C. F. Gauss
O objetivo do curso é oferecer ao estudante um primeiro contato com a álgebra abstrata, com foco no estudo detalhado do anel dos inteiros.
Abramo Hefez, Curso de Álgebra, volume 1
Serão duas provas em sala (individuais e com consulta) e duas avaliações domiciliares, com uma semana de prazo para entrega. A nota será uma média ponderada com a seguinte fórmula: N=0,2*(AD1+AD2)+0,3*(P1+P2). As datas de entrega das avaliações domiciliares serão AD1: 24/09, AD2: 05/11. As datas das avaliações em sala serão P1:03/10, P2: 05/12.
Avaliação Domiciliar 1Avaliação Domiciliar 2
O objetivo do curso é oferecer ao estudante um panorama completo sobre Teoria da Medida e Integração. Algumas aplicações em Teoria Ergódica e Teoria de Grupos serão também abordadas.
Halsey Hoyden, Real Analysis
Serão quatro avaliações domiciliares, com uma semana ou duas semanas de prazo para cada entrega. A nota será uma média ponderada com a seguinte fórmula: N=0,2*P1+0,2*P2+0.3*P3+0,3*P4.
O objetivo do curso é oferecer ao estudante uma introdução à álgebra linear e suas aplicações. O texto das aulas será totalmente focado nos conceitos, nas ideias que os norteiam e nas relações entre eles, estabelecidas em teoremas e demonstrações. Com o intuito de ilustrar os conceitos e mostrar sua relevância, diversas aplicações e e modelos mundo real que usam álgebra linear serão discutidas.
Apesar de uma iniciação à linguagens de programação não fazer parte do curso oficialmente, eu recomendo aos estudantes darem uma olhada na linguagem Julia. Foi criada recentemente por um grupo de pesquisadores do MIT, é uma linguagem de alto nível (como Python, R e Matlab), open source. É ideal para ser usada como ferramenta de cálculo nesse curso (portanto, você pode por exemplo conferir se a solução do seu exercício está correta), e nos exercícios de “aplicações” se torna quase indispensável. Você pode programar em Julia diretamente no navegador no site Julia Box. Mais informações sobre Julia no site julialang.
Abaixo você pode acessar um rascunho (incompleto) do texto das aulas, em particular contendo algumas (poucas) dicas de como instalar Julia no seu PC. Fique ligado nesse link pois a medida que novas aulas forem preparadas o texto será atualizado.
Aglutinação de dados: códigos em Julia
O texto que mais influenciou a maneira como preparei esse curso foi o livro do Stephen Boyd. Infelizmente, somente 50% do livro está na ementa do nosso curso, e o que tem nele só cobre 50% da nossa ementa 🙁 Ainda assim, o texto é excelente e eu recomendo fortemente a leitura. Inclusive, muitos exercícios da lista foram retirados dele. O texto integral está disponível on-line na página do autor e conta, inclusive, com um excelente manual de programinhas em Julia que serve como uma iniciação a linguagem.
Stephen Boyd e Lieven Vandenbergh, Introduction to Applied Linear Algebra – Vector, Matrices and Least Squares
Carl Simon e Lawrence Blume, Matemática para economistas
Elon Lages Lima, Algebra Linear
Peter Lax, Linear Algebra and Its Applications
Sheldon Axler, Linear Algebra Done Right
José Luis Boldrini, Álgebra Linear
Howard Anton, Álgebra Linear com Aplicações
Exercícios “desafio” para a primeira avaliação: 1,13,14,16 e 21.
Exercícios “desafio” para a segunda avaliação: 18,29,36,37,46 e 47.
Exercícios “desafio” para a terceira avaliação: Lista I: 41, 42, 47(b), Lists II: 6, 7, 8 e 10.
O Departamento de Análise dispõe de diversos monitores bolsistas, que são alunos já aprovados nas disciplinas e que posteriormente passam por um concurso para receber a bolsa de monitoria. Eles ficam a disposição dos estudantes, em horários pré-determinados, para discussão de dúvidas da teoria e dos exercícios. Além dos monitores regulares do Departamento, essa disciplina conta com o Pedro, monitor voluntário e entusiasta da matemática. Nunca exite em procurá-los, especialmente porque temos muitos horários a disposição de vocês.
Matemática para Economia III
Livia Grabowsky
Serão três provas, as duas primeiras tendo peso de 30% cada e a terceira prova tendo peso de 40%. As questões das provas serão baseadas nos exercícios das listas. Os alunos que obtiverem média igual ou superior a 6.0 serão aprovados, os que obtiverem média inferior a 4.0 serão reprovados. Os alunos com média entre 4.0 e 5.9 (estes dois limites incluídos) terão direito à VS.
Economia: P1: 24/04 P2: 05/06 P3: 08/07 VR: 10/07 VS: 17/07
Engenharia: P1: 25/04 P2: 06/06 P3: 09/07 VR: 11/07 VS: 16/07