Professora Marina Sequeiros

Pólo Universitário de Volta Redonda Instituto de Ciências Exatas - ICEx Departamento de Matemática endereo Rua Desembargador Ellis Hermydio Figueira, 783 Bloco C - sala 315 Bairro Aterrado Volta Redonda - RJ CEP: 27213-415
email: msdias@id.uff.br

7. Transformação de funções
8. Função modular
9. Equações e inequações modulares
10. Outras funções: composta, injetora, sobrejetora, bijetora, inversa e simétrica
11. Função exponencial e logaritmo. Equação e inequação exponencial. Equação e inequação logarítmica
12. Problemas envolvendo logaritmo e exponencial
13. Funções circulares
14. Respostas dos exercícios de funções circulares
15. Funções trigonométricas simétricas
Referência bibliográfica

1. Medeiros, Valeria Zuma; Caldeira, Andrea Machado; Silva, Luiza Maria Oliveira; Machado, Maria Augusta Soares. Pré-Cálculo. Cengage Learning. 2a. edição revista e ampliada, 2010.
2. Nery, Chico; Jakubovic, José. Curso de Matemática, volume 3. Editora Moderna.
3. Nery, Chico; Jakubovic, José. Curso de Matemática, volume 1. Editora Moderna.
4. Julianelli, José Roberto; Cataldo, João Carlos. Vetores, Geometria Analítica e Álgebra. Equipe Matvest. 2004.
5. Cataldo, João Carlos; Chaves, João Jorge F.; Brener, Carlos. Matemática para vestibular. 3a. edição. Equipe Matvest, 2004.
6. Iezzi, Gelson; Murakami, Carlos. Fundamentos de Matemática Elementar. Atual Editora, 6a. edição.
7. Guidorizzi, Luiz Hamilton. Um Curso de Cálculo. LTC Editora, volume 1, 5a. edição.
8. Stewart, James. Cálculo, volume 1. Cengage Learning.