. É nessa chave que estão situados os ‘sistemas de revezamento plástico-sonoro-discursivos’, enquanto dispositivos aos quais se recorre na produção da intervenção, permitindo o deslizamento visual, sônico e textual – trata-se de reconhecer o agente-artista como um personagem em trânsito por territórios de linguagem. As conversas serão organizadas em blocos, compreendendo, de modo amplo, as seguintes questões: (1) desregramento dos sentidos x anestesia; a condição não-retiniana / não-coclear; eu é um outro: o desenvolvimento de órgãos sensoriais conceituais na formação de outras corporeidades; (2) relações entre ‘arte’ e ‘conceito’; múltiplas racionalidades; afetos espectrais; singularidade da obra de arte; (3) ambientes instalativos e imersivos; automatismo da experiência; hábito, intensidade, fruição; invenção de instituições; choques entre corpo, objetos e obras de arte: políticas percussivas, voz, discurso; tradução; biomídia; (4) notações gráficas, mapas, diagramas, regimes verbais de instruções: performatividade visual e sonora da linha e da palavra; (5) regimes de escuta, ressonância; linha orgânica; textos de artista; Künstlertheorie [teoria de arista]; o som da teoria. Com as discussões propostas, o curso se direciona para o aprofundamento das investigações acerca da dimensão conceitual da arte contemporânea, aproximando ambição teórica e realização de intervenções, dando sequência à investigação do agente-artista como fabricante de dispositivos sensoriais-conceituais frente às urgências de seu tempo e território.
playlist
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roteiro do curso e bibliografia
aula 01/04
apresentação
FLUSSER, Vilém. “Gráfico” in Língua e Realidade. São Paulo, Annablume, 2004 [1963].
aulas 08/04 e 15/04
(1) desregramento dos sentidos x anestesia; a condição não-retiniana / não-coclear; eu é um outro: o desenvolvimento de órgãos sensoriais conceituais na formação de outras corporeidades;
ADORNO, Theodor. “O Fetichismo na Música e a Regressão da Audição”. Os Pensadores – Textos Escolhidos. São Paulo, Abril Cultural, 1975.
BAUDRILLARD, Jean. “Após a orgia” in A transparência do mal : ensaio sobre os fenômenos extremos. Campinas, Papirus, 1990.
BENSUSAN, Hilan. “Aceleracionismo e Espectrologia com Hilan Bensusan” – Podcast Filosofia nas Margens https://open.spotify.com/episode/6jfLh1112gfnQJfCGzz6S6?si=UWt0C13yRoSBvSBrewluzA
DUCHAMP, Marcel. “Apropos of Readymades”, “A propósito de readymades”.
HARAWAY, Donna. “The Promises of Monsters: A Regenerative Politics for Inappropriate/d Others” in Cultural Studies, (Eds.) GROSSBERG, Lawrence, NELSON, Cary, TREICHLER, Paula A.. Nova York, Routledge, 1992.
KIM-COHEN, Seth. In the blink of an ear – Toward a non-cochlear sonic art. Nova York, Londres, Continuum, 2009. Introdução, Capítulos 5 e 7.
NODARI, Alexandre. “Limitar o limite: modos de subsistência”. Colóquio Internacional Os Mil Nomes de Gaia: Do Antropoceno à Idade da Terra. Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro, de 15 a 19 de setembro de 2014.
RIMBAUD, Arthur. “Lettres dites « du Voyant »: Rimbaud à Georges Izambard — Charîeviîle, 13 mai 1871; Rimbaud à Paul Demeny—Charlevilie, 15 mai 1871” in Poésies: Une saison en enfer, Illuminations. Paris, Gallimard, 1984.
RIMBAUD, Arthur. “Carta a Georges Izambard”; “Carta a Paul Demeny” in Um tempo no inferno & Iluminações. Tradução e organização Júlio Castañon Guimarães. São Paulo, Todavia, 2021.
aulas 29/04 e 06/05
(2) relações entre ‘arte’ e ‘conceito’; múltiplas racionalidades; afetos espectrais; singularidade da obra de arte;
ARCILA, Santiago. “El trance espectral de la Tierra. Geología, imágenes-fantasma y necroarchivo” in Morada Floresta. Universidade Estadual de Campinas, Revista ClimaCom, Campinas, 2024.
ARCILA RODRÍGUEZ, Santiago. “Campos de individuación fantasmal: asesinato de líderes sociales en Colombia, marcadores espectrales del horror e intensificadores espectrales de resistencia”. La Deleuziana – Revista Online de Filosofía, Numero Especial, 1/2020.
BENSUSAN, Hilan. “Nota sobre Anarqueologia, Espectralidade e Canibalismo” in História sul-americana da imortalidade: (a partir de rumores com sotaque). Florianópolis, Cultura e Barbárie, 2024.
BENSUSAN, Hilan. “Cosmopolitical Parties in the Post-Human Age”. TripleAmpersand Journal (&&&), https://tripleampersand.org/cosmopolitical-parties-post-human-age/.
CARON, J-P. “Anonimato e eliminativismo”. Arte & Ensaios, vol. 30, n. 48, jul.-dez. 2024.
CARON, J-P.; FUTURO, Luiza. “As bordas do neo-racionalismo com Jean-Pierre Caron”. https://medium.com/newsfromfuturo/neo-racionalismo-6dc67de6c6b6
ESBELL, Jaider. “Autodecolonizacão – Uma Pesquisa Pessoal no Além Coletivo”. Disponível em http://www.jaideresbell.com.br/site/2020/08/09/auto-decolonizacao-uma-pesquisa-pessoal-no-alem-coletivo/
NEGARESTANI, Reza. “Where is the Concept? (localization, ramification, navigation)”. Transcription of a lecture given at Goldsmiths, University of London, 2013.
STIEGLER, Bernard. “Pharmacology of Spirit – And that which makes life worth living” in Theory after ‘theory’, ELLIOTT, Jane; and ATTRIDGE, Derek. (Org.). New York, Routledge, 2011.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. “A propriedade do conceito”. ANPOCS 2001 / ST 23: Uma notável reviravolta: antropologia (brasileira) e filosofia (indígena).
aulas 13/05 e 20/05
(3) ambientes instalativos e imersivos; automatismo da experiência; hábito, intensidade, fruição; invenção de instituições; choques entre corpo, objetos e obras de arte: políticas percussivas, voz, discurso; tradução; biomídia;
aulas 27/05 e 03/06
(4) notações gráficas, mapas, diagramas, regimes verbais de instruções: performatividade visual e sonora da linha e da palavra;
aulas 10/06 e 17/06
(5) regimes de escuta, ressonância; linha orgânica; textos de artista; Künstlertheorie [teoria de arista]; o som da teoria;
aulas 24/06, 01/07 e 08/07
Seminários finais